Núcleo de Inovação e Tecnologia Acadêmica
A inovação na Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas se estrutura por meio de políticas e práticas que visam promover um ambiente propício ao desenvolvimento e implementação de práticas inovadoras no campo educacional, tanto na perspectiva tecnológica quanto acadêmica. Os pilares que direcionam as nossas ações de inovação são:
1. Cultura de Inovação:
- Promover uma cultura organizacional que valorize e incentive a inovação.
- Reconhecer e recompensar ideias inovadoras por meio de programas de incentivo e premiações.
2. Infraestrutura Tecnológica:
- Investir em infraestrutura tecnológica adequada para suportar inovações educacionais.
- Garantir acesso a recursos tecnológicos para professores e alunos.
3. Formação e Desenvolvimento Profissional:
- Oferecer programas de formação contínua para professores e demais colaboradores, focados em metodologias pedagógicas inovadoras e uso de tecnologias educacionais.
- Incentivar a participação em eventos e conferências relacionados à inovação educacional.
4. Parcerias e Colaborações:
- Estabelecer parcerias com empresas, organizações e outras instituições de ensino para promover a troca de conhecimento e recursos.
- Incentivar colaborações entre professores, alunos e inserção no ecossistema de inovação local e regional.
5. Pesquisa e Desenvolvimento:
- Apoiar atividades de pesquisa relacionadas à inovação e ao empreendedorismo.
- Incentivar a criação de laboratórios e espaços voltados para o desenvolvimento de práticas inovadoras.
6. Metodologias Ativas de Ensino:
- Incentivar o uso de metodologias ativas que promovam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Explorar abordagens pedagógicas inovadoras.
7. Avaliação Contínua:
- Implementar mecanismos de avaliação contínua para medir o impacto das práticas inovadoras na qualidade do ensino e nos projetos desenvolvidos.
- Realizar revisões periódicas para ajustar e aprimorar as estratégias de inovação.
8. Inclusão e Diversidade:
- Garantir que as práticas inovadoras sejam acessíveis e inclusivas, atendendo às necessidades de uma variedade de alunos.
- Valorizar a diversidade de perspectivas e experiências no processos relacionados coma inovação e o empreendedorismo.
9. Gestão de Mudanças:
- Desenvolver estratégias eficazes de gestão de mudanças para facilitar a implementação de inovações.
- Envolver as partes interessadas no processo de decisão e comunicação sobre as mudanças propostas.
10. Monitoramento e Avaliação:
- Estabelecer indicadores de desempenho para avaliar o sucesso das iniciativas inovadoras.
- Criar um sistema de monitoramento para acompanhar o progresso e realizar ajustes conforme necessário.
Por meio desta abordagem, sistêmica, abrangente e integrada, a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas busca criar um ambiente propício para a inovação e para o empreendedorismo, contribuindo para a melhoria contínua da sua qualidade educacional.
COMPETÊNCIAS
As competências do Núcleo de Inovação Tecnológica e Acadêmica (NITA) são as estabelecidas na Lei nº 10.973, de 02 de dezembro de 2004 e na Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016 regulamentadas pelo Decreto 9.283, de 07 de fevereiro de 2018, tendo como principais:
- Zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia;
- Avaliar e classificar os resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa para o atendimento das disposições destas Leis;
- Avaliar solicitação de inventor independente para adoção de invenção.
- Opinar pela conveniência e promover a proteção das criações desenvolvidas na instituição;
- Opinar quanto à conveniência de divulgação das criações desenvolvidas na instituição, passíveis de proteção intelectual;
- Acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição;
- Desenvolver estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação da ICT;
- Desenvolver estudos e estratégias para a transferência de inovação gerada pela ICT;
- Promover e acompanhar o relacionamento da ICT com empresas.
Conheça mais:
Afya ventures
Transformando a vida dos nossos alunos, professores e colaboradores por meio da inovação e empreendedorismo. Saiba mais aqui.
