REPOSITÓRIO institucional

O Repositório Institucional da Afya Palmas, é o instrumento oficial para coleta, organização, disseminação e preservação de todo o conhecimento produzido na Faculdade.

Por meio dele, os professores, pesquisadores, alunos da Instituição e servidores técnicos administrativos devem depositar seus resultados de pesquisas, de modo a:

1 - Proporcionar acesso aberto e público à produção científica e intelectual da Faculdade, propiciando o aumento de sua visibilidade, acessibilidade e difusão;

2 - Facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção científica e intelectual da Afya Palmas, por meio da oferta de indicadores confiáveis e validados;

3 - Integrar-se a um conjunto de iniciativas nacionais e internacionais, por meio de padrões e protocolos de integração qualificados e normalizados.

Para disponibilizar sua produção científica no Repositório, os professores e pesquisadores da Instituição deverão entrar em contato com a Biblioteca da Afya Palmas, através do e-mail: [email protected], ou pelo telefone/WhatsApp: (63) 3216-6370.

Mostrando 0 resultados de 0 itens.
highlight
Filtrar por:
Tag
close icon
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Complicações audiovestibulares na COVID-19: Uma revisão integrativa

1.1.2021
2021
Medicina
A Síndrome Aguda Respiratória do Coronavírus 2 (SARS-CoV-2) ou Doença do coronavírus 2019 (COVID - 19) se espalhou rapidamente por todos os continentes no final de 2019 e foi declarada, pela OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2020 como emergência de saúde pública internacional. A COVID-19 trouxe consigo diversos problemas de saúde, entre eles um aumento nas queixas de desordens audiovestibulares como perda auditiva, zumbido e tontura. Sabe-se que esse é um vírus com potencial neuroinvasor, entretanto, a ação desse vírus ainda é incerta. Esse estudo tem por objetivo revisar a literatura em busca de evidências científicas comprovando a relação da infecção pelo coronavírus e sintomas audiovestibulares, do início da pandemia da COVID-19 até o presente momento. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com estudos provenientes das bases de dados PubMed e LILACS, sendo que após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e leitura aprofundada foram selecionados 24 artigos para compor este estudo. Desse modo, esta revisão evidenciou que a maioria dos estudos avaliados demonstram que a COVID-19 se associa ao surgimento ou agravamento de sintomas audiovestibulares, e que esses geralmente se resolvem após o fim da infecção pelo SARS-CoV-2. Contudo, não é possível afirmar categoricamente que a infecção pelo vírus está ligada de forma intrínseca às complicações audiovestibulares apresentadas. Entretanto perdas auditivas sensorioneural por zumbido e tontura, devem ser considerados como possíveis manifestações a serem incluídas entre os sintomas dessa patologia.
Orientadores:
Josyane Borges da Silva Gonçalves
Autores:
Camilla Ferreira Mariano dos Santos, Matheus Souza Monteiro, Luciana Almeida Milhomens Sendeski
Palavras-chaves:
Perda auditiva, Vertigem, Zumbido, COVID-19.
download

Atuação do SVO do estado do Tocantins na pandemia por covid-19: um panorama da atividade e mudanças do SVO-TO em situação pandêmica.

1.1.2021
2021
Medicina
INTRODUÇÃO: O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) é o serviço médico público que objetiva elucidação da “causa-mortis” natural mal definida de interesse epidemiológico. Durante a pandemia, a atuação do SVO-TO, junto a unidades nosocomiais públicas e privadas, foi implementar coleta de “swab” nasal como ferramenta diagnóstica para determinação da causa de morte. OBJETIVO: Identificar as mudanças adotadas na investigação de morbimortalidade natural mal definida, analisando possíveis fatores limitantes para execuções de exames necroscópicos e desencadeantes da adaptação de procedimentos operacionais no SVO-TO, em período de pandemia. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, observacional e retrospectivo realizando pesquisas bibliográficas e documentais acerca da atuação dos SVOs e as mudanças realizadas durante a pandemia nesse serviço. ANÁLISE: As mudanças iniciais adotadas pelo SVO determinavam que os serviços de saúde públicos e privados não deveriam enviar casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 para o SVO-TO, passando a coletar o material biológico postmortem, caso não tenha sido realizada em vida, por meio de swab nasal/orofaríngeo, para posterior investigação pela equipe de vigilância local. Nos casos que o óbito não seja por suspeita de COVID, é indicada somente a coleta de Autópsia Verbal por entrevista com a família para o preenchimento do atestado de óbito. CONCLUSÃO: Nota-se a importância dos SVO para o contexto epidemiológico para a população em geral e os impactos causados pelas limitações da sua atuação durante o período pandêmico.
Orientadores:
Autores:
Thamilis Pacheco Moitinho, Célia Tássila Sousa Vera Izabella, Cristina Pereira da Silva, Roberta Aline Azevedo de Brito
Palavras-chaves:
pandemia por COVID-19; atestado de óbito; Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Médicos Legistas; Serviço de Verificação de óbito.
download

Incidência do zika vírus em gestantes no Tocantins no período de 2016 a 2019 e seus danos aos neonatos.

1.1.2021
2021
Medicina
O vírus Zika (ZIKAV) é um vírus pertencente à classe das arboviroses, grupo de doenças transmitidas através do arbovírus, do gênero Flavivírus e da família Flaviviridae (Lopes, 2014). Por pertencer ao mesmo gênero das patologias Dengue, Chikungunya e Febre Amarela, além de terem como mesmo vetor o mosquito Aedes, todos possuem o mesmo tipo principal de contágio, a picada do inseto. Entretanto, outras vias de transmissão têm sido discutidas como: materno-fetal, contato sexual, transfusão de hemoderivados e transplante de órgão (Morelli, 2020). Há poucos estudos relacionados a patogênese do ZIKAV, mas, ao que se sabe, o vírus é inoculado na pele do hospedeiro humano através da picada do mosquito, e o mesmo migra aos nódulos linfáticos e corrente sanguínea devido entrar nas células epiteliais e ser permitido a passagem por meio de receptores celulares (Plourde, 2016). As manifestações clinicas decorrentes de infecção por ZIKAV ocorrem em até 25% dos indivíduos infectados e são caracterizadas por: febre baixa (geralmente em torno de 37,8ºC e 38,5º C), conjuntivite não purulenta, cefaleia, artralgia em mãos e pés, fadiga, astenia, sendo esta frequente pós infecção, e erupção cutânea pruriginosa. Em alguns casos pode se manifestar dor retro-orbital, anorexia, vômitos, diarreia, dor abdominal e aftas (Dasgupta, 2016). Além disso, em alguns casos infectados por ZIKAV progrediram para complicações clínicas e neurológicas, como: bebês nascidos com microcefalia devido à possível neurotropismo do vírus pelo sistema nervoso central, síndrome de Guillain-Barré, perda auditiva transitória, hipotensão e sintomas geniturinários (Duffy, 2009).
Orientadores:
Aline Aires Aguiar
Autores:
Daniella Melo Araújo, Giulia Parolin Almeida, Marcia Carolinne Lima Noleto
Palavras-chaves:
Gestante, Zika VIrus, Neonato
download

Vulnerabilidades e ações desenvolvidas na população indígena de Tocantínia- TO acometida por COVID-19: Percepção dos profissionais da saúde.

10.10.2021
2021
Medicina
Objetivo: Analisar a percepção dos profissionais de saúde sobre as vulnerabilidades dos povos indígenas diante do COVID-19, bem como identificar estratégias que são usadas para minimizá-las. Métodos: Estudo do tipo qualitativo, descritivo, elaborado após a análise de questionários para avaliação do conhecimento e comportamento referido desses povos na visão dos profissionais que atuam diretamente e efetivamente nessa assistência. Os dados apresentados foram executados pelo software IRAMUTEQ com análises estatísticas sobre os corpus textuais e palavras. Foi aplicada a Classificação Hierárquica Descendente, em que as palavras foram aglomeradas em classes e os dados interpretados para a discussão subsequente. Resultados: Foram apresentadas três categorias: Estrutura física e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para o atendimento de saúde aos indígenas; Ações de promoção de Saúde e prevenção de agravos referentes à COVID- 19 nas aldeias e a percepção dos indígenas sobre o coronavírus na visão dos profissionais. As categorias foram elaboradas de acordo com a frequência das palavras citadas nas entrevistas aos profissionais, conforme a Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Considerações finais: Notou-se o empenho dos profissionais de saúde na assessoria dos povos indígenas, assim como na propagação de informações e medidas de prevenção ao coronavírus. Apesar das dificuldades enfrentadas, como a resistência e os hábitos culturais, houveram grandes mudanças que contribuíram nas estratégias de promoção à saúde e prevenção de doenças.
Orientadores:
Pollyanna de Ulhôa Santos
Autores:
Alícia Leocádio Noleto, Andressa Layse Calixto Silva, Andressa de Sousa Brito, Samara Silva de Sousa.
Palavras-chaves:
: COVID-19; Profissionais de saúde; Povos Indígenas; Estratégias; Prevenção.
download

Fatores associados à incapacidades físicas em hanseníase no momento do diagnóstico em Palmas - TO, 2001- 2020.

1.1.2021
2021
Medicina
A Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, ocasionada pelo Mycobacterium leprae, sendo considerado um importante problema de Saúde Pública pela sua magnitude e transcendência. As incapacidades físicas em Hanseníase podem acarretar sequelas permanentes no indivíduo resultando em comprometimento da qualidade de vida do portador da doença e consequentes danos biopsicossociais, sendo que a melhor forma de prevenir incapacidades é diagnosticar e tratar precocemente. O objetivo deste estudo é identificar os fatores que estão associados às incapacidades físicas no momento do diagnóstico de pacientes com Hanseníase em Palmas -TO, no período de 2001 a 2020. Para isso, será realizado um estudo transversal, do tipo descritivo com abordagem quantitativa, onde será realizada a análise das variáveis sociodemográficas, clínico epidemiológicas e variáveis relacionadas à função neural, obtidas a partir do SINAN e da Ficha de Avaliação Neurológica preenchida no NotificaSUS. Espera-se identificar os fatores que estão associados à incapacidade física em Hanseníase no momento do diagnóstico, a fim de direcionar ações de vigilância e controle para detecção precoce dos casos e intensificar as condutas relacionadas à atenção integral aos pacientes com Hanseníase.
Orientadores:
Lorena Dias Monteiro
Autores:
Júlia Letycia Gomes Alencar, Rosanilde Alencar Carvalho, Sttefany Messias de Souza, Victória Neves Brito de Araújo
Palavras-chaves:
Hanseníase, Incapacidades, Avaliação Neurológica Simplificada, Determinantes Sociais.
download

A microbiota vaginal e a persistência da infecção pelo papiloma vírus humano.

1.1.2021
2021
Medicina
A microbiota vaginal é composta por uma diversidade de microrganismos que habitam a vagina, seja de forma permanente ou transitória. Muitas são as indagações acerca do que poderia causar uma ruptura no equilíbrio vaginal no que diz respeito à composição bacteriana, inflamação, alteração do pH e secreção de substâncias (citocinas e enzimas). Além disso, já está estabelecido que a vaginose bacteriana pode predispor à infecção pelo HPV, sua persistência e desenvolvimento de lesões precursoras de câncer de colo uterino. O objetivo desse estudo foi elucidar a correlação entre a microbiota vaginal e a persistência da infecção pelo HPV. Trata-se de uma revisão bibliográfica abrangente utilizando as Bases de Dados Medline/PubMed e Web of Science publicados no período de 2010 até 2021. Espera-se elucidar o papel da microbiota vaginal nos mecanismos fisiopatogênicos envolvidos na infecção pelo HPV e na sua progressão para malignidade.
Orientadores:
Márcia Cristina Terra de Siqueira, Ana Virginia Gama
Autores:
Amanda Lopes Ferraz, Handella Vitória Coelho Carneiro Costa, Vivian Cavalca Scanagatta
Palavras-chaves:
Vaginose bacteriana; disbiose vaginal; microbiota vaginal; ecossistema vaginal; HPV; papilomavírus humano.
download

Lesões das estruturas do joelho em jogadores de futebol.

1.1.2021
2021
Medicina
Os índices de lesões de joelho em jogadores de futebol são extremamente ele vados quando comparados a outros tipos de lesões ou a outros grupos de atletas. Tal realidade pode ser atribuída à maior exposição ao choque dessa articulação ou à elevada carga de treino a que esses atletas são constantemente submetidos. O objetivo deste trabalho foi , através de uma Revisão Integrativa da literatura a partir das bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Scielo, Lila cs, Periódicos Capes e Pubmed , conhecer esses índices, identificar quais as estruturas mais afetadas e observar se existe relação entre a ocorrência da lesão e a posição em que o jogador atua. Fo i encontrado um número expressivo de artigos que mostraram, e ntre outras coisas, que os zagueiros e atacantes são os grupos mais propensos a se lesionarem pela alta quantidade de saltos realizados durante as partidas, deixando evidente a necessidade de aperfeiçoar esses e outros movimentos. Ainda assim percebemos a necessidade de novos estudos que identifiquem melhor os fatores envolvidos nas lesões de joelho e descrevam as mel hores estratégicas de prevenção dessas injúrias que impactam negativamente nas carreiras desses atletas.
Orientadores:
Isnaya Almeida Brandão Lima
Autores:
Thiago Henrique da Silva Souza, José Trajano Feitoza Neto, Vinicius Borges da Costa, Gabriel Costa Simiema
Palavras-chaves:
Ferimentos e lesões, ligamentos, menisco, articulação do joelho, futebol
download

Insuficiência renal crônica como fator de risco para insuficiência cardíaca.

15.10.2024
2021
Medicina
O sistema renal e o sistema cardíaco estão intimamente ligados, ou seja, caso ocorra uma alteração nesses sistemas, essa alteração influi diretamente e/ou indiretamente no funcionamento do outro. Dentre as alterações mais comuns, relacionadas a esses dois sistemas, está a insuficiência renal crônica (IRC) e a insuficiência cardíaca (IC). A IRC é uma condição em que os rins perdem a sua capacidade de funcionamento. Já a IC é uma síndrome clínica caracterizada pela incapacidade do coração de funcionar adequadamente como bomba, ou seja, há alteração no déficit de contração e relaxamento, sendo este incapaz de enviar sangue para o restante do corpo. Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão integrativa de literatura para verificar a relação entre IRC e IC. Para o levantamento dos artigos na literatura, foi realizada uma busca nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (Medline), Scielo, Cochrane e Up to Date. Foram utilizados, os seguintes descritores e suas combinações nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola: “Insuficiência Renal Crônica”, “Insuficiência Cardíaca”, “Doença renal crônica e doença cardíaca” e “Doença renal crônica relacionada à doença cardíaca”. A análise dos estudos da literatura demonstrou que insuficiência renal crônica se transforma em um fator de risco para a insuficiência cardíaca dependendo de fatores predisponentes, como: anemia por deficiência de ferro, arteriosclerose, hipertensão, lesão renal prévia, etc. Dessa forma, essa relação afirma que a IRC é um fator de risco para IC.
Orientadores:
Ana Claudia Garcia Rosa
Autores:
Ana Lidia de Campos Lico, Leticia Freitas, Ana Luiza Barbosa de Oliveira Cerqueira, Julia Mendes Barbosa
Palavras-chaves:
Insuficiência cardíaca; Doença renal crônica; Revisão de literatura.
download

A influência do isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19 sobre a saúde mental das gestantes: revisão de literatura

4.10.2021
2021
Medicina
As mulheres grávidas podem representar um grupo vulnerável à infecção por COVID-19, devido ao desequilíbrio imunológico na interface materna fetal. Por conta disso, o presente estudo realizou uma revisão integrativa de literatura a fim de identificar como os trabalhos científicos publicados recentemente têm abordado a relação entre o isolamento social - ocasionado pela COVID-19 - e a saúde mental das gestantes. Esta se trata de uma revisão integrativa da literatura, em que foram analisados artigos publicados no período de 2020 a 2021, selecionados com base em sua relevância e informações atualizadas. Priorizou-se o estudo da literatura publicada em português, devido o Brasil ser um dos países mais impactados pelo coronavírus. Identificou-se que o isolamento social devido à COVID19 provocou em grande parte das gestantes problemas psicológicos como ansiedade e depressão. Verificou-se a necessidade de um tratamento precoce para as gestantes, que associe o uso de fármacos à psicoterapia. Evidenciou-se que campanhas educativas em redes sociais e atendimentos de apoio a esse grupo vulnerável, por meio virtual e via telefone, contribuíram para minimizar os impactos da pandemia na saúde mental dessas mulheres. Por ser um tema recente e ainda em estudo pela comunidade científica, há a necessidade de uma investigação mais detalhada por parte dos pesquisadores sobre os impactos do isolamento social na saúde mental das gestantes. No entanto, é nítido que esse público vem sendo impactado pela pandemia da COVID-19 e que medidas emergenciais precisam ser tomadas para reverter esse quadro.
Orientadores:
Itamar Magalhães Gonçalves
Autores:
Paulo Ricardo Ribeiro Santana, Milena Letícia Maia de Vasconcellos, Fernanda Silva de Macedo
Palavras-chaves:
Isolamento social; Saúde mental; Gestantes; Covid-19.
download

A visão dos docentes do curso de medicina de uma instituição de ensino superior de Palmas – Tocantins sobre a telemedicina

4.10.2021
2021
Medicina
A telemedicina tornou-se um importante instrumento que utiliza a tecnologia da comunicação e possibilita fornecer acesso à saúde, solucionando problemas nos quais a distância seria um fator crítico. Objetivo: Conhecer a visão dos docentes do curso de medicina de uma Instituição de Ensino superior em Palmas – Tocantins sobre a telemedicina. Metodologia: pesquisa transversal e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvida com professores do curso de medicina do 1º ao 8º período do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC Palmas. Os dados foram coletados no período de Maio à Setembro, através de um questionário online disponibilizado por meio do GoogleForms® com o intuito de analisar a visão dos docentes da IES diante do crescimento e difusão da telemedicina como uma nova realidade no mercado médico, contendo 21 questões que abordavam sobre a visão dos docentes acerca da Telemedicina. Resultados: Os resultados evideciaram que 34,6% da amostra não acreditam na garantia integral da segurança/sigilo ao paciente durante os atendimentos remotos, e que as consultas utilizando a tecnologia (Telessaúde) não possuem requisitos para substituir o atendimento presencial, uma vez que a anamense e, principalmente, o exame físico em muitas especialidades médicas carecem da presença do profissional e do paciente. Ressalta-se que os pontos positivos também foram idenficiados, como: maior alcance à população, possibilidade do contato entre especialistas e o alívio na sobrecarga do Sistema Único de Saúde. Conclusão: A visão dos docentes no que se refere ao uso da telemedicina é multifacetária. Possui pontos negativos como a dificuldade de atender algumas especialidades, e pontos positivos como: ampliação do acesso e compartilhamento de saberes entre os profissionais. Sugere-se a ampliação dos estudos e detabates envolvendo o tema.
Orientadores:
Ana Mackartney de Sousa Marinho
Autores:
Ana Catarina Veloso Sales, Heloisa Barros Damacena, José Gabriel Corado Freitas, Mayara Soares de Oliveira, Mayara Azevedo Resende de Lourenzo
Palavras-chaves:
Telemedicina; Telessaúde; Docentes; Informações; Discussão.
download

Efeitos positivos do uso de canabidiol em pacientes com Doença de Parkinson.

10.10.2021
2021
Medicina
Objetivo: Apresentar um cenário atualizado sobre os benefícios do Canabidiol (CBD), no qual é uma substância que tem uma capacidade neuroprotetora resultante do seu poder antioxidante, além de promover ação anti-inflamatória, comprovando seus benefícios na terapia para a Doença de Parkinson (DP). Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura onde foram selecionados artigos utilizando as plataformas do BIREME, SCIELO, BVSALUD, PUBMED, LILACS e RESEARCH GATE. E escolhidos para o espaço amostral da pesquisa apenas artigos completos em língua portuguesa e inglesa e publicados entre 2000 a 2020. Resultado: O presente estudo, mostrou um efeito positivo do CBD no tratamento da Doença de Parkinson. Estudos observacionais e clínicos sugerem os efeitos neuroprotetor, anti-inflamatório e antioxidante na doença de Parkinson. Conclusão: Embora o CBD tenha demonstrado resultados favoráveis, há a necessidade de mais estudo específicos desse canabinóide no tratamento da DP.
Orientadores:
Deyze Alencar Soares
Autores:
Cecília Conceição Aires Gonçalves , Guilherme Ferreira, Sílvio Castro da Silveira Filho
Palavras-chaves:
Doença de Parkinson; Canabidiol; Uso terapêutico; Cannabis.
download

Cardiomiopatia hipertrófica, uma importante causa de morte súbita em jovens: revisão integrativa

12.10.2021
2021
Medicina
A Cardiomiopatia Hipertrófica (CMH) é a doença cardíaca de base genética e transmissão hereditária mais comum, tendo sido identificados inúmeras mutações nos genes do sarcômero cardíaco. A principal característica da doença é a hipertrofia ventricular esquerda (HVE) de morfologias diversas, sem outras causas que expliquem a condição. Suas manifestações clínicas são variadas de acordo com as mutações de cada indivíduo e/ou família; o paciente pode apresentar-se na forma assintomática, ou evoluir com desfechos como arritmias, estenose aórtica subvalvar, insuficiência cardíaca (IC) e, até mesmo, morte súbita. Assim, o objetivo deste trabalho é abordar as principais manifestações clínicas da CMH. Foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura, com busca nas bases de dados Scielo, LILACS, UpToDate e MEDLINE. Foram incluídos os artigos publicados de 2015 a 2021, na íntegra e disponíveis eletronicamente em Inglês, espanhol ou Português. Foram excluídos os artigos que se repetiam, disponibilizados apenas em resumo ou sem relação com o objetivo do estudo. Encontrou-se 17796 publicações somando todas as plataformas, após empregar os critérios de inclusão e exclusão e utilizar os descritores restaram 3187 artigos; em seguida, a partir da leitura dos títulos e/ou resumos foram selecionados e analisados 25 artigos. Portanto, entende-se que a CMH é uma patologia de manifestação silenciosa em muitos casos, tornando a triagem essencial para detectar a doença precocemente e permitir intervenção médica antecipada, melhorando o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes; além disso, tem-se uma grande dificuldade de determinar o risco de desenvolver as manifestações clínicas, como a morte súbita cardíaca.
Orientadores:
Marcello Augustus de Sena
Autores:
Thiago do Nascimento Sousa, Higor César Parrião Lustosa, Hian Costa Távora, Marcos André de Sousa Godinho
Palavras-chaves:
Cardiomiopatia hipertrófica; Morte súbita; Manifestações clínicas.
download

Repercussões da prática do Lian Gong em 18 terapias: uma revisão integrativa da literatura.

1.1.2023
2023
Medicina
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, para a qual foram selecionados dois livros escritos pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, fundador do Lian Gong, e 35 artigos das bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Eletronic Library, Google Acadêmico e PubMed, destes 18 foram mantidos por abordarem o Lian Gong em 18 terapias de maneira aplicada. O Lian Gong constitui-se em exercícios leves, realizados de forma lenta, e associados à respiração, unindo alongamento e fortalecimento. Tais exercícios podem tratar dores no pescoço, ombros, coluna lombar, membros inferiores, dores geradas por movimento repetitivo e algumas tenossinovites. Após análise dos estudos pode-se observar que em 60% das produções científicas houve relato de melhora de dor, em 25% melhora de aspectos psíquico-emocionais, da qualidade de vida e de aspectos físicos dos indivíduos praticantes, 20% apontaram melhora das relações sociais e familiares, em 15% redução pela busca de atendimento médico e descontinuação do uso de medicamentos (analgésicos, antidepressivos e anti-inflamatórios), e em 25% demonstrou-se outras vantagens como mudança de hábitos alimentares, melhora do padrão respiratório, redução de medidas (circunferência abdominal e relação cintura-quadril) e diminuição dos fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Orientadores:
Tiago Veloso Neves
Autores:
Alice Jardânia Pereira Mota, Camila do Amaral Ficagna, Dhovana da Silva Ceolin
Palavras-chaves:
Medicina Tradicional Chinesa, Terapias Complementares, Terapia por exercícios.
download

Perfil epidemiológico das crianças de 0 a 19 anos notificadas com covid-19 no estado do Tocantins.

1.1.2023
2023
Medicina
INTRODUÇÃO: A COVID-19 foi conhecida pelo mundo no final de 2019, ocorrendo o primeiro caso no Brasil em fevereiro de 2020. Em crianças o vírus manifesta-se de forma mais branda, sendo um grupo menos afetado. OBJETIVOS: Analisar os dados epidemiológicos dos casos notificados de COVID-19 em menores 19 anos no período de março de 2020 a fevereiro de 2021 no Estado do Tocantins. MÉTODOS: Pesquisa epidemiológica transversal descritiva e quantitativa. Os dados foram obtidos pela plataforma Open DataSus e os dados avaliados de forma descritiva no Excel® RESULTADOS: O total de notificações com síndrome gripal na faixa etária de 0 a 19 anos no Estado do Tocantins foi de 28.444 sendo classificados como confirmados 10.573 casos e em 8973 esta confirmação foi feita por teste laboratorial. Deste 8.973, 4.702 (44,5%) foram confirmados por RT-PCR, 545 (5,2%) por testes rápidos de antígenos, 3.687 (34,9%) por teste rápido de anticorpos e 39 (0,4%) por outros testes sorológicos. A média de idade dos casos confirmados por testes foi de 12 anos com mediana de 14 anos. Na análise dos sintomas destes pacientes, os mais prevalentes foram febres (46,2%), tosse (37,3%) e dor de garganta (28,9%). Nas comorbidades, as mais encontradas foram doença respiratória crônica, gestantes e doença cardíaca crônica. Foram notificados 8 óbitos nesta faixa etária e nestes casos não foram registradas comorbidades. CONCLUSÃO: as notificações dos casos em pediatria no estado do Tocantins demonstraram um número expressivo de crianças sintomáticas, porém com uma mortalidade baixa em relação ao observado no Brasil.
Orientadores:
Jandrei Rogério Markus
Autores:
Jandrei Rogério Markus
Palavras-chaves:
: Infecções por Coronavirus. Criança. Síndrome Respiratória Aguda Grave
download

Características clínicas e perfil de mortalidade do covid-19 nos profissionais da saúde do estado do Tocantins, Brasil

1.1.2023
2023
Medicina
Em 2019, foi descoberta uma nova cepa do coronavírus, o SARSV-COV-2, conhecido como COVID-19. Nesse contexto, o trabalho tem como objetivo descrever as características clínicas e o perfil de mortalidade dos profissionais de saúde do estado do Tocantins, diagnosticados com COVID-19 por meio do exame RT-PCR. Além disso, foi realizada uma análise para avaliar a associação entre mortalidade e fatores como sexo, idade, comorbidades em profissionais de saúde. Método: Este estudo foi realizado por meio das notificações disponibilizadas pelo SUS nas quais foi obtido teste positivo para o agente infeccioso em profissionais de saúde que atuam no estado do Tocantins-Brasil, no período de 18 de março de 2020 a 22 de fevereiro de 2021. Os dados secundários foram analisados ​​pelo sistema DATASUS. Resultado: Foram 16.412 (5,8%) notificações de profissionais de saúde no estado do Tocantins, destas 2.471 (15,1%) foram diagnosticadas por meio de RT-PCR. Foi identificado que mais da metade dos profissionais de saúde está na faixa etária de 31 a 45 anos, que apresenta menor risco de mortalidade. Os óbitos acima de 60 anos representaram 6,5% das notificações nesta faixa etária. Conclusão: Dentre as possíveis mensurações, este estudo destaca o alto risco de mortalidade em populações acima de 60 anos. Nesse sentido, a atuação desses profissionais de saúde na linha de frente do combate à pandemia deve ser desestimulada pelo alto risco apresentado
Orientadores:
Jandrei Rogério Markus
Autores:
Amanda Vitória da Silva Rosa, Ana Clara Carvalho Pinto, Ana Clara Ribeiro dos Santos, Bruna Postal Oliveira
Palavras-chaves:
COVID-19; SARSV-COV-2, health professionals; Tocantins.
download

O uso de canabidiol para tratamento alternativo de pacientes com esquizofrenia.

1.1.2023
2023
Medicina
Introdução: A esquizofrenia é definida como uma doença psiquiátrica crônica, caracterizada por distorções do pensamento, percepção e do afeto e que se associam a comportamentos sociais inadequados. Os pacientes esquizofrênicos podem apresentar três tipos de sintomas que podem ser positivos, negativos e sintomas cognitivos como déficits de atenção e memória. O tratamento é realizado com antipsicóticos, porém os efeitos adveros são responsáveis pela difícil adesão ao tratamento, então é nesse quesito que os estudos com o canabidiol vieram mostrar que não demonstra reações adversas, como, sintomas extra-piramidais, como também ter efeito sobre sintomas negativos. Objetivo: Tem como o intuito identificar e descrever os efeitos do Canabidiol no tratamento de pacientes esquizofrênicos, a partir de pesquisas experimentais nos de 2010 a 2019. Material e Métodos: A busca ocorreu nas bases de dados eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) e Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS). A coleta de dados ocorreu em agosto de 2020. A amostra final desta revisão integrativa foi constituída de 5 artigos. Resultados: Foram encontrados diversos fatores que demonstraram que o Canabidiol tem grande potencial para uma terapêutica de diversas áreas de transtorno mental, com foco na esquizofrenia. Conclusão: Além disso deve ressaltar um número pequeno e limitado de estudos a respeito do CBD, mesmo sendo uma substância promissora.
Orientadores:
Jonatha Rospide Nunes
Autores:
Húgo Cunha da Mata, Igor Ferreira Partata
Palavras-chaves:
Canabidiol; Esquizofrenia; Tratamento.
download

O uso de agentes psicodélicos no tratamento da dependência de álcool e tabaco: Revisão integrativa.

1.1.2023
2023
Medicina
Objetivo: analisar os estudos que abordam o o uso de agentes psicodélicos no tratamento da dependência de álcool e tabaco no contexto nacional e internacional. Método: revisão integrativa na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), EBSCO e PubMed, utilizando-se os descritores: “Alucinógenos”, “Psicodélicos”, “Tratamento”, “Dependência”, “Álcool”, “Tabaco”, “Hallucinogens”, “Psychedelics”, “Treatment”, “Addiction”, “Alcohol”, “Tobacco”. Resultados: a amostra final totalizou 14 artigos que abordaram o uso de agentes psicodélicos no tratamento de dependência de álcool e tabaco no contexto nacional e internacional. Conclusão: O uso de agentes psicodélicos no tratamento da dependência de álcool e tabaco não é conclusivo no tratamento da dependência química como terapêutica única, entretanto sua utilização pode ser um complemento eficaz para os modelos atuais de tratamentos, de modo que essa complementação engloba a experiência psicodélica do paciente e a relação desta com o tratamento.
Orientadores:
Jonatha Rospide Nunes
Autores:
Eduarda Medrado Araújo Borges, Glauber Carvalho Barbosa Junior, Marianna Nunes de Moraes, Alyce Maryana Costa Araújo
Palavras-chaves:
Alucinógenos; Psicodélicos; Tratamento; Dependência; Álcool; Tabaco.
download

Avaliação do consumo de suplementos nutricionais em praticantes de atividade física: revisão integrativa.

1.1.2023
2023
Medicina
Objetivo: avaliar o consumo de suplementos nutricionais em praticantes de atividade física. Método: revisão integrativa da literatura, realizada no Scielo, PubMed e Google Acadêmico, utilizando para a base de dados trabalhos entre 2013 e 2020. Foram selecionados os artigos completos disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol, excluindo-se os duplicados e os que não corresponderam à pergunta norteadora, totalizando 20 artigos. Resultados: O ano com maior número de publicações foi o de 2017, que apresentou 13 trabalhos (n=13; 65%). Observou-se o predomínio de estudos em português, com 90% (n=18). Os suplementos nutricionais mais consumidos foram os de origem proteica Whey Protein em 65% dos artigos (n=13). Ainda, 55% dos trabalhos (n=11) realizaram a pesquisa em academias. Entretanto, apenas 4 artigos (n=4, 20%) abordam os efeitos adversos do uso indiscriminado de suplementos alimentares. Em relação à prescrição da suplementação alimentar, apontados em 50% dos trabalhos inclusos (n=10), a maioria desses (n=50%) concluiu que o educador físico é o profissional que mais indica esse consumo, seguido da auto suplementação (n=4, 40%). Nenhum trabalho (n=0) inseriu o médico como o profissional que prescreveu o suplemento nutricional para o praticante de atividade física e somente 15% dos artigos incluídos (n=3) citaram o tempo de utilização desses suplementos. Conclusão: Aumento do consumo de suplementos nutricionais entre os praticantes de atividade física em especial por praticantes de musculação e, na maioria dos casos, sem orientação adequada.
Orientadores:
Nadine Cunha Costa
Autores:
Amanda Américo da Silva, Gabriela Bragato Fischer, Giovanna Monteiro Rodrigues
Palavras-chaves:
Suplementos alimentares; Atividade Física; Nutrição Esportiva.
download

Avaliação do consumo de plantas medicinais por pacientes em tratamento oncológico

1.1.2023
2023
Medicina
A procura por terapias alternativas pelos pacientes que fazem tratamento quimioterápico tem sido cada vez mais comum nos ambulatórios oncológicos e as plantas medicinais têm sido frequentemente apontadas por estes pacientes, com intuito de tratar ou amenizar sintomas adversos. Objetivo: avaliar o consumo de plantas medicinais em associação aos quimioterápicos por pacientes oncológicos. Método: revisão integrativa de literatura realizada através dos bancos de dados: U. S. National Library of Medicine(PubMed) e Google Scholar (Google acadêmico) utilizando os DECS (Descritores em Ciência da Saúde). Foram selecionados os artigos completos disponíveis nos idiomas português, inglês ou espanhol, sem recorte temporal, excluindo-se os duplicados e os que não responderam diretamente à pergunta norteadora, totalizando 15 artigos. Resultados: os anos com maior número de publicações entre os artigos selecionados foi referente a 2019 e 2020 (n=5; 33,33%). Quanto ao idioma, observou-se o predomínio do inglês, com 53,33% (n=8). Estudos mais aprofundados sobre o tema são de origem Oriental (n=3, 20%). As plantas medicinais mais citadas nas pesquisas com relação a atividade antineoplásica foram: Curcuma longa, (n=3; 20%), Centella asiática (n=2; 13,33%) e Panax ginseng (n=2, 13,33%). Além disso, a maioria dos artigos (n=8; 53,33%) discutiram que o potencial anticarcinogênico das plantas medicinais têm relação com os metabólitos secundários do grupo dos flavonoides. Os estudos relatam (n=4; 26,6%) a prevalência do uso de plantas medicinais em associação com a quimioterapia, principalmente, por idosos que se encontram em tratamento oncológico. Conclusão: as plantas medicinais em sua grande maioria, são vistas como produtos seguros por esses pacientes, e quando utilizadas de forma inadequada, produzem reações adversas e interações medicamentosas atrapalhando o segmento proposto pelo médico para esses pacientes e como consequência, o comprometimento do sucesso do tratamento contra o câncer. Por isso faz se necessário novas investigações através de testes clínicos com maiores evidências a respeito de mecanismos de ação in vitro e in vivo das plantas medicinais com atividade antineoplásica.
Orientadores:
Nadine Cunha Costa
Autores:
Andressa Fernandes Marques, Leonardo Barros da Cunha, Rafaela Ribeiro Muccini
Palavras-chaves:
Plantas Medicinais, Câncer, Quimioterapia, Etnofarmacologia
download

Relação da infecção do papiloma vírus humano (HPV) com a presentação de carcinoma de células escamosas de regiões da orofaringe: uma revisão sistemática.

1.1.2023
2023
Medicina
O papiloma vírus humano (HPV) é classificado como uma doença sexualmente transmissível, sendo esse vírus de DNA de fita dupla associado convencionalmente ao câncer de colo de útero, entretanto em estudos mais recentes esse vírus também foi associado ao carcinoma de células escamosas de orofaringe (CCEO). Nesse sentido, essa revisão sistemática tem como objetivo mostrar a relação entre o HPV e o CCEO. Dessa forma, foram utilizadas as bases de dados Pubmed, The Cochrane Library, Bioone, Lilacs e Scielo com artigos publicados no período entre janeiro de 2010 e junho de 2020 com publicações nos idiomas: português, espanhol e inglês respeitando os critérios de inclusão e exclusão. Foram considerados elegíveis 11 artigos que apresentaram a relação com a infecção de orofaringe e com o HPV. Apesar do alto número de artigos encontrados pela busca da relação com o HPV com neoplasias em diferentes regiões do corpo, foi possível compreender a relação presente entre o CCEO e a infecção causada pelo HPV, através de um modelo de estratificação PRISMA. Assim, foi demonstrado, além da presença dessa relação, a necessidade de métodos diagnósticos mais rápidos, acessíveis e eficazes para apresentação correta entre patologia e fator etiológico.
Orientadores:
Areta Agostinho Rodrigues de Souza
Autores:
João Victor Nunes de Oliveira, Rafael Santana Pereira, Aline Oliveira, Weuller de Jesus Nogueira de Carvalho
Palavras-chaves:
Papiloma Vírus Humano; Carcinoma de Células Escamosa; Orofaringe; Cavidade Oral.
download

Fatores de risco para retinopatia diabética: uma revisão integrativa.

1.1.2023
2023
Medicina
Identificar os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento e progressão da retinopatia diabética. Métodos: revisão integrativa realizada através dos bancos de dados (PubMed, LILACS e Scielo), com utilização dos DECS (descritores em ciência da saúde). Foram selecionados 12 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: em sua maioria, os artigos foram publicados nos anos de 2017 (n = 5; 41,66%) e 2018 (n = 5; 41,66%). O recorte temporal utilizado foi de 2017 a 2020. Quanto ao idioma, 100% (n=12) dos artigos selecionados estão na língua inglesa. Os estudos que melhor abrangiam o tema foram de cenários internacionais (n = 10; 83,33%). Os principais fatores de risco analisados nos artigos foram: Idade e Idade de diagnóstico, tempo de duração da doença, controle glicêmico, hipertensão arterial, obesidade, dislipidemia, função renal, medicamentos. Conclusão: o desenvolvimento da RD está diretamente ligado aos fatores de risco, sendo assim existe a necessidade de compreender os fatores de risco para realizar a detecção precoce da RD e conscientização dos pacientes quanto ao controle desses fatores para evitando assim a progressão da doença.
Orientadores:
Tauan de Oliveira
Autores:
Dyully Karla Pereira de Souza Homrich, Stefany Sousa Vera, Thayssa de Assis Menezes
Palavras-chaves:
Fatores de risco; Diabetes mellitus; Retinopatia diabética; Cegueira; Progressão.
download

Percepção dos acadêmicos de medicina acerca da importância do acolhimento no diagnostico em pacientes com transtornos neurológicos.