PLATAFORMAS
A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas se estabelece como uma instituição pioneira no Estado do Tocantins, dedicada a oferecer uma educação médica de vanguarda. Nosso foco está em integrar inovações tecnológicas educacionais de última geração, uma abordagem que nos coloca na vanguarda do ensino médico. Nossa missão é capacitar futuros profissionais médicos, fornecendo-lhes recursos educacionais avançados e um ambiente de aprendizado dinâmico. Estamos comprometidos em assegurar que tanto alunos quanto docentes tenham acesso às mais recentes ferramentas e metodologias educacionais, assegurando um padrão de ensino superior.
Na Afya Palmas adotamos uma abordagem proativa para incorporar tecnologias educacionais inovadoras em nossos currículos. Isso inclui o uso de simulações avançadas, plataformas de aprendizado interativo e recursos digitais que enriquecem a experiência educacional e promovem um aprendizado mais eficaz. Convidamos você a se juntar à nossa comunidade acadêmica para vivenciar uma trajetória educacional enriquecedora e transformadora. Aqui na Afya, você não apenas ganhará conhecimento, mas também desenvolverá habilidades essenciais para o futuro da medicina. Estamos dedicados a moldar os profissionais médicos de amanhã através de uma educação que combina excelência, inovação e um compromisso profundo com a evolução contínua do campo médico.
ALGETEC
Os Laboratórios Virtuais são práticas roteirizadas associadas ao plano pedagógico da instituição de ensino, que passam por todos os laboratórios das engenharias e saúde e seguem com alto grau de fidelização os experimentos realizados nos equipamentos físicos. A plataforma oferece soluções completas para laboratórios dos cursos de saúde.
Público: Alunos e docentes.
AIA
A AIA - Academia de Idiomas Afya é uma plataforma com 25 idiomas disponíveis para aumentar ainda mais o domínio de línguas estrangeiras. Está disponível gratuitamente e virtualmente, pelo CANVAS.
Público: Alunos, docentes e colaboradores administrativos.
ATHENA HUB
Software modular para estudo anatômico que possibilita a visualização e estudos de imagens médicas, desenvolvido para dissecação e estudo da anatomia humana e animal. Equipado com ferramentas de visualização, interação e análise utilizando Atlas Anatômicos, Cadáver Virtual e imagens médicas (DICOM) com Fotorrealismo
Público: Alunos e docentes.
BIOATLAS
O BioAtlas é uma solução multiplataforma que permite navegar através do corpo humano de maneira virtual e totalmente interativa, utilizando qualquer navegador Web, Smartphone ou óculos de Realidade Virtual. Com ele é possível acessar conteúdos digitais interativos do Corpo Humano como Anatomia Superficial e Microscópica, Desenvolvimento Humano e muito mais.
Público: Alunos e docentes.
CANVAS
O Canvas tem a finalidade de oferecer espaços destinados à disposição de conteúdo, às orientações de estudos, à realização de atividades e comunicação com coordenadores, tutores e demais alunos dos cursos presenciais e à distância.
Público: Alunos, docentes e colaboradores administrativos.
DREAMSHAPER
A DreamShaper é ferramenta para Aprendizagem Baseada em Projeto, apoiando a implementação de metodologias ativas, por meio da sistematização do trabalho com projetos de forma inovadora, escalável e eficiente.
Público: Alunos e docentes.
DYNAMED
Uma ferramenta de Medicina baseada em evidências. Tem por objetivo principal trazer respostas rápidas sobre evidências clínicas por meio de uma rigorosa revisão sistemática da literatura médica. O conteúdo é produzido e permanentemente atualizado por uma equipe internacional que sumariza as evidências e fornecem uma análise objetiva.
Público: Alunos e docentes.
E-LATTES
É uma ferramenta web que permite a análise de um conjunto de currículos de forma simultânea e não de maneira individual como é feito na plataforma lattes.
Público: Gestores Acadêmicos.
EBSCO
EBSCO é uma provedora de bases de dados de pesquisa, revistas eletrônicas, e-books e serviçode descoberta para bibliotecas de todos os tipos. A grande coleção de bases de dados de pesquisa da Ebsco traz conteúdo de texto completo para usuários de todos os interesses e níveis de habilidade.
Público: Alunos e docentes.