1.1.2023
2023
Medicina
Trata-se de um relato de experiência com objetivo de descrever a experiência dos acadêmicos de medicina do Instituto Tocantinense Antônio Carlos ITPAC Palmas - Tocantins, frente ao atendimento de pacientes com comprometimentos neurológicos, trazendo a importância das experiências reais vivenciadas a fim de que seja estabelecido um bom aprendizado além de que sejam formados profissionais empáticos e acolhedores. Os resultados evidenciaram a importância da escuta e do acolhimento para o estabelecimento do vínculo entre docente, discentes e família, e que esse modelo é uma excelente estratégia de ensino-aprendizagem já que permitiu aos alunos uma reflexão sobre os problemas apresentados pela família. A relação estabelecida pode levar a mudanças de atitudes dos familiares, melhora das condutas profissionais dos acadêmicos e tudo isso culminará numa melhoria das condições de saúde e bem-estar da população atendida.
Orientadores:
Yamba Carla Lara Pereira
Autores:
Carolina Mendes Ferreira, Patrícia Vanderlei Veloso Souza, José Bonifácio Pereira Júnior, Stephane Priscla Silva Costa
Palavras-chaves:
Transtorno do Espectro Autista; Diagnóstico; Acolhimento.
download

O despertar da consciência profissional em acadêmicos de medicina durante práticas de abordagem ginecológica: relato de experiência.

1.1.2023
2023
Medicina
A realização do exame ginecológico é importante não apenas para o acompanhamento clínico pré-estabelecido e diagnóstico de patologias da mulher, serve, também, como meio de fortalecer a autonomia, de acolher, dialogar, de reflexão e empoderamento da paciente sobre sua saúde e corpo. Além disso, a consulta demanda desenvolvimento de um vínculo de confiança entre profissional-paciente associada ao acolhimento, seguido de uma entrevista estruturada, isto abre espaço para o exame físico e coleta citopatológica, sem grandes desconfortos para a paciente. Dessa forma, este artigo busca trazer vivências e reflexões de quatro acadêmicas de Medicina no 6º semestre na prática ginecológica, por meio de atendimentos que aconteceram de outubro a dezembro de 2020. O enfoque principal é explorar as técnicas humanizadas do atendimento e a partir destas, selecionadas as experiências mais marcantes. Trata-se de um relato de experiência, com cunho crítico-reflexivo e descritivo observacional. Enquanto resultados, obtiveram-se relatos sobre importância de uma consulta diferenciada e esclarecedora. Ademais, a vivência na prática ginecológica evidenciou a importância do vínculo entre o profissional e paciente, buscando um atendimento humanizado, vinculado a consulta acolhedora, onde as mulheres mostraram-se participativas e as acadêmicas confiantes em executar o procedimento, com condução harmoniosa. Somente após esse estabelecimento de vínculo, era possível proceder os exames mais delicados, sem indisposições entre as partes. Nota-se que a relação profissional-paciente transpareceu um eixo de extrema relevância em todos os atendimentos realizados.
Orientadores:
Yamba Carla Lara Pereira
Autores:
Anny Karoline Filgueiras Sousa, Karlla Maria Euzébia Cavalcante Machado, Larissa Nonato Philippsen, Maiara Costa Almeida
Palavras-chaves:
Exame Ginecológico; Assistência Integral à Saúde da Mulher; Acolhimento.
download

Game show: uma estratégia inovadora no ensino formal do curso de medicina.

1.1.2023
2023
Medicina
O Game Show é uma ferramenta moderna e didática para a educação médica, que utiliza estratégias de gamificação como uma proposta atrativa que pode fortalecer os processos de ensino centrados no estudante. O processo de usar elementos típicos das dinâmicas de jogos para desenvolver atividades, a gamificação, mostra-se como uma tendência promissora, considerada uma readaptação da cultura lúdica. Relato de experiência: O Game Show caracterizase por raciocínio rápido, cognição, dinâmicas e comicidade, que levarão o jogador a pensar sob pressão, abrindo a possibilidade de aprender e reafirmar conhecimentos. Foi disponibilizado para todas as turmas de medicina e trata de questões com caráter lúdico e cômico. Nesta proposta, todos têm a oportunidade de participar, respondendo pelo menos a um desafio. Discussão: O Game Show, em sintonia com os processos de remodelação do ensino médico, objetiva formar profissionais mais resolutivos e empáticos, através de metodologias modernas com práticas alternativas centradas no protagonismo do aluno. Conclusão: O Game Show como uma estratégia inovadora de gamificação integra as novas competências exigidas na formação de um aluno no curso de medicina, proporcionando autonomia no processo de construção do ensino e aprendizagem.
Orientadores:
Itamar Magalhães Gonçalves
Autores:
Gabriela Cristina Siqueira de Holanda, Igor Santos Almeida, Maria Beatriz Miranda Silva Barreto de Assis, Pedro Vieira Freitas de Campos
Palavras-chaves:
Tecnologia Educacional, Educação Médica, Pessoal Autonomia, Desempenho Acadêmico, Ciências da Saúde, Tecnologia e Inovação
download

Podcasts: uma experiência inovadora na graduação médica.

1.1.2023
2023
Medicina
O estudo busca compreender como a produção de podcasts na formação médica contribui para uma aprendizagem acadêmica significativa. Obtém caráter qualitativo do tipo relato de experiência com foco na produção de podcast por alunos da instituição e utilizados em plataformas de áudio online interligadas a programas de ensino e aprendizagem pelas Tecnologias de Informação e Comunicação dos Cursos de Medicina. As estratégias das metodologias ativas contribuem com o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que incentiva o aluno a ser o protagonista da construção do seu conhecimento. O atual estudo indica a aplicabilidade e eficácia de ferramentas tecnológicas que permitem o ensino efetivo - como os podcasts - em tempos de adversidades como o enfrentado atual a COVID - 19. Diante da carência de estudos na literatura que relatam a utilização de podcasts no curso de medicina, pretende-se que esta proposta possa servir de referência para novas práticas.
Orientadores:
Itamar Magalhães Gonçalves
Autores:
Augusto Wickert Schaedler, Olinda Mara Dantas, Thales Arthur Cotolengo de Pina, Thamyres Brito de Miranda Lemes
Palavras-chaves:
Tecnologia. Webcast. Educação. Medicina. Informação
download

O Tratamento da Hanseníase a partir de uma Revisão Integrativa.

1.1.2023
2023
Medicina
A hanseníase é definida como uma doença crônica e infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae. A doença evolui de forma lenta e progressiva, podendo ocasionar incapacidades físicas e se não tratada se torna transmissível, atingindo qualquer pessoa. Pode-se classificar a hanseníase em 4 tipos, no qual a indeterminada e a tuberculóide são categorizadas em paucibacilar, enquanto os tipos dimorfa e virchowiana são classificadas em multibacilar. Com o intuito de pesquisar as formas de tratamento disponíveis para a hanseníase no adulto, foi realizada uma revisão integrativa buscando os principais resultados de estudos que abordam os esquemas terapêuticos disponíveis para a doença, pontuando seus possíveis efeitos colaterais.A partir disso, foi observado que o tratamento preconizado para a hanseníase consiste na associação de medicamentos, na chamada poliquimioterapia (PQT): rifampicina, dapsona e lofazimina. Os casos paucibacilares são tratados com uma dose mensal supervisionada de 600 mg derifampicina e 100 mg de dapsona diárias em casa, com duração de 6 meses. O grupo multibacilar é tratado com uma dose mensal supervisionada de 600 mg de rifampicina, 100 mg de dapsona e de 300 mg de clofazimina; diariamente e em casa, o paciente deve tomar 100 mg de dapsona e 50 mg de clofazimina, com duração de 12 meses.Inferiu-se também que a hanseníase é uma doença negligenciada, que se diagnosticada e tratada precocemente, possibilita uma vida com pouca, ou nenhuma interrupção das atividades diárias do indivíduo afetado. Portanto, é necessário o acesso de toda a população aos serviços habilitados a tratar a hanseníase.
Orientadores:
Ana Mackartney de Souza Marinho
Autores:
Filipe Alves de Oliveira, Daniel Rodrigues Bandeira, Thiago Nunes do Vale, Aldo Neto Alves Propércio
Palavras-chaves:
Hanseníase, Saúde pública, Esquema terapêutico.
download

Método de aprendizagem baseada em problemas: efeitos da transição e adaptação em graduandos em medicina.

1.1.2023
2023
Medicina
INTRODUÇÃO: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou ProblemBased Learning (PBL) é uma estratégia de ensino centrada no aluno, sendo os educadores meros facilitadores nesse processo de produção e aquisição de conhecimentos. Visto que, a maioria dos estudantes nunca tiveram contato com tal método de aprendizagem previamente, eles apresentam certas dificuldades de adaptação pela transição do Método Tradicional para o Método de Aprendizagem Baseado em Problemas. OBJETIVO: Avaliar como os alunos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada no município de Palmas - TO respondem a transição oportuna do Método Tradicional para o método de Aprendizado Baseado em Problemas (APB). MÉTODOS: Após aprovação no comitê de ética, foi aplicado um questionário nos alunos do 3 ao 7 período da faculdade de medicina de uma instituição privada. Este questionário era composto por 18 perguntas relacionadas ao perfil do aluno e suas dificuldades em relação ao método ABP. Ao final do estudo foi feita uma análise descritiva dos dados. RESULTADOS: Os dados do questionário demonstraram que 80% dos discentes dessa IES gostam do método de ensino ABP; e no geral elencaram como maior dificuldade de adaptação o estudo por conta própria, visto que é a maior mudança que eles sofrem nessa transição. CONCLUSÃO: Apesar de ser um método eficaz e bastante reconhecido na área da saúde, ficou clara a dificuldade de adaptação. Assim, os resultados do presente estudo, mostram como a elaboração de uma cartilha orientadora para facilitar a transição dos alunos do método Tradicional para o ABP, pode ser de extrema importância.
Orientadores:
Ana Mackartney de Souza Marinho
Autores:
Luisa Romana Bessa, Julia Martins Soares, Eduarda Nascimento Gomides, Samara Carvalho Cruz
Palavras-chaves:
Ensino, Aprendizagem Baseada em Problemas, Medicina
download

Manifestação de leishmaniose em cavidade oral

1.1.2023
2023
Medicina
A leishmaniose é uma doença causada por parasitas do gênero Leishmania, que se multiplicam nos mastócitos e macrófagos teciduais na forma de amastigota, resultando em uma reação imunológica específica, que depende das células T. Esses parasitas são transmitidos por insetos hematófagos que permitem a manifestação das leishmanioses visceral, cutânea ou mucocutânea (tegumentar). O Brasil é um país endêmico nos casos de leishmaniose, em razão das condições climáticas. O envolvimento primário e exclusivo da mucosa oral é incomum, mesmo em pacientes imunocompetentes. No entanto, a incidência de leishmaniose oral como doença oportunista aumentou em relação às condições imunossupressoras secundárias. Este trabalho teve por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre as manifestações orais da leishmaniose em pacientes HIV positivos e negativos. São descritos os aspectos clínicos e localidades das lesões e são feitas as comparações entre as características clínicas dos pacientes acometidos, como sexo, idade e presença ou não de coinfecção pelo HIV.
Orientadores:
Ana Cláudia Garcia Rosa
Autores:
Ana Verônica Fernandes de Souza Oliveira, Ana Carolina Rodrigues Corrêa, Sarah Gellonne Pereira de Beckmam Toledo
Palavras-chaves:
Leishmaniose Mucocutânea; Diagnóstico Bucal; Revisões de Literatura
download

Covid-19 e estudantes de medicina do ITPAC-Palmas: conhecimentos relacionados e percepção de risco

1.1.2023
2023
Medicina
Introdução: iniciou-se em dezembro de 2019, um surto de infecção viral de etiologia inicialmente desconhecida, que rapidamente fez o mundo inteiro declarar estado emergencial de saúde pública, sendo esta causada por um novo coronavírus (SARS-COV-2). Médicos e estudantes de medicina, como profissionais de saúde da linha de frente, são mais suscetíveis a serem infectados pelo vírus. Objetivo: o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento relacionado à COVID-19 entre estudantes de medicina do ITPAC Palmas. Métodos: realizou-se um estudo quantitativo-descritivo transversal, tendo como participantes alunos de medicina da faculdade ITPAC Palmas, cujos conhecimentos, comportamentos preventivos e percepções de risco acerca da COVID-19 foram avaliados por meio de um questionário validado. Este questionário constitui-se em 26 perguntas, incluindo 15 itens sobre o conhecimento relacionado ao COVID-19, nove itens sobre medidas preventivas e dois itens sobre a percepção de risco em relação ao contágio. Resultados: do total, 156 alunos responderam ao questionário. A média de respostas corretas sobre o conhecimento relacionado à COVID-19 foi de 79,68%. Tratando-se da prática de comportamentos preventivos e da percepção de risco acerca do contágio, apresentaram 95,37% e 5,66 pontos de um total de oito, respectivamente. Conclusões: a diferença da percepção de risco entre os estudantes dos diferentes níveis foi pouco significativa, porém houve certa diferença entre as turmas do 1º e 3º anos de formação de curso. No geral, constatou-se que os estudantes de medicina apresentam alto nível de conhecimento geral e de medidas preventivas autorreferidas em relação à COVID-19, em conjunto com moderadas percepções de risco em relação à infecção. Avaliando-se estudantes que possuem outras graduações na área da saúde, observou-se moderado conhecimento em profissionais sem atuação quando comparados aos profissionais atuantes, que demonstraram alto conhecimento.
Orientadores:
Ana Cláudia Garcia Rosa
Autores:
Ana Paula Bárbara Carneiro Oliveira, Evelin Gomes Oliveira, Fábio Da Silva Mizuno, Pedro Paulo Souza Gomes
Palavras-chaves:
infecções por coronavírus; inquéritos e questionários; estudantes de medicina; comportamentos de risco à saúde
download

Agentes comunitários de saúde afetados pela hanseníase na região amazônica: Fatores associados.

1.1.2023
2023
Medicina
ntrodução: Palmas é a capital mais hiperendêmica para hanseníase no Tocantins. Objetivo: Investigar os fatores associados à hanseníase em Agentes Comunitários de Saúde em Palmas, Tocantins. Métodos: Estudo transversal, realizado mediante a aplicação de questionário para 301 Agentes Comunitários de Saúde entre os anos de 2017 e 2018. Resultados: A idade média dos Agentes Comunitários de Saúde foi de 47 anos, com mínima de 20 e máxima de 67 anos. As razões de chance significativamente associadas foram idade ≥ 36 anos (RC:3,65 IC:1,58-8,44), mulheres (RC:2,58 IC:1,16-5,75), Unidade Básica de Saúde localizada fora do plano diretor (RC:2,22 IC:1,37-3,59), renda familiar inferior a 2 salários mínimos (RC:3,50 IC:2,14-5,74), tempo de serviço como Agente Comunitário de Saúde (RC:3,04 IC:1,46-6,32), ter capacitação para hanseníase(RC:2,41 IC:1,24-4,69), maior número de casos de hanseníase acompanhados no território(RC:2,59 IC:1,36-4,94), naturalidade de outro estado(RC:1,67 IC:1,05-2,67). Ter história familiar foi o único fator associado independente (OR:1,83 IC:1,10-3,02). Conclusão: A hanseníase em Agentes Comunitários de Saúde foi associada à desfavoráveis condições socioeconômicas, maior experiência com o assunto, tendo como fator isolado ter um familiar doente.
Orientadores:
Lorena Dias Monteiro
Autores:
Gabriel Rodrigues Rezende Naves, Murilo Lemos Siqueira,Tadeu Júnior Miri
Palavras-chaves:
Hanseníase. Agentes comunitários de saúde. Determinantes sociais da saúde. Monitoramento epidemiológico.
download

Hanseníase na infância: Perfil epidemiológico e indicadores operacionais no estado do Tocantins, Brasil.

1.1.2023
2021
Introdução: O adoecimento de crianças e adolescentes é um indicador sensível da magnitude da hanseníase na população. O fato de crianças apresentarem deformidades físicas visíveis no momento do diagnóstico mostra a pior gravidade da doença. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com dados obtidos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Resultados: Houve maior detecção de casos novos em menores de 15 anos por demanda espontânea e encaminhamento, representando mais de 70%. A detecção foi maior para o sexo masculino (54,3%), na classificação paucibacilar (51,32%), com 2 ou mais nervos acometidos (35,48%). O grau de incapacidade física grau 1 ocorreu em 12,45% dos casos e grau 2 em 3,02%. Conclusão: O fato de quase metade terem sido diagnosticados como multibacilares e mais de 1/3 com mais de 2 nervos acometidos apontam para o diagnóstico tardio da doença em crianças e adolescentes. O programa de controle da hanseníase do estado deve se concentrar e promover atividades de controle sustentáveis com foco na vigilância ativa por meio de exames de contatos, campanhas em massa e outros exames coletivos.
Orientadores:
Lorena Dias Monteiro
Autores:
Lara Renata Morais Melo, Isadora Azevedo Leite, Antonios George Issa Haonat Neto, Thales Fernandes Viana
Palavras-chaves:
Hanseníase. Crianças. Adolescentes. Epidemiologia.
download

Sífilis gestacional e congênita no estado do Tocantins: análise de tendência por regressão de Poisson, 2005 a 2018.

1.1.2021
2021
Medicina
Objetivo: Analisar a tendência da sífilis gestacional (SG) e sífilis congênita (SC) no Tocantins por regressão de Poisson, 2005 a 2018. Métodos: Estudo de série temporal baseado em dados epidemiológicos da sífilis oriundos do Ministério da Saúde. A análise de tendência incluiu modelos de regressão de Poisson por pontos de inflexão. Resultados: Registraram-se 2.832casos de SG e 2.275 de SC. A taxa de detecção aumentou em 4,8% entre 2005-2014 (Tendência1) e em 47,8% entre 2014-2018 (Tendência 2). A SG aumentou 314,7% em gestantes com 12ou mais anos de estudo entre 2016-2018 (Tendência 2). A taxa de detecção de SC aumentou em 14,8% no período total e entre 2008-2016 o incremento na variação percentual anual foi de25,5% (Tendência 2). No período total, o diagnóstico da SC no pré-natal subiu em 27,7%(Tendência 2) e 50,8% (Tendência 3). A SC subiu em 10,7% devido ao tratamento materno não realizado entre 2005-2013 (Tendência 1). Conclusões: Esses resultados reportam a necessidade de fortalecimento da vigilância epidemiológica estadual, com treinamento de profissionais da atenção primária à saúde para o manejo da infecção e de políticas públicas robustas que garantam a disponibilidade do tratamento durante o pré-natal.
Orientadores:
Lorena Dias Monteiro
Autores:
Isabela Cristina Ruzza Nogueira, Maiana Guiomar Alves Paes Ananias
Palavras-chaves:
Sífilis gestacional, Sífilis congênita, Vigilância epidemiológica, Estudos de séries temporais.
download

Uso de substâncias psicoativas em estudantes de medicina no Brasil: Uma revisão integrativa

1.1.2021
2021
Medicina
Esse artigo aborda a temática do uso de substâncias psicoativas por estudantes de medicina do Brasil. Se trata de uma revisão integrativa da literatura científica a partir de publicações de 2009 a 2019. Foram escolhidas as bases de dados PUBMED, SciELO e Lilacs, usando termos de busca identificados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. O objetivo desta Revisão é identificar na literatura científica como ocorre o uso de substâncias psicoativas por estudantes de medicina e quais fatores associados. Conclui-se que há prevalência do uso de substâncias psicoativas em estudantes de medicina brasileiros e que os fatores associados estão relacionados as características da formação em medicina, em especial, alta carga horária, forte pressão acadêmica e as vicissitudes de lidar com a vida de outrem. Essa conclusão evidencia a necessidade de realização de mais pesquisas para entender e delimitar este fenômeno e, ao mesmo tempo, criar políticas nas Instituições de Ensino Superior que modifiquem este cenário.
Orientadores:
Jonatha Rospide Nunes
Autores:
Diana Fernandes, João Victor Morais Silva
Palavras-chaves:
uso de substâncias psicoativas; graduação em medicina; fatores associados.
download

Tratamento do câncer de colo uterino localmente avançado: uma revisão sistemática

1.1.2021
2021
Medicina
O câncer de colo uterino é a quarta neoplasia mais prevalente e a quarta causa de mortalidade neoplásica em mulheres no mundo. Já no Brasil, esse câncer está em terceiro lugar de prevalência e também em quarto lugar no quesito mortalidade em indivíduos do sexo feminino por doença neoplásica, sendo assim uma afecção de tamanha relevância. O tratamento padrão para o câncer de colo uterino localmente avançado é a quimiorradioterapia à base de cisplatina acompanhada de braquiterapia, porém há outras modalidades discutidas nesse estudo que podem ser incluídas dependendo da resposta do paciente ao tratamento inicial visando uma maior taxa de sobrevivência. Seguindo o modelo PRISMA, foi realizada uma busca sistematizada de periódicos relevantes sobre os diversos tratamentos do câncer de colo uterino localmente avançado, comparando a sobrevida global e a sobrevida livre de doença para avaliar a eficácia e fornecer uma atualização sobre a eficácia e o prognóstico dos tratamentos.
Orientadores:
Areta Agostinho Rodrigues de Souza
Autores:
Sarah Queiroz da Rosa, Amábylle Emanuela Almeida de Miranda
Palavras-chaves:
: Câncer de colo uterino, Tratamento localmente avançado, Saúde da mulher, Câncer de colo uterino localmente avançado.
download

Tratamento de depressão na atenção primária de saúde: Uma revisão integrativa

1.1.2021
2021
Medicina
A depressão é um transtorno mental que causa oscilações de humor, tristeza, medo, insegurança,sintomas que podem trazer prejuízos nas dimensõessociais, familiares, laborais e, em casos extremos, pode levar ao suicídio. Por isso, o diagnóstico e tratamento adequados são imprescindíveis. Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS, 2017)¹, no Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Como se trata de um problema de saúde pública, este artigo busca investigar como ela é tratada pelo médico no momento do diagnóstico clínico, pois o tratamento medicamentoso é a principal estratégia de cuidado na Atenção Primária de Saúde devido, principalmente, à escassez de outras ferramentas na Rede de Saúde. Portanto, este projeto busca analisar e revisar artigos das plataformas DECS BVS, PubMed, LILACS e BVS Brasil que expõem ações com resultados positivos e negativos sobre o tratamento da depressão na Atenção Primária de Saúde no Brasil nos últimos 5 anos. Os resultados demonstram boa eficiência no tratamento não farmacológico e despreparo da maioria das unidades de saúde quanto ao tratamento farmacológico.
Orientadores:
Jonatha Rospide Nunes
Autores:
Mariana Garcia Martins Castro, Geovana Lemes Ribeiro Alencar
Palavras-chaves:
Tratamento; depressão; atenção primária à saúde; Brasil
download

Transtorno mental relacionado ao trabalho em servidoresda atenção primária no território Kanela em Palmas,Tocantins.

1.1.2021
2021
Medicina
RESUMO: Tem crescido muito nos últimos anos os casos de transtornos mentais relacionados a profissionais de saúde e cuidadores, por diversos fatores que podem contribuir, como sobrecarga de trabalho, problemas pessoais, familiares, fatores externos, mal estilo de vida entre outros. Por isso, este estudo, observacional de carater transversal no qual teve como alvo 77 profissionais de saúde do território Kanela no plano diretor norte de Palmas-To. Os resultados demonstraram que a maior parte dos entrevistados eram do sexo feminino, de faixa etária entre 31 e 45 anos, casados, com filhos, e negam habitos como etilismo e tabagismo e também relatam desconhecer problemas de transtornos mentais em membros da família. A partir de um questionário aplicado para saber sobre a saúde mental dos servidores da Atenção Primária, foi identificado que 25% do total de entrevistados sofrem de algum tipo de transtorno mental, sendo este trabalho então um ótimo indicativo para propostas de intervenção visando melhorar a saúde mental através de medidas eficazes contra os fatores de risco e estressores da população entrevistada.
Orientadores:
Tiago Veloso Neves
Autores:
Ágata Ribeiro dos santos, Lenise Maranhão Guerra
Palavras-chaves:
Saúde do trabalhador. Saúde mental. Atenção Primária à Saúde.
download

Transtornos mentais comuns entre os estudantes Do curso de medicina: prevalência e fatores Associados

1.1.2021
2021
Medicina
INTRODUÇÃO: Os transtornos mentais comuns (TMC), estão presentes em uma grande parcela dos estudantes de medicina na atualidade, caracterizados por um amplo espectro de condições que afetam a saúde mental. A entrada do estudante na vida universitária consiste em muitos processos que incluem aspectos acadêmico-sociais e internos, do próprio indivíduo, em relação a diversas situações do ambiente acadêmico. MÉTODO: Tratou-se de um estudo exploratório, de natureza aplicada e de modalidade quantitativa. Utilizaram-se formulários de duas partes, sendo a primeira para caracterização do perfil sociodemográfico dos participantes (sexo, idade, raça, renda familiar, escolaridade, estado civil, número de filhos, cidade de origem e cidade de moradia). A segunda parte consistiu da aplicação do questionário SRQ 20 (Self Report Questionnaire). RESULTADOS: Foram entrevistados um total de 176 estudantes de medicina, do 1 º ao 6 º períodos. A maioria dos estudantes estão na faixa etária entre 18 e 25 anos, sendo que 81,8% dessa população é do sexo feminino, com predominância de pessoas que se consideram da raça Branca 60,6%, estando no critério de renda familiar superior a 10 salários mínimos 42,6%, com grau de escolaridade com ensino superior incompleto 70,3%, sendo de estado civil a maior parte foram de solteiros com 94,3%, a maior parte não tem filhos 96,6%, dentro dos entrevistados a maior parte 57,4% vieram de outro estado, mais 86,4% residem em Palmas Tocantins. O SQR-20 indicou, na população pesquisada, um total de 82,95% (146 pessoas) de 176 entrevistados, que foram classificados como rastreio positivo para transtornos mentais comuns. CONSIDERAÇÕES FINAIS: concluimos que existe alta prevalência para transtorno mental comum na população pesquisada e que os fatores associados estão relacionados a idade, renda familiar, raça, sexo, estado civil e contexto social e institucional. Além disso, identificamos que os efeitos do isolamento social em virtude da pandemia do coronavirus contribuiu para alta taxa de prevalência. Neste sentido, ficou evidente a importância de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde mental dos estudantes de modo a melhorar a qualidade de vida e qualificar a formação profissional.
Orientadores:
Jonatha Rospide Nunes
Autores:
Igor Lima Rocha, Fillype Da Silva Varão
Palavras-chaves:
Saúde Mental; Transtorno mental comum; Acadêmicos; Medicina; Prevenção;
download

Regime Especial De Aprendizagem Remota: Experiência No Ensino Formal Em Medicina Na Pandemia Da Covid-19

1.1.2021
2021
Medicina
O presente artigo objetivou analisar e refletir sobre o regime especial de aprendizagem remota do curso de Medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPACPALMAS), implantado como resposta ao isolamento social decorrente da pandemia causada pela COVID-19. Os resultados enfatizam a adoção de novas e robustas estratégias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), com manutenção de uma proposta moderna e centrada no aluno. Com a autorização do regime especial pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), as atividades do curso de Medicina continuaram sem interrupções, com exceção daquelas eminentemente práticas. Essa lacuna tem no horizonte útil a Telemedicina, potencial cenário para um processo contextualizado e oportuno, mas que carece de regulamentações. A experiência institucional prévia com a sistematização de interações mediadas pelas TIC’s, em todos os semestres letivos, permitiu resposta eficaz da ITPAC-Palmas sem latência.
Orientadores:
Itamar Magalhães Gonçalves
Autores:
Danillo de Santana Costa, Ingrid Peixoto Lacerda
Palavras-chaves:
Educação Médica; Telemedicina; Isolamento Social; Educação à Distância.
download

Principais Manifestações Neurológicas decorrentes do COVID-19: Uma revisão integrativa

1.1.2021
2021
Medicina
Objetivo: Identificar as principais manifestações neurológicas e suas implicações no quadro clínico do paciente bem como a fisiopatologia do SARCoV- 2 no sistema nervoso central. Métodos: Uma revisão de literatura integrativa foi conduzida com base em 14 artigos extraídos da base de dados PUBMED e LILACS. Resultados: Foi constatado que cefaleia, vertigem, disfunções gustativas e olfatórias e AVC são os sintomas mais prevalentes. Conclusão: A fisiopatologia do envolvimento neurológico pelo COVID-19 permanece inconclusiva e conhecer a sintomatologia neurológica associada aos quadros mais graves e severos pode auxiliar em intervenções precoces e na melhora de prognósticos.
Orientadores:
Itamar Gonçalves
Autores:
Lília Tereza Diniz Nunes, Luiz Eduardo Cunha Felipe
Palavras-chaves:
Sistema Nervoso; Manifestações Neurológicas; Infecções por Coronavirus
download

Perfil molecular do câncer de mama triplo negativo: Uma revisão sistemática.

1.1.2021
2021
Medicina
O câncer de mama é um agravo de relevância mundial por ser a primeira causa de câncer e a primeira causa de mortalidade por câncer em mulheres no Brasil e no Mundo. Dentre seus subtipos, temos o triplo-negativo que se refere aos tumores quenão expressam receptores de estrógeno, progesterona e receptor de fator de crescimento epidermal humano, HER2, quando analisados por imuno-histoquímica. O fenótipo triplo-negativo tem maior incidência em mulheres com idade inferior a 50 anos,afrodescendentese predominantemente na pré-menopausa. A grande preocupação acerca dessa neoplasiarecai sobre seu comportamento agressivo e a falta de opções terapêuticas específicascom eficácia clinicamente comprovada. Nesse cenário, o presente trabalho visa fazer um levantamento bibliográfico recente da pesquisa de marcadores celulares associados ao perfil biomolecular do câncer de mama triplo negativo afim de fornecer uma identificação mais precisa desse fenótipo e mais particularmente de seus fatores prognóstico.
Orientadores:
Areta Agostinho
Autores:
Emanuela Sinimbu Silva Rossoni, Marcela Barbosa Hércules
Palavras-chaves:
Câncer de Mama, Triplo Negativo, Saúde da Mulher, Molecular.
download

Perfil epidemiológico dos acidentes escorpiônicos no estado do Tocantins no período de 2007 a 2017

1.1.2021
2021
Medicina
Objetivo: descrever as características epidemiológicas e sociodemográficas das picadas de escorpião no estado do Tocantins, Brasil, 2007-2017. Métodos: estudo baseado em análise de dados coletados através do Sistema de Informações de Agravo de Notificações (SINAN); realizou-se a análise descritiva dos dados apresentadas as tendências em valores relativos (percentual), e o cálculo do risco relativo dos valores encontrados em 2017 comparados a 2007. Resultados: A maior parte dos acidentes ocorrem nos meses de abril, maio, outubro e novembro. Os homens foram mais acometidos que as mulheres, com maior predominância entre os adultos de 20 a 60 anos e de raça parda. A região de saúde com maior incidência é a região Capim Dourado. O tempo de atendimento após a picada predomina de 0 a 1 hora, com maior incidência de casos leves. Conclusão: Houve um aumento no número de notificações de acidentes escorpiônicos no Estado do Tocantins, com a necessidade de fortalecimento de monitoramento, medidas de educação em saúde e controle dos acidentes.
Orientadores:
Itamar Magalhães Gonçalves
Autores:
Iuska da Silva Vieira, Géssica Gomes Pereira Modesto
Palavras-chaves:
Escorpiões; Picadas de Escorpião; Saúde Pública; Epidemiologia.
download

Perfil epidemiológico da leishmaniose visceral no Brasil no período de 2007 a 2017.

1.1.2021
2021
Medicina
A Leishmaniose Visceral (LV) é uma antropozoonose generalizada, de evolução crônica e sistêmica, que, apesar de ser passível de tratamento e cura, possui elevadas taxas de incidência e letalidade. Tipicamente, afeta países subdesenvolvidos, com uma preferência pela população mais vulnerável socioeconomicamente, e possui ampla distribuição territorial, sendo o Brasil um dos principais países acometidos. Objetivo: analisar dados epidemiológicos da doença no país no período estabelecido. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, realizado a partir de busca de dados de acesso livre do Sistema de Informação de Agravos de Notificação no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2017. Resultados e discussões: No intervalo em questão, foram documentados 40.786 casos de LV, com uma variação pouco heterogênea entre os anos estudados. Destes, 2011 registrou o maior número de casos, contando com 4.039 registros. As populações mais afetadas incluem: sexo masculino (média de 2.362 casos/ano), faixa etária de 1-4 anos (média de 978 casos/ano), raça parda (média de 2.750 casos/ano) e baixa escolaridade – a maioria entre a primeira e a quarta série (média de 405 casos/ano). Além disso, excluindo-se os casos ignorados/brancos, 10% do total dos indivíduos apresentaram coinfecção da LV com HIV. A região Nordeste demonstrou maior incidência da doença, com 52,7% do total dos casos. O principal estado atingido é o Maranhão, que apresentou um número de 6.070 casos durante o período estudado. Conclusão: Considerando a relevância do alto número de casos apontados nesse trabalho, mostra-se necessária a implantação de políticas públicas voltadas para a prevenção da transmissão, busca ativa de casos e educação em saúde. Nesse quadro, para maior eficácia, deve existir integração entre vigilância epidemiológica e assistência clínica, acesso aos serviços, capacitação dos profissionais e empoderamento da população.
Orientadores:
Itamar Gonçalves
Autores:
Jordana Lucio Garcia, Noely de Carvalho Leite
Palavras-chaves:
Leishmaniose visceral; Epidemiologia; Doenças Negligenciadas; Zoonose
download

O uso terapêutico do cannabidiol nas epilepsias refratárias

1.1.2021
2021
Medicina
Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar o uso terapêutico do canabidiol em pacientes com diagnóstico de epilepsias resistentes ao tratamento. Métodos: Este é um estudo de revisão de literatura, do tipo integrativo, sendo considerada a mais abrangente das revisões, pois engloba uma visão ampla de estudos experimentais e não experimentais. Ao todo foram incluídas 12 publicações, entre 2015 e 2020, retirados das bases de dados LILACS, Scielo e PubMed. Resultados: Quanto ao uso terapêutico do CBD no tratamento da TRE, observa- se uma eficácia no uso adjuvante aos medicamentos antiepilépticos e não como monoterapia. Entretanto, foi relatada ocorrência de efeitos adversos ao uso do CBD, tais como: sonolência, náuseas e vômitos, diarreia, febre, lesões de pele, ataxia, hiporexia e elevação das enzimas hepáticas. Conclusões: A partir desses resultados, conclui-se que o CBD possui um grande potencial terapêutico diante das TRE como terapia adjuvante aos FAE’s habituais, tendo eficácia na redução da frequência do número de crises, porém apresentando efeitos adversos e poucoconhecimento quanto a dosagens seguras e interações com os FAE’s e outros medicamentos. Dessa forma é necessário mais estudos para quantificar os benefícios e malefícios com o uso do CBD diante da diversidade de epilepsias.
Orientadores:
Jonatha Rospide Nunes
Autores:
Flávia Souza e Silva, Gisnaac Santos de Oliveira Junior
Palavras-chaves:
Uso terapêutico. Canabidiol. Epilepsia resistente a drogas
download

Manisfestação primária de sífilis em cavidade oral

1.1.2021
2021
Medicina
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada pela bactéria espiroqueta Treponema pallidum (TP). A doença pode manifestar-se de diversas formas clínicas quando adquirida (primária, secundária e terciária), e também pode ser congênita. Todas as formas de sífilis podem apresentar manifestações bucais, embora na cavidade oral as lesões sifilíticas sejam incomuns. Atualmente, tem sido observado um aumento na incidência de sífilis entre adultos jovens, especialmente entre os HIV positivos. O objetivo desse trabalho é relatar um caso de sífilis com manifestação oral em um homem imunocompetente, de 26 anos de idade.
Orientadores:
Ana Cláudia Rosa Garcia
Autores:
Patrícia Soerger, Pedro Henrique Fernandes Siqueira Dias
Palavras-chaves:
sífilis; sífilis cutânea; cavidade oral; boca; sífilis primária, secundária e terciária; manifestações orais; treponema pallidum
download

Abordagem comparativa: Intervenções terapêuticas em saúde mental na atenção primária do Brasil em relação ao Canadá

1.1.2021
2021
Medicina
O presente artigo objetivou investigar a produção científica sobre a Assistência em Saúde Mental na Atenção Básica nos Sistemas de Saúde do Brasil e Canadá. Foi realizada uma Revisão Integrativa com trabalhos disponíveis nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde -BVS e Scientific Electronic Library Online - SciELO e publicados nos anos de 2015 a 2019. Os dados foram coletados em abril de 2020 com uso dos Descritores em Ciência da Saúde - DeCS: ‘atenção primária em saúde’, ‘tratamento’, ‘saúde mental’, ‘Brasil’ e ‘Canadá. O conjunto de dados coletados para produção desse trabalho é constituído por 12 artigos, dos quais emergiram diversas rupturas entre a proposta dos sistemas de saúde e a prática, com destaque a crítica à predominância do discurso de atenção centralizada na doença.
Orientadores:
Jonatha Rospide Nunes
Autores:
Joice Reis De Marchi, Walter Mori Junior
Palavras-chaves:
Atenção Básica, Assistência, Saúde mental, Brasil, Canadá
download

Hanseníase em menores de 15 anos em área hiperendêmica da região norte do Brasil.