EQUALWEB
É uma solução que contem 25 funcionalidades voltadas a promover uma melhor experiência para usuários com algum tipo de deficiência visual.
Público: Alunos e docentes.
LT INSTRUMENTS
O LT Instruments é uma plataforma de aprendizado em nuvem com conteúdo pronto para uso em cursos de Ciências da Saúde. A ferramenta perite a customização total dos conteúdos de aula. A tecnologia de ponta do ensino permite a construção de aulas adaptadas ao seu estilo de ensino. Surpreenda seus alunos com conteúdos interativos que certamente causarão um aumento no engajamento.
Público: Alunos e docentes.
MEDCEL - INTERNATO
Produto preparatório para provas de residência médica Medcel, e apoio e suporte aointernato, em caráter revisional. Acesso a aulas e conteúdos focados nos temas que mais caem nas provas de residência, em todas a 5 cadeiras médicas: Clínica médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva.
Público: Alunos e docentes.
METTL
Sistema de prova on-line, com monitoramento em tempo real, utilizado para o Processo Seletivo On-line. O software permite que os candidatos realizem a prova do vestibular de onde quiserem, desde que cumpram com todas as exigências estabelecidas por edital.
Público: Candidatos e Colaboradores que atuam no Processo Seletivo.
WHITEBOOK
O Whitebook é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão clínica, com informações confiáveis e em Língua Portuguesa, para médicos e estudantes de Medicina. Mais de 3.000 condutas em diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, incluindo os temas abordados no Internato.
Público: Docentes e Alunos de Medicina que estão no Internato.
QSTIONE
A Plataforma Qstione é um software de gerenciamento de avaliações e progresso acadêmico para alunos, que contempla no escopo de seus serviços a possibilidade de criação de banco de questões próprio, geração de provas padronizadas com correção automática, capacitação pedagógica da equipe docente e de apoio para elaboração e revisão dessas questões, emissão de relatórios de resultados, envio de devolutivas aos estudantes, suporte ao uso da plataforma e atualização constante.
Público: Alunos e Docentes.
WORKALOVE
A plataforma de empregabilidade da Workalove é uma ferramenta fundamental para apoio empregabilidade dos estudantes. Ela gera a possibilidade de elaborar o currículo do futuro e integrar os dados de seus estudantes utilizando a plataforma e receberem oportunidades de trabalho.
Público: Estudantes do Curso de Medicina.
MINHA BIBLIOTECA
A Minha Biblioteca é uma plataforma virtual de livros digitais que reúne diversas obras fundamentais para a formação de profissionais de diferentes áreas de conhecimento.
Público: Alunos e docentes.
SPICE
É o sistema de cadastro de ações de pesquisa, inovação, capacitação e extensão da Afya Palmas, onde estudantes e professores podem cadastrar suas propostas para avaliação, aprovação e certificação pela COPPEXII.
Público: Alunos e docentes.
PARCEIROS
A Wadhwani Foundation (WF) é uma organização filantrópica sem fins lucrativos com a missão de acelerar o desenvolvimento econômico em economias emergentes, impulsionando a criação de empregos por meio de iniciativas escaláveis de empreendedorismo, apoio a pequenas empresas, inovação e capacitação.
Fundada em 2000 pelo empresário do Vale do Silício Dr. Romesh Wadhwani, a Fundação está atualmente presente em 20 países da Ásia, África e América Latina.
Para que as IES estejam aptas para facilitarem as jornadas, a WF fornece um treinamento que compreende as metodologias, dinâmicas, além de conceitos introdutórios de empreendedorismo, imprescindíveis para facilitadores que não possuam o background acadêmico e profissional na área. O único pré-requisito é que os participantes do treinamento sejam, de fato, os facilitadores da jornada.
Ao longo das jornadas, os facilitadores recebem acompanhamento individual por um gerente de programa da WF que irá acompanhar os projetos dos alunos, dará suporte com boas práticas, além de sanar dúvidas que possam surgir.
Saiba mais: Wadhwani Foundation
notícias
Conheça as últimas notícias do Núcleo aqui.