1.1.2021
2021
Medicina
Palmas é a capital mais hiperendêmica para hanseníase no Brasil, com transmissão ativa e persistência de focos de transmissão. O objetivo do estudo foi descrever o perfil clínico e epidemiológico da hanseníase em menores de 15 anos avaliados pelo Protocolo Complementar de Investigação Diagnóstico para menores de 15 anos de idade (PCID < 15 anos) em Palmas, Tocantins. Realizou-se um estudo descritivo dos casos diagnosticados e avaliados pelo PCID < 15 anos entre 2016 e 2017. Foram avaliados 71 casos pelo protocolo. Desses, 83,10% tinham nervos acometidos, 92,96% multibacilares, 38,03% com grau 1 ou 2 de incapacidade. O escore OMP variou entre 1 e 6 em 22,54% dos casos. O tempo de aparecimento dos sinais e sintomas foi de 6 meses a 1 ano em 35,21% dos casos. 73,24% tinham pessoas com problema de pele na família; 87,32% tinham pessoas com hanseníase na família. Entre 1 e 26 lesões/manchas de pele foi constatada em 88,73% com perda de sensibilidade. A presença de 1 ou 2 cicatrizes de BCG foi registrada em 90,14% dos casos. A busca dos contatos de casos confirmados e a avaliação em tempo oportuno é crucial para o diagnóstico precoce da hanseníase emcrianças e adolescentes, pois só assim será possível diminuir as fontes de infecção, interromper a cadeia de transmissão, prevenir incapacidades físicas, psicológicas e sociais
Orientadores:
Lorena Dias Monteiro
Autores:
Felipe Batista Rezende, Letícia Cerqueira de Santana, Alexandre Arlan
Palavras-chaves:
Hanseníase; Criança; Adolescente; Epidemiologia Descritiva; Diagnóstico
download

Feocromocitoma: uma causa rara de hipertensão arterial sistêmica a partir de uma revisão integrativa

1.1.2021
2021
Medicina
É importante pontuar o feocromocitoma como uma rara causa de hipertensão arterial sistêmica, tendo em vista sua relevância para a prática médica, a fim de difundir esse conhecimento aos integrantes da área da saúde. O feocromocitoma é considerado um tumor raro, com incidência de 2 a 8 por 1 milhão de adultos e correspondem a 5% de todos os incidentalomas adrenais, podendo chegar a uma incidência de 0,005 a 0,1% na população geral, o tratamento curativo consiste na retirada cirúrgica do tumor, sendo a videolaparoscopia o método de escolha, que apresenta recuperação mais rápida, com menor tempo de internação e menor risco de complicações. O diagnóstico oportuno do feocromocitoma é de natureza singular, a perda do diagnóstico pode acarretar prejuízos devastadores em razão aos seus potenciais complicações cardiovasculares letais.
Orientadores:
Areta Agostinho Rodrigues de Souza
Autores:
Fernanda Macedo Moraes, Giovanna Fernando Pereira Falavigna, João Francisco Maranhão Silva, Lorena Coelho Neves Silva, Luiza Rodrigues Mattiello
Palavras-chaves:
Feocromocitoma, Tumor, Saúde Pública.
download

Fatores associados à dor lombar em profissionais de saúde da unidade de pronto atendimento norte em Palmas - Tocantins

1.1.2021
2021
Medicina
: As dores lombares têm múltiplas causas, podendo ser: genéticas, psicológicas, posturais, comportamentais, por esforços de repetição e traumáticas. Este foi um estudo descritivo, quantitativo, de caráter transversal, no qual a população pesquisada foi composta por profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento Norte de Palmas -TO com adesão de 44 participantes. Os resultados revelam que, da amostra pesquisada, a maior parte era composta por mulheres, na faixa etária de 26 a 35 anos com filhos e, com tempo de serviço médio de dez anos dentro da instituição. Dos profissionais avaliados observou-se a prevalência de dor na região lombar, mas sem incapacidade, com o sono prejudicado e um elevado nível de estresse. Observa-se a necessidade de estudos com maior número de participantes em relação a dor lombar em profissionais de saúde, para assim melhorar a compreensão do assunto, afim de reduzir maiores danos na saúde dos mesmos.
Orientadores:
Tiago Veloso Neves
Autores:
Neumar Inácio Martins Campos Júnior, João Albino Neto
Palavras-chaves:
Dor. Lombalgia. Saúde ocupacional. Profissional de saúde.
download

Estratégias de enfrentamento do problema da síndrome de burnout em profissionais da medicina: Uma revisão sistemática

1.1.2022
2021
Medicina
Introdução: A Síndrome de Burnout (SB) é uma doença relacionada a insatisfação em relação ao seu trabalho. A SB é composta por uma tríade: exaustão profissional, despersonalização e ausência de realização profissional. Essa doença é recorrente em profissionais da saúde por estes atuarem diretamente com a vida humana, situações de estresse crônico, além de problemas relacionados a fatores organizacionais do próprio ambiente de trabalho. Desenvolvimento: O objetivo deste estudo é elencar propostas de intervenção eficazes no enfrentamento da SB dentre a população médica, assim como demonstrar a importância das estratégias para uma melhora no ambiente de trabalho e na saúde integral do médico. Esta revisão sistemática fundamentou-se na busca de literatura relacionada a presença de SB na população médica, realizada nas bases de dados SCIELO, Cochrane Library, LILACS e PUBMED; com a utilização dos seguintes: Síndrome de Burnout, Burnout e Médicos. Os artigos selecionados para compor este trabalho foram avaliados de acordo com critérios de inclusão (publicações realizadas nos últimos 10 anos que avaliavam a presença da SB apenas entre a população médica, escritas nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa) e exclusão (artigos que não possuíam texto on-line integral e/ou traduzido para a língua portuguesa). A busca resultou em 219 artigos, dos quais apenas 7 foram incluídos na revisão após aplicação dos critérios. Os resultados demonstraram diferentes formas de enfrentamento a SB, relacionadas ao repouso do trabalhador e à sua modulação psíquica e emocional, além do fator organizacional do ambiente de trabalho. Considerações finais: A SB é negligenciada dentre os médicos e serviços de saúde, uma realidade que deve ser alterada com a implementação de estratégias de enfrentamento do problema em âmbito pessoal e profissional, como a aplicação de grupos de apoio e melhor organização dos serviços de saúde em relação a horários trabalhados e de descanso pós turno.
Orientadores:
Aline Aires
Autores:
Beatriz Saras R. Leopoldino, Camila Lima Magalhães
Palavras-chaves:
: Síndrome de Burnout; Burnout; Médicos
download

Efeitos do isolamento social devido à pandemia do coronavírus na saúde mental de estudantes de medicina em faculdade particular de Palmas/TO

1.1.2021
2021
Medicina
Este estudo objetivou investigar os efeitos do isolamento social na saúde mental e aprendizagem dos estudantes de medicina de uma instituição privada de Palmas, TO. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem quantitativa. O instrumento utilizado foi um questionário online elaborado na ferramenta Googleforms. As perguntas foram divididas em: Informações gerais, informações sobre aprendizagem e informações sobre saúde mental. Concluiu-se que, o isolamento social e as mudanças nos processos de ensinoaprendizagem afetaram significativamente a saúde mental e aprendizagem dos estudantes da instituição estudada. Sendo possível identificar aspectos que facilitaram e dificultaram o processo de transição para esta nova realidade educacional no ensino superior. Deste modo, ficou evidente a necessidade destas instituições criarem espaços de diálogo, onde sejam criadas estratégias para fortalecer aspectos que facilitaram e minimizar os que dificultaram odesenvolvimento das atividades acadêmicas, tanto nas dimensões da saúde mental como do processo de ensino-aprendizagem.
Orientadores:
Jonatha Rospide Nunes
Autores:
Marcio Adriano G. F. Filho, Katlen Kamilla G. Dos Santos
Palavras-chaves:
Saúde Mental; Aprendizagem; Estudantes de Medicina; Isolamento social; Pandemia.
download

Depressão em gestantes de alto risco: Uma revisão integrativa

1.1.2021
2021
Medicina
O período gestacional é uma fase de grande vulnerabilidade nas mulheres. A alteração de humor, indisposição e sentimento de culpa são frequentes e, muitas vezes, podem representar o início de um quadro depressivo. Dessa forma, foi realizada uma revisão integrativa de literatura com o objetivo de identificar e avaliar a depressão em gestantes de alto risco e os fatores relacionados a sua incidência. O levantamento bibliográfico abrangeu publicações nacionais e internacionais, disponíveis nas bases de dados Scielo, PubMED e BVS, sendo usadas 10 referências. Os resultados revelaram que aspectos interpessoais como relacionamentos com a família e o parceiro, histórico de depressão pregressa, uso de drogas ilícitas e as próprias comorbidades do alto risco estão associados com o desenvolvimento da depressão pré-natal. Essas mulheres podem apresentar uma resposta psicológica superior quando comparadas a gestantes de risco habitual. Por isso, observa-se a necessidade de avaliar a paciente de forma holística e multifacetada, a fim de realizar um diagnóstico precoce e minimizar os riscos para mãe e filho.
Orientadores:
Jonatha Rospide Nunes
Autores:
Ana Luisa Soares Melo, Mirelly Karoline Cunha
Palavras-chaves:
Depressão; Gravidez; Alto risco.
download

Contaminação em superfícies de uti após limpeza/desinfecção no Brasil: Uma revisão integrativa

18.10.2020
2021
Medicina
Introdução: as superfícies de UTI podem ser colonizadas por microrganismos resultando em risco para os pacientes através das infecções relacionadas à assistência à saúde. Objetivo: identificar a contaminação de superfícies de UTI antes e após processos de limpeza/desinfecção. Metodologia: realizou-se uma busca sistemática da literatura nas bases de dados SCIELO, LILACS, PUBMED, MEDLINE e Periódicos da CAPES. Descritores usados: unidade de terapia intensiva, antígenos de superfície, bactéria, microbiota, desinfecção, serviço hospitalar de limpeza. Resultados: foram selecionados artigos publicados no período de 2010 a 2020, nos idiomas português e inglês, contendo estudos desenvolvidos no Brasil. A busca resultou em 53 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 07 para compor a revisão. Os resultados apontam que 100% dos artigos analisados apresentaram algum grau de contaminação microbiológica nas superfícies de UTI após o processo de limpeza/desinfecção. Múltiplos fatores estão envolvidos com a eficiência do processo e a remoção dos microrganismos, como: produtos, procedimentos, técnica de fricção ou desempenho dos responsáveis pela execução. Também pode ocorrer pós desinfecção a contaminação cruzada das superfícies pelas mãos dos profissionais. Conclusão: recomenda-se a padronização dos procedimentos de limpeza/desinfecção, criação de rotinas de monitoramento, incentivo à higiene das mãos, bem como, a realização de novos estudos detalhando a ação dos produtos e as técnicas mais eficazes.
Orientadores:
Aline Aires
Autores:
Keiliane Cirilo Lima, Mayara Azevedo R Lourenzo, Nathallya Bezerra Almeida
Palavras-chaves:
Unidade de terapia intensiva. Antígenos de superfície. Microbiota. Desinfecção. Serviço hospitalar de limpeza
download

A influência de diferentes propostas curriculares na saúde mental dos alunos dos cursos de medicina.

1.1.2020
2021
Medicina
Os currículos para o curso de medicina apontam para uma busca de inovações no ensino a fim de levar a uma formação que não comprometa a saúde mental dos discentes. Este artigo procurou abordar a influência que as metodologias têm no bem-estar dos acadêmicos, por meio de uma revisão integrativa, levando em conta o conteúdo abordado, assim como a didática oferecida por elas. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, seis artigos foram selecionados. Observou-se que durante a vida acadêmica, existem muitos fatores dentro dos métodos de ensino que predispõem a um adoecimento. Nos achados dos estudos analisados, a metodologia aprendizagem baseada em problemas obteve melhor assertividade frente ao modelo tradicional, na qual os alunos submetidos a um método mais prático e instrutivo, produz menos manifestações clínicas de doenças mentais. Compreende-se a necessidade de mudanças nos seus formatos para que haja uma redução na prevalência de doenças mentais.
Orientadores:
Itamar Magalhães Gonçalves
Autores:
Raissa Cirqueira de Oliveira, Ana Paula Vieira Corcino
Palavras-chaves:
metodologias; saúde mental; medicina.
download

Carcinoma do ducto salivar

1.1.2021
2021
Medicina
O carcinoma do ducto salivar (CDS) é um tumor raro que se origina das glândulas salivares maiores (parotidas, submandibulares e sublinguais) ou das salivares glândulas menores. Apresenta semelhança histológica com o carcinoma de ducto mamário (CDM) de alto grau. É um tumor agressivo, de rápida progressão e com alta taxa de mortalidade, acometendo majoritariamente homens na sexta ou sétima década de vida. Este trabalho tem por objetivo relatar um caso de CDS agressivo e fatal. O paciente deste estudo apresentou uma massa dolorosa, normocrômica e endurecida na região do mento, além de discreta linfoadenopatia submandibular bilateral. O exame de tomografia computadorizada mostrou uma lesão nodular circunstrita mal definida, isodensa, na região mentual, com comprometimento ósseo. Foi feita a biópsia incisional. A análise histopatológica mostrou uma neoplasia de origem glandular não encapsulada invadindo o tecido muscular. As reações imuno-histoquímicas para citoqueratinas (CK) AE1/AE3, CK7 e c-erbB-2 (HER2/neu) foram positivas. O diagnóstico foi CDS. Devido à rápida evolução do tumor e à presença de metástases à distância, o tratamento não foi bem sucedido e o paciente veio a óbito sete meses após diagnóstico. O CDS pode apresentar positividade para marcadores como receptores de andrógenos (AR), c-erbB-2 (HER2/neu), dentre outros, alguns também presentes no CDM.
Orientadores:
Ana Cláudia Rosa Garcia
Autores:
Luiza Rodrigues Mattiello, Juliana Reis de Sousa Zacarias
Palavras-chaves:
adenocarcinomas; neoplasias bucais; imuno-histoquímica
download

Carcinoma epidermoide intraoral em Palmas, Tocantins: uma análise de incidência

1.1.2021
2021
Medicina
O carcinoma epidermoide oral (CE) é um neoplasma com diferenciação escamosa originado no epitélio das mucosas da cavidade bucal, além de ser a neoplasia maligna de cabeça e pescoço mais comum, excluindo-se os carcinomas de pele não-melanomas. Os Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP) são sistemas de informações relacionados ao Instituto Nacional do Câncer (INCA), específicos para a oncologia, que coletam, classificam e analisam os casos novos de câncer diagnosticados em moradores de uma área geográfica específica, permitindo conhecer a incidência de câncer daquela área. O presente trabalho objetivou realizar uma análise do RCBP da cidade de Palmas, Tocantins, Brasil, em um período de seis anos (2008-2013), comparado com o número de casos diagnosticados em um único serviço de atendimento municipal (Centro de Especialidades Odontológicas- CEO), no mesmo intervalo de tempo (2014-2019). Em ambos os casos, houve prevalência entre homens acima de 50 anos, o que confirma os dados epidemiológicos da OMS e do INCA relacionados ao CE. Em relação à raça, no RCBP houve predomínio da raça parda, enquanto no CEO houve predomínio da raça branca, possivelmente pelo maior número de casos em CE de lábio. Em relação à localização das lesões, no RCBP houve predomínio de CE em base de língua, enquanto no CEO houve predomínio de lesões em outras localizações. Diante destes resultados, acredita-se que (1) embora o RCBP seja um meio confiável de registro de câncer, os dados referentes à incidência de CE na população de Palmas podem estar subestimados, já que, em um mesmo intervalo de tempo, um único serviço da cidade (CEO) registrou o mesmo número de casos notificados no último RCBP; ou (2) houve um aumento real incidência de CE na população de Palmas, o que poderá ser evidenciado com a próxima divulgação de dados de registro do RCBP no período correspondente aos registros do CEO (2014-2019). Desta forma, ressalta-se a importância dos exames anatomopatológicos para a confirmação diagnóstica e a necessidade da notificação da doença pelos profissionais aos setores responsáveis, o que permite uma ampla coleta de dados epidemiológicos para o desenvolvimento de ações que minimizem os riscos do CE.
Orientadores:
Ana Cláudia Rosa Garcia
Autores:
Hugo Henrique Pereira Vaz Filho, Paula Duran Marquez de Souza
Palavras-chaves:
carcinoma de células escamosas; boca; notificação de doenças; epidemiologia; incidência
download

Câncer de próstata resistente à castração não metastático: uma revisão integrativa

12.11.2020
2021
Medicina
O objetivo geral deste artigo é realizar uma revisão integrativa a fim aprimorar o conhecimento científico sobre os guidelines disponíveis para o manejo câncer de próstata resistente à castração não metastático A problemática da pesquisa aborda qual o consenso sobre o tratamento do câncer de próstata resistente à castração não metastático. A metodologia utilizada para confecção deste estudo foi a revisão integrativa, onde o mesmo foi feito com base nas seis características desse tipo de revisão, de forma que se iniciou com a pergunta norteadora do estudo, formulando o problema de pesquisa. A partir da análise dos estudos, pôde-se inferir que as recomendações devem ser vistas como um guia para a conduta clínica, onde profissional médico deve tomar a decisão final sobre a estratégia de tratamento mais adequada, que pondere os benefícios e malefícios que esta pode acarretar, levando em conta comorbidades prévias do paciente.
Orientadores:
Areta Agostinho Rodrigues de Souza
Autores:
Lorena Coelho Neves Silva, João Francisco Maranhão Silva, Fernanda Macedo Moraes, Giovanna Fernando Pereira Falavigna
Palavras-chaves:
Pacientes, Câncer de Próstata, Castração Não Metastático
download

Análise fitoquímica e avaliação da atividade 2 antioxidante das folhas de cariniana estrellensis

1.1.2023
2023
Medicina
A variedade das moléculas que constituem os metabólitos secundários, principalmente os em que têm efeito antioxidante, são de suma importância para o uso de seus extratos na prevenção de doenças cancerosas e outras patologias. Devido à ação antioxidante de compostos secundários, como os fenólicos e os cumarinicos, presentes nos extratos de muitas plantas, há uma relação com a redução dos danos oxidativos celulares originados por espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, bem como na prevenção de cânceres, mutações e outras doenças crônicas degenerativas, sendo a Cariniana estrellensis, que é também popularmente conhecida como jequitibá branco, rica nesses compostos secundários. Trata-se de uma espécie arbórea climática neotropical, predominante no cerrado brasileiro, na qual tem uso medicinal recomendada para inflamações de mucosas e faringite. Este trabalho teve como objetivo, determinar e caracterizar os compostos químicos presentes nas folhas de C. estrellensis e avaliar a atividade antioxidante das mesmas. Na avaliação da atividade antioxidante, foi utilizado o método de sequestro do radical livre DPPH (1,1-Diphenyl-2-picryl-hydrazil). O conteúdo fenólico total foi quantificado pelo método de Folin-Ciocalteu em conjunto com o método de precipitação da caseína. Com os percentuais dos compostos secundários, principalmente os de efeito antioxidante, demonstrou que extratos de folhas de C. Estrellensis têm efeito análogo ao do ácido ascórbico, um potente antioxidante encontrados em frutas cítricas
Orientadores:
Aline Aires Aguiar
Autores:
César Auladino Leite Filho, Jordana Lucio Garcia, João Victor Morais Silva
Palavras-chaves:
Cariniana estrellensis; fenóis; cumarinas; antioxidante
download

Análise do uso de psicotrópicos na Atenção Primária À Saúde por uma revisão integrativa

1.1.2023
2023
Medicina
Resumo: Este estudo objetiva realizar uma revisão integrativa, de modo a descrever a prevalência do uso dos psicotrópicos na atenção primária à saúde a partir das publicações científicas sobre o tema. Utiliza-se, então, a revisão integrativa como metodologia, onde foram aplicadas as seis etapas que caracterizam esse tipo de revisão, coletando informações nas bases de dados acessíveis de acordo com os descritores: “atenção primária”, “psicotrópicos”, “prescrição médica”, num período compreendido entre 2012 e 2019, redigidas nos idiomas inglês e português, que englobam obras/artigos, periódicos e revistas, cujo tema envolve os psicotrópicos, contemplando uma amostra de 13 artigos selecionados, sendo que cada obra foi analisada de maneira rigorosa, para que houvesse a sumarização do conhecimento. A prevalência do uso do psicotrópicos na APS, teve variações, visto que a menor taxa encontrada foi de 7,3%, e a maior de 63,8%. De forma que a média brasileira da prevalência do uso dos fármacos psicotrópicos ficou entre 5,2 e 10,2%, elevando o alerta para a fármaco-dependência relacionada ao uso de benzodiazepínicos, mas também de outras classes, como antidepressivos, seguidos de agentes antiepiléticos, antipsicóticos, anorexígenos ou dopaminérgicos. O presente estudo foi capaz de delinear uma perspectiva limitada, mas que pode servir de comparativo para a realidade do uso de psicotrópicos na APS do Brasil, a fim de investigar lacunas e entraves que levaram ao cenário atual de problema de saúde pública. Para que sejam implementadas intervenções de medidas sanitárias e socioeconômicas, tornando a assistência à saúde mental na APS efetiva e promotora do bem-estar dos usuários.
Orientadores:
Jonatha Rospide Nunes
Autores:
João Luiz R. da Costa, Lucas Oliveira Moromizato
Palavras-chaves:
Prevalência. Psicotrópicos. Atenção Primária À Saúde.
download

Análise do perfil clínico, sociodemográfico e terapêuticas aplicadas em traumas por ferroadas de arraias em palmas, Tocantins.

1.1.2023
2023
Medicina
Introdução: Os traumas/acidentes por arraias de água doce do gênero Potamotrygon são comuns na bacia dos rios Tocantins-Araguaia. Objetivo: Caracterizar o perfil clínico, sociodemográfico e as terapêuticas aplicadas em traumas por ferroadas de arraias nos anos de 2018 a 2019. Metodologia: Estudo descritivo com dados de 189 prontuários eletrônicos de pacientes atendidos por profissionais médicos nas duas Unidades de Pronto Atendimentos de Palmas. Resultados: predominou o sexo masculino (75,66%), faixa etária entre 21 e 50 anos (69,31%), cor parda (48,15%). Os acidentes ocorreram predominantemente nos meses de junho a setembro (46,56%) e em moradores do Plano Diretor Sul de Palmas (22,76%). O tempo de procura para atendimento em até 24 horas foi de 61,90%. Houve domínio de sinais e sintomas locais (91,53%) e classificação de risco amarela (61,38%). Apresentaram complicações 17,46% dos pacientes e 7,41% geraram encaminhamentos. As terapêuticas mais empregadas foram os analgésicos locais e sistêmicos, incluindo opioides (61,90%), anti-inflamatórios (61,38%) e antibióticos (59,26%). Conclusão: Os danos causados por arraias representam um problema de saúde pública nas regiões banhadas por rios e lagos, sendo estes agravados por ainda não existir um tratamento específico para este tipo de acidente. Há a necessidade de protocolos específicos para esse atendimento, bem como de treinamento adequado para profissionais de saúde no manejo dessa condição.
Orientadores:
Itamar Gonçalves Magalhães
Autores:
Isabor Locatelli Fernandes da Cunha, Isadora Coelho Guimarães, Bárbara Fontinele Castro de Araújo
Palavras-chaves:
Arraias de água doce. Animais venenosos. Epidemiologia. Terapêutica.
download

Aids no estado do Tocantins: perfil de casos e análise de tendência da epidemia.

1.1.2020
2021
Medicina
Introdução: A AIDS é um grave problema de saúde pública. Objetivo: Analisar o perfil e a tendência da epidemia da AIDS no estado do Tocantins no período de 2008 a 2018. Metodologia: Estudo ecológico de série temporal baseado em dados epidemiológicos de AIDS oriundos do Ministério da Saúde. A análise de tendência incluiu modelos de regressão de Poisson por pontos de inflexão. Resultados: No período, foram notificados 2.182 casos de AIDS. Houve significativo aumento na incidência de AIDS no período de 2008 a 2018 na população geral (AAPC: 3,1; IC:0,2 a 6,0), população masculina (AAPC: 5,7; IC: 3,2 a 8,2) e proporção de casos por transmissão vertical (AAPC: 13,8; IC: 6,4 a 21,7). No mesmo período, houve queda significativa na incidência em crianças (AAPC: -7,2; IC: - 13,9 a -0,0), na proporção de casos em brancos (AAPC: -10,1; IC: -15,6 a -4,2), negros (AAPC: -12,0; IC: -19,9 a -3,3) pardos (AAPC: -8,0; IC: -12,2 a -3,6) e baixa escolaridade (AAPC: -15,6; IC: -19,6 a - 11,4). Conclusão: O aumento na incidência da AIDS no Tocantins requer esforços integrados dos serviços de saúde, melhor qualidade das intervenções assistenciais e intervenções sociais para redução da transmissão do vírus e, consequentemente, da AIDS.
Orientadores:
Lorena Dias Monteiro
Autores:
Amanda Munique Brandão Lima Alves, Gabriela Cabral Moraes, Edson José De Aleluia Júnior, Letícia Cerqueira De Santana
Palavras-chaves:
AIDS; Epidemiologia; Estudos de Séries Temporais.
download

Avaliação de risco de desenvolvimento da Síndrome de Burnout entre docentes do curso de Medicina de uma Instituição de e Ensino do Norte do Brasil.

24.5.2024
2024
Medicina
O ambiente de trabalho pode ser um local adoecedor, ainda mais para os profissionais que praticam a dupla jornada, sendo esse o caso dos docentes médicos. O presente estudo teve como objetivo identificar o risco de desenvolvimento da Síndrome de Burnout em docentes médicos da Afya Palmas. Para tal, foi aplicado o questionário elaborado e adaptado por Chafic Jbeili, inspirado no MBI (Maslach Burnout Inventory) e um questionário que abordou questões sociodemográficas, laborais e de saúde mental. Dos 54 participantes da pesquisa 20,37% classificam-se em possibilidade de desenvolver Síndrome de Burnout, 61,11% se encontram na classificação de fase inicial da Síndrome de Burnout, 16,67% em início da instalação e 1,85% em fase considerável. Diante desses resultados preocupantes, torna-se evidente a necessidade de elaboração e implantação de medidas de suporte para melhorar as condições e o ambiente de trabalho, evitando danos físicos e mentais à saúde dos docentes médicos da Afya Palmas.
Orientadores:
Sara Rodrigues Renovato
Autores:
Alícia Araújo Jorge, Ana Rute Cavalcante Damasceno, Lara Oliveira Brito, Melissa Frizon Ferreira
Palavras-chaves:
Docentes; Síndrome de Burnout; Medicina
download

Uso indiscriminado de medicamentos psicoestimulantes e o desempenho acadêmico em estudantes de medicina a curto e longo prazo.

23.5.2024
2024
Medicina
Esta pesquisa, teve como objetivo descrever através de evidências científicas o quanto o uso indiscriminado de medicamentos psicoestimulantes pelos estudantes de medicina afetam o rendimento acadêmico. O presente estudo refere-se a uma revisão integrativa de ISSN 1678-0817 Qualis B2 literatura, de caráter descritivo-exploratório, seguindo as etapas da metodologia proposta por Mendes, Silveira e Galvão, 2008. A pesquisa para o estudo foi realizada a partir do levantamento bibliográfico nas bases de dados científicas das bibliotecas virtuais: MEDLINE e LILACS. Os resultados mostraram que a análise das motivações para o uso indiscriminado de medicamentos psicoestimulantes entre estudantes de medicina revelou uma série de fatores subjacentes a essa prática. Os estudantes, muitas vezes, recorrem a essas substâncias com a intenção de aprimorar sua capacidade cognitiva e enfrentar o grande volume de estudos e demandas acadêmicas. Contudo, é preocupante observar que essa busca por melhorias no rendimento muitas vezes ocorre à margem de uma avaliação médica adequada. Assim, diante dos principais achados na literatura é evidente a urgência de abordar esse fenômeno de forma abrangente e multidisciplinar. Os estudos revisados demonstraram uma prevalência preocupante do uso dessas substâncias, muitas vezes sem a devida supervisão médica, indicando uma tendência alarmante de automedicação para enfrentar as demandas acadêmicas.
Orientadores:
Aline Aires Aguiar
Autores:
Eduarda Righi, Gabriel Tavares Maciel Luz Costa, Jovanna Bezerra Varão, Maria Victória Paulino Soares Carvalho
Palavras-chaves:
Estimulantes do Sistema Nervoso Central; Substâncias para Melhoria do Desempenho; Estudantes de Medicina.
download

Perda de memória secundária à covid-19: Uma revisão integrativa.

22.5.2024
2024
Medicina
Este estudo aborda os impactos da pandemia de COVID-19, que afetou a vida de milhões de pessoas globalmente, destacando-se pela realização de diversas pesquisas que visam seu combate. Entre os achados, a associação entre a COVID-19 e a perda de memória se destaca, apontando mecanismos como a invasão viral direta do sistema nervoso central e a neuroinflamação como fatores contribuintes. O objetivo principal desta revisão é fornecer um panorama atual e relevante sobre a perda de memória associada ao COVID-19, enfatizando a importância de compreender tais mecanismos para o desenvolvimento de estratégias eficazes de tratamento e prevenção. Ao consolidar dados atuais, esta pesquisa busca contribuir para o corpo de conhecimento existente, oferecendo insights valiosos para profissionais da saúde e pesquisadores na área. A metodologia adotada inclui a análise de estudos recentes que examinam a relação entre a COVID-19 e distúrbios de memória, permitindo uma compreensão mais profunda das consequências neurológicas do vírus. Os resultados desta revisão destacam a necessidade urgente de abordagens terapêuticas que considerem os efeitos neurológicos da COVID-19, incluindo a perda de memória, como um aspecto crítico no manejo da doença. Em conclusão, este estudo reforça a complexidade dos impactos da COVID-19 no sistema nervoso central e a importância de continuar explorando as conexões entre o vírus e distúrbios de memória para melhorar os desfechos clínicos dos afetados.
Orientadores:
Itamar Magalhães Gonçalves
Autores:
Felipe Castanheira Botelho, Gabriel Macedo, Henrique Centrone Campos, José Gustavo Rosso
Palavras-chaves:
COVID-19. Distúrbios de memória. Memory Disorders. Sequelas.
download

Fatores Associados às Reações Hansênicas no Brasil.

22.5.2024
2024
Medicina
O estudo visa descrever as características e fatores associados ao desenvolvimento de reações hansênicas no Brasil no período de 2005 a 2021, com base nos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Dos 66.481 casos registrados, a maioria ocorreu em homens (66,4%), especialmente pardos (54,4%), com idades entre 35 e 49 anos (29,4%) e níveis de escolaridade baixos (35,2%). A forma clínica mais comum foi a dimorfa (40,6%), sendo a Reação Tipo 1 a mais prevalente (13,6%). A frequência de reações foi maior em pacientes multibacilares em comparação com paucibacilares, contrariando a literatura existente. Isso ressalta a importância de estudos mais aprofundados e acompanhamento criterioso desses perfis de pacientes para um manejo clínico eficaz. O aprimoramento do registro clínico, diagnóstico e tratamento, juntamente com um monitoramento rigoroso, são fundamentais para identificar e tratar precocemente as reações hansênicas, com o objetivo de reduzir as incapacidades associadas a essas condições e melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados.
Orientadores:
Tiago Veloso Neves
Autores:
Amanda Martins Bastos Mendonça, Anna Luísa Ribeiro Acácio, Rayssa Barros Miranda, Victoria Bernardes Rodrigues da Silva
Palavras-chaves:
Hanseníase. Reações hansênicas. Epidemiologia. Sinais e sintomas.
download

Disfunção erétil secundária à covid-19: revisão integrativa.

25.5.2024
2024
Medicina
Objetivo: Realizar uma análise epidemiológica com dados da disfunção erétil em decorrência da COVID-19. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada a partir de um levantamento bibliográfico nas bases de dados PubMed (U.S. National Library of Medicine) e SciElo (scientific electronic library online) com os seguintes descritores: ‘’Disfunção Erétil, Covid-19’’ e seu equivalente em inglês ‘’Erectile Dysfunction, Covid19’’, correspondentes ao período de 2021 a 2023. Para seleção dos estudos, foram lidos artigos grátis disponíveis nas plataformas publicados no período supracitado nos idiomas inglês e português. Além disso, foram excluídos artigos que estivessem dissonantes com os descritores, assim como estudos que não fossem grátis e os que foram publicados fora da data alvo. Resultados: foram pleiteados 128 estudos com base nos descritores, entretanto, após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, apenas 6 artigos foram selecionados para compor o corpo do presente estudo e, em seguida, submetidos à análise minuciosa para extração responsável e imparcial de informações. Conclusão: Os estudos analisados mostraram uma associação significativa entre a infecção prévia por COVID-19 e o risco aumentado de desenvolvimento de DE, especialmente após a recuperação. Além da importância de considerar os fatores psicológicos, como ansiedade e depressão, como contribuintes para essa condição.
Orientadores:
Itamar Magalhães Gonçalves
Autores:
Clarissa Fachetti Carvalho, Daniel Lucca Caetano de Oliveira, Erick Martins Bernardes, Maria Luiza Arrais de Alcantara Melo
Palavras-chaves:
Disfunção erétil, COVID-19, Impotência sexual.
download

Análise epidemiológica das doenças diarreicas agudas das regiões de saúde do estado do Tocantins: sua incidência e sua gravidade nos anos de 2019 a 2022.

22.5.2024
2024
Medicina
Este estudo investiga a epidemiologia das Doenças Diarreicas Agudas (DDA) no Estado do Tocantins, Brasil, de 2019 a 2022, enfatizando sua associação com condições socioeconômicas desfavoráveis e seu papel como causa significativa de morbimortalidade. Método: O artigo usa uma abordagem quantitativa descritiva baseada em dados secundários do Sistema Informatizado de Vigilância Epidemiológica das DDA e doSistema de Informações Hospitalares (SIH). Objetivo: O estudo visa mapear o perfil epidemiológico das DDA no estado e analisar a incidência dessas doenças nas oito regiões de saúde do Tocantins (Capim Dourado, Ilha do Bananal, Cantão, Amor Perfeito, Sudeste, Médio Norte Araguaia, Bico do Papagaio e Cerrado Tocantins Araguaia), comparando-as com estatísticas nacionais, para identificar áreas de risco e orientar intervenções eficazes. Resultado: Pode-se observar um maior índice de internações naqueles menores de 10 anos; uma maior incidência de internações por DDA no Tocantins em relação ao Brasil, assim como a presença de um perfil epidemiológico desfavorável, considerando potencial de complicações e internações no Estado. Considerações Finais: Após análise de dados foi apurado que o Tocantins o tem piores indicadores em comparação com o Brasil e as microáreas: “Amor Perfeito”, “Médio Norte Araguaia” “Bico do Papagaio” e “Cerrado Tocantins Araguaia” apresentam piores indicadores em relação à média estadual e nacional na questão de incidência e que as microáreas: “Ilha do Bananal”, “Médio Norte Araguaia”, “Cerrado Tocantins Araguaia” e “Capim Dourado” apresentam as maiores taxas de internação. sendo necessário um plano de ação direcionado a essas áreas a fim de melhorar as métricas observadas.
Orientadores:
Daniel Borini Zemuner
Autores:
George Antonios Ferreira Issa Haonat, Renata de Andrade Marques, Elaine Cristina Gomes da Silva, Camila Magalhães de Melo
Palavras-chaves:
Diarreia. Tocantins. Saúde Pública. Incidência. Brasil.
download

Associação entre o afastamento do trabalho pelo trabalhador como tratamento de LER/DORT.

28.5.2024
2024
Medicina
As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são preocupações constantes na área de saúde ocupacional devido à sobrecarga funcional. O afastamento do trabalho visa melhorar a saúde dos trabalhadores diagnosticados com LER/DORT. Porém, existem fatores que interferem na evolução favorável deste processo, como momento adequado para o afastamento. O objetivo deste estudo foi verificar se o afastamento do trabalho está associado a maior chance de cura. Métodos: estudo observacional de caráter longitudinal, por meio da coleta de dados realizada a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação no período de 2007 a 2021. Resultados: Por meio da Odds-Ratio pode-se compreender que aqueles indivíduos que melhoram com o afastamento do trabalho apresentam 85% mais chance de evoluir para a cura comparados aos indivíduos que pioram com o afastamento do trabalho. Conclusão: os resultados demonstram que aqueles indivíduos que melhoram com o afastamento do trabalho apresentam uma maior chance de evoluir com cura quando comparados aos indivíduos que pioram com o afastamento do trabalho. Entretanto, sua contribuição é questionável em razão da necessidade da inclusão de outros fatores determinantes para a evolução do paciente, os quais não estão presentes na análise do estudo.
Orientadores:
Tiago Veloso Neves
Autores:
Gean Carlos Tavares Pereira, Glaubhio Vicente Neres De Souza, Sarah Gabrielly Marques Stival, Vinicius Lopes Nunes Gomes
Palavras-chaves:
LER-DORT; Transtornos traumáticos cumulativos; Distúrbio osteomuscular Relacionado ao Trabalho.
download

Perfil epidemiológico da sífilis em gestantes admitidas em uma maternidade pública de Palmas - TO nos anos de 2019 a 2022.

29.5.2024
2024
Medicina
Objetivo: descrever o perfil epidemiológico das gestantes com sífilis admitidas em uma maternidade pública de Palmas - TO, de 2019 a 2022. Métodos: realizou-se estudo descritivo utilizando dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan Net). Resultados: foram identificadas 198 gestantes com sífilis; predominaram as pardas (90,91%), com idade entre 20 a 34 anos (64,65%), baixa escolaridade (41,93%) e diagnóstico tardio (85,86%); no momento da notificação, a maioria estava no 3º trimestre (85,85%); observou-se falta de informações sobre o tratamento das gestantes (41,41%) e dos parceiros (72,22%); em 2,53% dos casos há registro de tratamento do parceiro. Conclusão: é fundamental o papel da atenção primária na educação em saúde da comunidade acerca da sífilis gestacional e na adoção de estratégias para aprimorar a assistência pré-natal, a fim de reduzir as taxas de infecção materna e seus desfechos negativos.
Orientadores:
Ana Mackartney de Souza Marinho
Autores:
Bianca Cardoso Oliveira, Daniela Paranhos Borges, Marco Antônio Araújo Lucena, Ana Victória e Silva Pezzini
Palavras-chaves:
Epidemiologia Descritiva; Sífilis; Gestantes; Cuidado Pré-natal.
download

Prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e as ações na atenção primária: revisão integrativa.

22.5.2024
2024
Medicina
Introdução: O estudo se concentra na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na Atenção Primária à Saúde, uma área crucial para a saúde pública. O objetivo é avaliar estratégias eficazes na prevenção das ISTs e como estas são implementadas na Atenção Primária, proporcionando cuidados de saúde mais integrados e focados na prevenção. Objetivos: Identificar e analisar as estratégias de prevenção das ISTs na Atenção Primária, com vistas a entender como essas ações podem ser otimizadas para melhor atender às necessidades da população. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa com seleção de artigos nas bases de dados Pubmed/Medline, Portal Periódicos Capes, Scielo e Cochrane Library, com os descritores: “sexually transmitted infections”, “Primary health care”, “primary care” e “Prevention”. incluídos artigos com publicação de 2006 a 2022 com os idiomas em inglês e português, Resultados: Foram identificadas as principais medidas na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na atenção primária, tais como rastreio, diagnóstico precoce, tratamento adequado, acesso à saúde e educação sexual, entre outros. Considerações finais: O estudo revela estratégias eficazes na prevenção das ISTs, destacando a importância de intervenções educacionais, acesso a métodos preventivos e a integração dessas estratégias na rotina da Atenção Primária.
Orientadores:
Thompson Turíbio
Autores:
Carlos Augusto de Sousa França, Eduardo Lourenço de Sousa Leal, Gabriel Camargo Gonçalves Cunha, Luiz Gustavo Pereira e Silva
Palavras-chaves:
Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Atenção Primária à Saúde. Saúde Pública. Estratégias de Saúde. Promoção de Saúde.
download

Efeito da pandemia do covid-19 nas mortes decorrentes de problemas circulatórios: análise no estado do Tocantins, Brasil, 2020 e 2021.

21.5.2024
2024
Medicina
Objetivo: Descrever a mortalidade por doenças cardiovasculares (DCV) no Estado do Tocantins durante os anos de 2020 e 2021, com base em projeções calculadas a partir de dados de óbitos registrados entre 2015 e 2019. Métodos: Estudo retrospectivo e transversal, utilizando-se dados secundários públicos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e DATASUS. Foram analisados os óbitos por DCV em indivíduos com mais de 20 anos, aplicando-se métodos de regressão e modelos aditivos generalizados para ajustar sobre-dispersão e capturar tendências não lineares dos dados. Resultados: Alterações no número de óbitos por DCV foram observadas no Tocantins nos anos de 2020 e 2021, com reduções de óbitos totais de 6,06% e 2,72%, respectivamente. Houve um aumento entre o sexo masculino para os dois anos analisados, com incrementos de 0,42% em 2020 e 13,8% em 2021. Adicionalmente, o município de Araguaína apresentou uma diminuição no número de óbitos, registrando reduções de 29,4% em 2020 e 26,2% em 2021. Conclusão: A pandemia afetou a mortalidade por DCV no Tocantins, ressaltando a necessidade de abordagens de saúde pública que considerem as desigualdades no acesso aos cuidados, demografia, bem como a importância de manter intervenções de controle e prevenção de DCV.
Orientadores:
Lorena Dias Monteiro
Autores:
André Marlon Santos de Carvalho, Tayná Pinto de Rezende Nobre da Silva, Vanessa Layanne Gundim de Araújo
Palavras-chaves:
Doença Cardiovascular, Saúde Pública, Mortalidade, COVID-19, Doenças não Transmissíveis
download

A adesão ao autocuidado de idosos com Diabetes Mellitus tipo 2.

22.5.2024
2024
Medicina
Objetivo: buscar na literatura estudos que evidenciam a adesão ao autocuidado de idosos portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Métodos: trata-se de uma revisão integrativa, baseada em uma pesquisa bibliográfica descritiva sobre a adesão ao autocuidado de idosos portadores de DM2.Resultados: a maior parte dos idosos demonstrou adesão insatisfatória ao autocuidado com o diabetes e as suas manifestações. O idoso ainda possui muita dificuldade em entender o risco que as complicações do diabetes mellitus podem acarretar para sua vida, visto que deve ser uma preocupação da população idosa, pois o pé diabético, assim como a retinopatia diabética, e outras complicações macrovasculares e microvasculares da DM 2, refletem a fragilidade com consequentes prejuízos em série que potencializam o surgimento de incapacidades geriátricas. Dieta adequada e cuidado com os pés sobressaiu entre idosos, contudo as variáveis como automonitorização da glicemia, exercício físico e correta adesão ao tratamento medicamentoso ainda apresentam-se como falhas em alguns estudos Conclusão: há necessidade da efetivação das intervenções educativas em saúde. Visto que, para que o autocuidado seja satisfatório, essa prática deve ser contínua, na qual a realização da intervenção de forma elucidativa poderá interferir diretamente nos aspectos clínicos do processo da doença.
Orientadores:
Anne Caroline Dias Neves
Autores:
Alanne Sousa Miranda, Beatriz Maria Fontana, Bruna Rafaela Barbosa Roriz, Geovana Costa Moura
Palavras-chaves:
Auto-cuidado, Diebetes Mellitus tipo 2, Idoso.
download

Autismo, audição e linguagem, o que sabemos até agora?

22.5.2024
2024
Medicina
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurológica que afeta a comunicação, interação social e comportamentos, requerendo métodos diagnósticos e terapêuticos inovadores. Esta revisão integrativa examina o papel das avaliações audiológicas comportamentais e eletrofisiológicas no diagnóstico e manejo do TEA. Através de uma abordagem metodológica meticulosa, esta pesquisa compila e analisa estudos relevantes, destacando a importância destas avaliações na compreensão das peculiaridades do processamento auditivo em indivíduos com TEA. Os achados sugerem uma codificação neural atípica, expressa em latências prolongadas e respostas alteradas aos estímulos auditivos, e sublinham a necessidade de abordagens de intervenção individualizadas. Os estudos examinados enfatizam as nuances do processamento auditivo e sensorial, ressaltando a importância de avaliações detalhadas e personalizadas. A pesquisa aponta para a necessidade de mais estudos integrados e aprofundados para explorar a complexa relação entre o TEA e os sistemas sensoriais, visando desenvolver estratégias de manejo mais eficazes e personalizadas.
Orientadores:
Josyane Borges da Silva Gonçalves
Autores:
Ana Clara Porcaro Pimenta, Caio Victor Andrade Rezende, Jean Felipe Paiva Castro, Marcus Vinicius da Silva
Palavras-chaves:
audição, potenciais evocados auditivos, eletrofisiologia, autismo.
download

Ansiedade e automedicação em acadêmicos de medicina.

22.5.2024
2024
Medicina
Objetivo: Identificar a prevalência de estudantes de medicina que sofrem de ansiedade e praticam automedicação. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória conduzida com 189 indivíduos de uma instituição de ensino superior particular que estão regulamente matriculados no curso de medicina e maiores de 18 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário eletrônico enviado através das mídias sociais. Os dados foram analisados utilizando o Teste TAG e questionário de automedicação. Resultados: Foram identificados uma prevalência de 33,9% de estudantes com sintomas de ansiedade e 24,9% com transtorno de ansiedade generalizada. O sexo feminino apresentou uma proporção maior (p = 0,001) de sintomas de ansiedade e TAG em comparação com homens. Quanto a automedicação, identificouse que 69,3% dos acadêmicos consomem medicamentos sem receita médica, sendo que 17,5% adquiriram por conta própria e 6,3% por meio de familiares. Conclusão: A identificação da ansiedade e de transtornos de ansiedade generalizados reforçam a necessidade de acompanhamento psicológico no meio acadêmico afim de orientar sobre os sintomas de ansiedade e outros problemas de saúde mental. Além disso, um ambiente de apoio psicológico pode ajudar os estudantes a lidarem com o estresse e as pressões associadas à graduação, reduzindo o risco de automedicação e outros comportamentos prejudiciais à saúde
Orientadores:
Marília Zeczkowski Klaus
Autores:
Marília Zeczkowski Klaus
Palavras-chaves:
ansiedade, automedicação, acadêmicos, medicina.
download

A automedicação por acadêmicos de medicina e sua influência no processo de aprendizagem.

22.5.2024
2024
Medicina
A prática da automedicação entre acadêmicos de medicina emerge como uma temática relevante na saúde, destacando-se pela contradição de futuros profissionais da saúde que, apesar de sua formação, optam por não seguir orientações médicas tradicionais. Este estudo investiga a incidência e as motivações por trás da automedicação nesse grupo específico, utilizando uma metodologia de revisão integrativa. Para tal, foram selecionados artigos nas bases de dados da Pubmed/Medline,empregando descritores como “self-medication”, “medical students”, “prevalence”, e “incidence”. Os resultados indicam que o status de acadêmico de medicina influencia significativamente na decisão de se automedicar, com os estudantes acreditando que seu conhecimento é suficiente para a autoindicação de medicamentos. Essa confiança parece estar ligada tanto ao seu conhecimento teórico quanto às pressões e demandas acadêmicas, levando-os a questionar se determinadas condições (como TDAH, ansiedade, fobia) poderiam justificar variações em seu desempenho acadêmico. As conclusões sugerem que a automedicação entre acadêmicos de medicina tem raízes profundas, refletindo um comportamento que não se limita a este grupo, mas que é observado na população em geral. Este fenômeno destaca a necessidade de uma reflexão crítica sobre a educação em saúde e práticas de automedicação, especialmente entre aqueles destinados a se tornarem profissionais da saúde.
Orientadores:
Walmirton Bezerra
Autores:
Juan Pedro Almeida Porfirio, Valéria Miranda Barros, Vitor Freitas Alves, Jorge Henrique Mourão Pacheco
Palavras-chaves:
Automedicação. Acadêmicos de medicina. Incidência. Prevalência.
download

Aleitamento materno: desafios relatados por mães primíparas nas primeiras 48 horas de amamentação em um hospital maternidade em Palmas - TO.

22.5.2024
Objetivo: Conhecer os desafios enfrentados por mães primíparas durante as primeiras 48 horas de amamentação em uma maternidade em Palmas-TO. Métodos: O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa de campo, descritiva e de natureza quantitativa. A pesquisa foi realizada no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas-TO e constituiu na aplicação de um questionário a 60 primíparas. A saber, o mesmo foi dividido em três sessões: a primeira contendo a caracterização da amostra; o segundo avaliou informações sobre a gravidez atual; e o terceiro abordou informações relacionadas ao aleitamento materno. Resultados: A amostra apresentou maior frequência de primíparas com idade maior que 20 anos e ensino médio completo (66,7%). A maior parte das puérperas realizou o pré-natal em rede pública de saúde, o qual foi realizado corretamente por 86,7%. 65% das mães receberam orientação durante a gravidez, destacando-se profissionais da saúde (63,6). Na maternidade, 90% das primíparas receberam alguma ajuda profissional no que diz respeito a amamentação. Entre os resultados relevantes ao escopo da pesquisa, 76,7% referiram dor no alactamento, ocorrendo predominantemente durante toda a internação. 34,1% adotaram conduta expectante. O medo e a ansiedade tiveram impacto negativo entre as participantes, ocorrendo em 51,7% da amostra.
Orientadores:
Ana Mackartney de Souza Marinho
Autores:
Lucas de Paula Gomes, Maria Eduarda Ferreira Leal, Ronikelly Gabriel Gomes, Thiago Coelho Rodrigues
Palavras-chaves:
Aleitamento materno, Período pós-parto, Alojamento conjunto
download

Efeito da pandemia do covid-19 nas mortes decorrentes de problemas circulatórios: análise no estado do Tocantins, Brasil, 2020 e 2021.

22.5.2024
2024
Medicina
Objetivo: Descrever a mortalidade por doenças cardiovasculares (DCV) no Estado do Tocantins durante os anos de 2020 e 2021, com base em projeções calculadas a partir de dados de óbitos registrados entre 2015 e 2019. Métodos: Estudo retrospectivo e transversal, utilizando-se dados secundários públicos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e DATASUS. Foram analisados os óbitos por DCV em indivíduos com mais de 20 anos, aplicando-se métodos de regressão e modelos aditivos generalizados para ajustar sobre-dispersão e capturar tendências não lineares dos dados. Resultados: Alterações no número de óbitos por DCV foram observadas no Tocantins nos anos de 2020 e 2021, com reduções de óbitos totais de 6,06% e 2,72%, respectivamente. Houve um aumento entre o sexo masculino para os dois anos analisados, com incrementos de 0,42% em 2020 e 13,8% em 2021. Adicionalmente, o município de Araguaína apresentou uma diminuição no número de óbitos, registrando reduções de 29,4% em 2020 e 26,2% em 2021. Conclusão: A pandemia afetou a mortalidade por DCV no Tocantins, ressaltando a necessidade de abordagens de saúde pública que considerem as desigualdades no acesso aos cuidados, demografia, bem como a importância de manter intervenções de controle e prevenção de DCV.
Orientadores:
Lorena Dias Monteiro
Autores:
André Marlon Santos de Carvalho, Tayná Pinto de Rezende Nobre da Silva, Vanessa Layanne Gundim de Araújo
Palavras-chaves:
Doença Cardiovascular, Saúde Pública, Mortalidade, COVID-19, Doenças não Transmissíveis
download

Tuberculose em povos indígenas da região amazônica: um estudo ecológico, 2001 a 2022.

22.5.2024
2024
Medicina
Tuberculosis (TB) remains a significant public health concern among Indigenous peoples in the Legal Amazon. This study aims to describe the epidemiological characteristics and temporal trends of TB indicators within this population from 2001 to 2022. An analysis of data from the Department of Informatics of the Unified Health System (DATASUS) was conducted, including new TB cases among self-reported Indigenous individuals. Indicators were calculated, and temporal trends were analyzed using joinpoint regression. A total of 9,245 cases were registered among Indigenous residents in the Legal Amazon. Males predominated in 2001 (61.2%) and 2022 (56.8%), except in 2019, when females exceeded males (51.6% vs. 48.4%). TB detection significantly decreased between 2001 and 2022 (Average Annual Percent Change – AAPC = -2.7%; 95% Confidence Interval – CI: -3.6 to -1.7). A considerable decline in incidence was observed among Indigenous populations in Rondônia, Acre, Amazonas, and Tocantins with (Annual Percent Change – APC = -7.4%; CI: -1.0 to -4.8) (APC = -3.2%; CI: -5.4 to -0.9) (APC = -4.1%; CI: -4.9 to -3.3%), and (APC = -3.3%; CI: -5.8 to -0.7), respectively. Conversely, a significant increase occurred in Mato Grosso from 2012 to 2015 (APC = 46.6%; CI: -28.4 to 200.0). TB incidence remains high among Indigenous peoples in the Legal Amazon compared to the general population of the region and Brazil, despite declining trends between 2001 and 2022.
Orientadores:
Lorena Dias Monteiro
Autores:
Gabriel Lopes Rodrigues, Giovanna Machado Marinho, Hendrega Nadynne de Oliveira Santos, Leny Meire Correa Molinari Carrasco
Palavras-chaves:
Public Health, Indigenous Populations' Health, Epidemiology
download

Transtornos mentais, hábitos religiosos e outros hábitos de vida entre guardas metropolitanos de Palmas, Tocantins, Brasil: um estudo observacional.

22.5.2024
2024
Medicina
OBJETIVO: Analisar a prevalência de transtornos mentais em agentes da Guarda Metropolitana do município de Palmas/TO. MÉTODOS: Os agentes da Guarda Metropolitana de Palmas (n=136) foram triados para os Transtornos Mentais Comuns (TMC) por meio do Self Report Questionnaire – SRQ 20. Considerou-se que os indivíduos cuja pontuação foi ≥ 7 são portadores de TMC. Um levantamento dos dados sociodemográficos e de hábitos religiosos também foi efetuado mediante um formulário elaborado previamente. Optou-se por comparar, através do teste de Mann-Whitney, os scores do SRQ-20 nas variáveis que tinham apenas duas categorias e pelo teste de Kruskal-Wallis as variáveis com mais de duas categorias. RESULTADOS: A prevalência de TMC encontrada foi de 26 guardas (19.1%). Entre as mulheres que participaram, 31.8% delas estão em sofrimento mental, sendo a população mais acometida. No grupo dos que se encontram em estado conjugal divorciado, 26.3% destes são portadores de TMC. Ademais, houveram diferenças estatisticamente significativas, a respeito do SRQ-20, entre quem não acredita em Deus e quem acredita (p=0,01). CONCLUSÃO: O número de pessoas em sofrimento psíquico nesse âmbito de trabalho foi consideravelmente elevado. Portanto, deve-se pensar em estratégias de cuidado e prevenção a serem implementadas nesse grupo.
Orientadores:
Tiago Veloso Neves
Autores:
Adriana Ribeiro da Silveira, Bárbara Alicy Teixeira Sousa, Isabela Araújo da Silva, Savyo Borges Melo
Palavras-chaves:
Transtornos mentais; Polícia; Prevalência; Religião
download

Avanços e Perspectivas no Tratamento da Síndrome de Tourette: uma revisão integrativa.

4.5.2024
2024
Medicina
Objetivo: Compreender os principais avanços no tratamento da Síndrome de Tourette (ST), englobando as terapias farmacológicas e não farmacológica, nos ú ltimos 5 anos. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada a partir de buscas nas bases de dados Publisher Medline (PubMed), Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), entre os anos de 2018 e 2023, utilizando descritores “Síndrome de Tourette” e “Tratamento” e suas traduções no inglês, com o uso do operador booleano AND. Resultados: 31 artigos foram selecionados para representar a amostra final e compor a revisão, por se adequarem aos critérios de inclusão e exclusão, nos quais a farmacoterapia, a estimulação cerebral profunda e a terapia comportamental se mostraram protagonistas no tratamento da síndrome. Conclusão: Constatou-se que os fármacos valproato de sódio, tiaprida e priavanserina e a estimulação cerebral profunda podem ser usados para diminuir os sintomas motores dos pacientes, e que a terapia comportamental é uma ferramenta eficaz e necessária para a diminuição da gravidade e o controle dos tiques.
Orientadores:
Deyze Alencar Soares
Autores:
Francisco Yudhi Bezerra, Antônio Pereira De Freitas, Vanessa Kimbely Tavares de Sousa, Vitória Emmanuele Garcia de Almeida
Palavras-chaves:
Tratamento, Tiques Crônicos, Sindrome de Tourette.
download

As alterações oftalmológicas pelo uso de cloroquina e hidroxicloroquina no contexto da covid-19.

4.10.2021
2021
Medicina
Introdução: No contexto da pandemia do novo coronavírus, as drogas cloroquina e hidroxicloroquina foram divulgadas massivamente e utilizadas como tratamento contra a COVID19. Sabe-se que esses medicamentos possuem efeitos colaterais, dentre eles complicações oculares. O presente estudo analisa se é possível a ocorrência desses efeitos colaterais oftalmológicos (toxicidade retinal, retinopatia e cegueira), considerando a prescrição destes fármacos recomendada para o tratamento precoce da COVID-19 pelo Ministério da Saúde do Brasil em 2020. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa no intuito de identificar quais são os efeitos colaterais oftalmológicos pelo uso de cloroquina (CQ) e hidroxicloroquina (HCQ). Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura com busca na plataforma PUBMED. O processo utilizou como termos de busca “Hidroxicloroquina”, “Cloroquina”, “Oftalmopatia” e “Retinopatia”. Incluídos artigos científicos publicados entre 2015 e 2020, em inglês ou português e de acesso livre ao texto integral. Foram coletados dados referentes aos autores, principais resultados, fatores de risco e ano da publicação. Resultados: Foram selecionados 14 estudos, em que toxicidade retinal ou retinopatia por HCQ/CQ são abordadas. Foi observado que os fatores de risco mais importantes o desenvolvimento das complicações oculares são uma dose acumulativa de, ao menos, 600g de HCQ ou de, pelo menos, 460g de CQ e uma terapia com duração de, no mínimo, 3 anos. Além disso, foram expostos outros fatores de risco como a dose diária ingerida, tipo físico, uso concomitante de tamoxifeno e as comorbidades dos pacientes. Conclusão: O desenvolvimento da retinopatia por hidroxicloroquina e cloroquina é dependente, principalmente, da dose acumulativa e da duração da terapia.
Orientadores:
Tauan de Oliveira
Autores:
DENIZARD SALONI PACINE, MARIA JÚLIA PEQUENO OLIVEIRA, KAYENNA ROCHA SANTANA SAMPAIO HOFFMANN, NATÁLIA PEREIRA PIMENTEL
Palavras-chaves:
Hidroxicloroquina; Cloroquina; Retinopatia.
download

Elaboração de mapas conceituais como instrumento de aprendizado remoto de estudantes de medicina.

10.10.2021
2021
Medicina
Introdução: As metodologias ativas aplicadas na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), ganham destaque na modernização das grades curriculares das faculdades de medicina no Brasil, rompendo com as restrições do ensino tradicional, tendo como uma das suas ferramentas a utilização de mapas conceituais na construção do conhecimento. Devido a pandemia da COVID-19, uma instituição do Ensino Superior no município de Palmas, realizou a transição de aulas presenciais para ensino remoto tornando-se necessário aprimoramento de ferramentas antes utilizadas no modo presencial. Objetivo: Nortear o desenvolvimento dos mapas conceituais através de um guia padronizado na forma de um passo a passo, com os tópicos mais encontrados nos estudos das patologias, permitindo a inclusão de informações relevantes ao estudo elencado. Método: Foi realizado um estudo de levantamento teórico com intuito de criar um passo-a-passo sobre mapas conceituais voltados as patologias médicas no contexto da metodologia PBL, utilizando ferramenta miMindTM, na disciplina de Sistemas Orgânicos Integrados da graduação em medicina. Resultado: Ao confrontar dois mapas conceituais, um elaborado sem critérios propostos e o outro a partir do método de passo-a-passo, verificou-se no último uma melhor harmonização, padronização, hierarquização, agilidade e sequência lógica. Conclusão: Pode-se inferir que os mapas conceituais padronizados, subsidiarão o conhecimento e pesquisa para atuais e futuros estudantes de medicina, assumindo uma fase ímpar do ensino, ressignificando e garantindo a eficácia do ensino ativo o qual se aplica o PBL.
Orientadores:
Ana Mackartney de Souza Marinho
Autores:
Tauane Vechiato, Anielle Lima Martins Santos, Íngria Correia da Costa Morais Modesto, Giselle Menezes Gomes
Palavras-chaves:
Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação à distância. COVID-19. Educação de Graduação em Medicina
download

Estudo por mapas mentais e conceituais pelo acadêmico de medicina diante a pandemia do covid-19.

10.10.2024
2021
Medicina
Os mapas mentais e conceituais são uma forma flexível e não linear de aprendizado utilizadas para sistematizar e caracterizar o conhecimento. Devido à pandemia da Covid-19 no ano de 2020, as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras precisaram ressignificar o seu modo de ensino. Para isso, viu-se útil introduzir a construção de mapas mentais em grupo e on-line. Objetivo: Tal pesquisa tem como objetivo compreender a relevância do uso de mapa mental e mapa conceitual na percepção do acadêmico de medicina no módulo de Regime Especial de Aprendizagem Remota de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada no município de Palmas – TO durante a pandemia da Covid-19. Método: Para este fim, a metodologia de estudo constitui-se em uma pesquisa exploratória, descritiva, do tipo coorte transversal com abordagem de natureza quantitativa de dados contínuos obtidos por meio da aplicação de questionário pela plataforma SurveyMonkey® aos alunos regularmente matriculados entre os 3º e 5º períodos do curso de medicina de 2020/1. Resultados: A partir dos resultados obtidos, demonstrou-se vantagens, como organização da discussão de situações-problema e facilidade de revisar o conteúdo posteriormente, bem como sedimentação dos conhecimentos. Por outro lado, ilustrou-se dificuldades em como fazer um mapa mental e/ou conceitual efetivo por falta de capacitação dos alunos, além da carência no suporte tecnológico e acessibilidade à internet igualitária aos acadêmicos. Conclusão: A pesquisa demonstra que a utilização dos mapas mentais e/ou conceituais na disciplina não foi totalmente efetiva. Assim sendo, os resultados revelaram contraposições à referências bibliográficas que apresentam apenas benefícios em sua maioria, entretanto a análise dos dados dessa pesquisa poderá contribuir com dados consistentes para realização de melhorias na metodologia e ampliação desse instrumento de estudo por demais Universidades de Medicina.
Orientadores:
Ana Mackartney de Souza Marinho
Autores:
MARCELLA CRYSTINA RAMOS QUEIROZ, LUIZ BENEDITO FARIA NETO, KAROLYNE MOREIRA DE MENDONÇA
Palavras-chaves:
Covid-19, Medicina, Ensino.
download

Prevalência e aspectos epidemiológicos da coinfecção da tuberculose e hiv no estado do Tocantins, 2001-2020.

10.10.2024
2021
Medicina
Objetivo: Descrever a prevalência e o perfil epidemiológico da coinfecção tuberculose e o vírus HIV no estado do Tocantins. Metodologia: Estudo epidemiológico descritivo de casos novos de tuberculose coinfectados com HIV registrados no período de 2001 a 2020 no Tocantins. Os dados foram coletados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e tabulados em gráficos e tabelas. Resultados: Foram registrados 199 casos novos de tuberculose coinfectados por HIV, prevalência de 5%. Houve aumento da coinfecção de tuberculose e HIV de 2,75% em 2001 para 8,90% em 2020. Predominaram os casos do sexo masculino (76,39%), adultos jovens (50,80%), pardos (68,87%) e predominância na região de saúde Capim Dourado (36,20%). A forma clínica extrapulmonar representou 34,17%. O percentual de cura foi de apenas 45,22%. Conclusão: O aumento de casos de tuberculose coinfectados com HIV, a gravidade dos casos na forma clínica extrapulmonar, o baixo percentual de cura e alta carga da letalidade representam os desafios que os programas de controle precisam superar para o manejo clínico da tuberculose associada ao HIV. O principal desafio inclui a integração de um tratamento eficaz de tuberculose associado ao uso de terapia antirretroviral para a prevenção de comorbidades relacionadas ao HIV.
Orientadores:
Lorena Dias Monteiro
Autores:
Millena Horner Nogueira, Carolinne Lisboa Silva, Samuel Henrique Silva Souza, Laís Freitas Soares
Palavras-chaves:
Tuberculose; Infecções por HIV; Coinfecção; Epidemiologia.
download

Serviços de saúde ofertados a mulheres vítimas de violência sexual no Brasil: revisão integrativa da literatura

10.10.2021
2021
Medicina
Introdução: A violência sexual é uma das mais cruéis violências de gênero que atravessa a história e persiste até os dias atuais. Atinge mulheres em todos os espaços sociais, como forma de violência simbólica e moral, aterroriza o imaginário destas provocando sentimento constate de insegurança. No Brasil, a violência contra as mulheres apresenta sérios problemas de saúde pública. Estudos evidenciaram que até 71% das mulheres em algum momento de suas vidas já sofreram violência física e/ou sexual. No Brasil em 2011 foi posto em vigor o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra à Mulher. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa que buscou a partir de literaturas entre os anos 2010 a 2020, usando os descritores “violência contra a mulher”, “estupro” e “serviços de saúde da mulher”, pelos operadores AND ou OR, pesquisados nas plataformas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Coleciona SUS e Centro Nacional de Informação de Ciências Médicas de Cuba (CUMED), que tratam do cenário brasileiro; tendo como idioma português/ inglês/ espanhol; disponíveis na íntegra de forma gratuita; que abordassem violência sexual, tipos de serviços ofertados, suas dificuldades e potencialidades. Objetivo: Conhecer os serviços de saúde oferecidos a mulheres vítimas de violência sexual no Brasil. Resultados e Discussão: Através da realização das buscas pelos descritores obteve-se 243 artigos pré-selecionados. Após leitura dinâmica dos artigos, sob a luz dos objetivos e da questão norteadora da pesquisa, obteve-se um total de 58 artigos finais. Os artigos contemplavam os tipos de serviços de saúde ofertados, falhas na identificação dos casos, ausência de fluxo de atendimento padronizado, subnotificação e necessidade da melhor capacitação profissional para manejar situações de violência sexual conta mulheres. Conclusão: Evidenciou-se lacunas na identificação dos casos de violência sexual, no acolhimento e atendimento, tanto no âmbito da saúde quanto no judiciário. Além do mais notou-se que não há um fluxo atendimento claro tanto para os profissionais quanto para as usuárias preconizado a nível nacional ou protocolos que facilitem o manejo individualizado dos casos. A violência sexual contra a mulher precisa ser debatida desde a graduação, para melhor capacitar os profissionais a fim de garantir a eficácia das redes de atendimento em todas as suas esferas.
Orientadores:
Ana Mackartney de Souza Marinho
Autores:
ANNA BEATRYZ ALVES MARIANO, CLAUDIA CRISTINNE GOMES CARDOSO, EVELLYN SOUZA RAMOS
Palavras-chaves:
Violência sexual, mulher, serviços de saúde
download

Avaliação do consumo de álcool pelos estudantes de medicina do primeiro ao oitavo período da faculdade de ciências médicas afya Palmas

1.1.2023
2023
Medicina
O consumo abusivo de álcool entre os jovens acadêmicos que ingressam na faculdade se associa a inúmeras consequências negativas, tanto para a saúde física e mental quanto para a sociedade de forma geral. Sendo assim, os universitários da área da saúde merecem atenção especial em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que são responsáveis pela promoção da saúde. Este estudo tem como objetivo compreender o padrão de consumo de álcool dos estudantes de medicina do primeiro ao oitavo período da Faculdade de Ciências Médicas Afya Palmas. Trata-se de um estudo transversal observacional de abordagem quantitativa, que analisou o uso de álcool entre estudantes da Faculdade Afya Palmas. Foi utilizado um questionário estruturado e sondagem dividida em três partes: 1 - TCLE; 2 - sociodemográfico; e 3 - AUDIT. A amostra estudada foi composta por 182 estudantes, sendo 27,5% (50) do sexo masculino e 72,5% (132) do sexo feminino. Observando os resultados das zonas I e II presentes no questionário AUDIT, é possível observar que a zona I possui uma porcentagem de 49,6% dos discentes; já na zona II, observa-se uma porcentagem considerável, 43%, na qual é possível categorizar esses acadêmicos como usuários de risco, pois estão com um alto consumo etílico. As presentes implicações podem corroborar para incitar a inclusão de programas de educação e prevenção da utilização de álcool entre acadêmicos dos cursos de Medicina.
Orientadores:
Patrícia Castro dos Santos Póvoa
Autores:
Natalia Camelo de Lima, Luisa Bevilacqua Maciel Milhomem, Weslei Júnio Ferreira de Souza Rocha, Tiago Barbosa de Sousa Martins
Palavras-chaves:
saúde, estudantes de medicina, consumo, alcoolismo.
download

Perfil epidemiológico de intoxicações por medicamentos no Tocantins entre 2020-2022.

1.1.2023
2023
Medicina
Medicamentos constituem um recurso terapêutico essencial para a capacidade resolutiva dos serviços de saúde, mas o uso inadequado está associado a intoxicações, sendo consideradas um grave problema de saúde pública. O presente trabalho teve como objetivo analisar as intoxicações exógenas medicametnosas, no Tocantins, entre 2020-2022. Trata-se de um estudo epidemiológico, retrospectivo, descritivo e quantitativo, a partir de dados secundários obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Foram notificados 2.372 casos de intoxicação exógena por medicamento no Tocantins, entre 2020 e 2022. O perfil majoritário das intoxicações, foi representado pelo sexo feminino (76%), com idade entre 20-39 anos (40%), pardos (81,78%) e residentes na região de saúde Capim Dourado (33,7%). As variáveis clínicas mostram como principal circunstância a tentativa de suicídio (70,74%), com a confirmação feita somente pelos aspectos clínicos (61,2%), evoluindo predominantemente para cura sem sequelas (86,4%). A intoxicação exógena por medicamento constitui um problema de saúde pública no Tocantins e requer estratégias de informação e sensibilização da sociedade. Ademais, ampliar o acesso às diferentes modalidades terapêuticas, para diagnóstico e suporte psicológico e/ou psiquiátrico ao paciente com comportamento suicida, com atenção para público feminino e adulto jovem, que representa a maioria das notificações de intoxicação medicamentosa no Tocantins.
Orientadores:
Aurea Welter
Autores:
Himaíra Guedes de Moura, Natália Nunes Xavier de Resende, Stéfanny Rocha Sfalcin, Thawany Silva Brás Ferreira
Palavras-chaves:
Perfil Epidemiológico; Intoxicação; Medicamentos.
download

Perfil de mulheres vítimas de violência atendidas em um serviço de referência da região Amazônica, Brasil.

1.1.2023
2023
Medicina
Objetivo: Descrever o perfil das mulheres vítimas de violência atendidas no Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR). Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo (2013-2020) dos casos de violência contra a mulher registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do serviço de referência do Hospital e Maternidade Dona Regina de Palmas, Tocantins. Resultados: observou-se um pico de ocorrências de violência contra mulheres em 2016 (48,86%). Predominantemente, as vítimas eram pardas, na faixa etária de 18-39 anos, possuíam baixa escolaridade e provinham da zona urbana. As agressões eram majoritariamente perpetradas em residências e comércios (48,9%), manifestando-se enquanto violências sexuais (77,3%), física (53,4%) e psicológica (47,7%). Os agressores principais eram desconhecidos (68,2%), cônjuges (14,8%) e ex-namorados (9,1%). Discussão: O cenário delineado pelos resultados do estudo não apenas coloca em destaque, mas questiona profundamente, a contínua violência sofrida por mulheres, com um foco notório em indivíduos jovens e pardas, e notavelmente perpetrada em um espaço presumivelmente seguro - o domicílio. A presença marcante de parceiros íntimos como agressores convoca uma reflexão robusta sobre a intersecção de saúde, segurança e direitos humanos na tessitura deste quadro violento.
Orientadores:
Lorena Dias Monteiro
Autores:
Henrique Giovelli, Jerônimo Pletsch Casagrande, Isadora Wirgílio Santos Silva, Marcelo Santos Amaral
Palavras-chaves:
Violência contra a mulher. Saúde Pública. Violência de gênero. Epidemiologia descritiva.
download

Prevalência do uso e experimentação de cigarro eletrônico por acadêmicos de medicina da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas-TO.

1.1.2023
2023
Medicina
Objetivo: Identificar a prevalência do uso e experimentação de cigarros eletrônicos entre estudantes de medicina, bem como investigar os fatores que influenciam o uso desses dispositivos e o nível de conhecimento sobre o tema. Métodos: Estudo epidemiológico observacional descritivo, abordagem quantitativa e qualitativa com estudantes do 1º ao 12º período. Os dados foram coletados através de um formulário eletrônico com variáveis sociodemográficas, hábitos de vida e caracterização do uso do cigarro eletrônico. Foram analisados os dados, estatisticamente, para verificar a associação entre as variáveis por meio de Regressão Logística Binomial. Resultados: A amostra consistiu em 151 participantes regularmente matriculados, envolvendo majoritariamente o sexo feminino (60.3%), com idades entre 18 e 25 anos (74.20%), solteiros (82.8%) e heterossexuais (88.1%). Quase todos os participantes (99.3%) já conheciam sobre cigarros eletrônicos, principalmente devido à influência da mídia informal. Apenas o gênero correlacionou-se com o uso, com homens usando o dobro das mulheres. Cerca de 55% experimentaram vapers, sendo 25% usuários diários e 79.17% relataram adversidades, principalmente respiratórias. Conclusão: Conclui-se uma alta prevalência do uso de cigarros eletrônicos, especialmente do sexo masculino, ressaltando a importância da educação formal sobre os riscos e a necessidade de regulamentações mais rigorosas.
Orientadores:
Marília Zeckowski Klaus
Autores:
Gabriel Chaves Gomes, Irving Rodrigo De Sousa Ibiapina, Josefran Vinicius Duarte Soares, Valdete Andrade Sousa
Palavras-chaves:
Educação de Graduação em Medicina, Vaping, Tabagismo.
download

Prevalência e características de recém-nascidos com anomalias congênitas em um município da região amazônica, 2001-2021.

1.1.2023
2023
Medicina
Objetivo: Descrever a prevalência e características de recém-nascidos com anomalias congênitas em Palmas, Tocantins entre 2001 e 2021. Métodos: Estudo descritivo, com dados da Declaração de Nascido Vivo (DNV) do Departamento Nacional de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) utilizando os códigos do capítulo XVII da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), abarcando malformações congênitas, deformidades e anomalias cromossômicas de 2001 a 2021 em Palmas, Tocantins. A determinação das anomalias para notificação pelo Sinasc baseou-se na análise deste capítulo. Resultados: De 94.160 nascimentos 0,8% tiveram anomalias. A maior incidência foi em 2019 (12,7/mil). Mães de 20-29 anos representaram 49% dos casos, 67,8% eram pardas, e 57,9% tinham 8-11 anos de estudo. A maioria dos partos foi cesárea (61,5%), 55,8% eram do sexo masculino e 28% tinham baixo peso. As anomalias mais frequentes foram malformações osteomusculares (28,8%), circulatórias (11,8%) e deformidades nos pés (10,6%). Conclusão: Em Palmas, de 2001 a 2021, a prevalência de anomalias foi de 0,8%. Os resultados apontam desigualdades na saúde e a importância de melhorar a assistência pré-natal. Estudos adicionais e políticas públicas direcionadas são essenciais.
Orientadores:
Lorena Dias Monteiro
Autores:
Alyne Louyse Batista Gomes, Ana Isaura Menezes Plessim de Melo, Luis Eduardo Camilo de Oliveira Borges, Ademir Pedro Clemente de Jesus Júnior
Palavras-chaves:
Anormalidades congênitas, Epidemiologia, Saúde Pública.
download

Perfil epidemiológico dos acidentes causados por escorpiônicos em Palmas - TO nos anos de 2020 a 2022.

1.1.2023
2023
Medicina
INTRODUÇÃO: Os acidentes abrangendo escorpiões vêm sendo avaliado um problema de saúde pública no Brasil devido as complicações do seu quadro clínico e a alta incidência. Lembrando que os escorpiões são artrópodes que possui a capacidade de adaptação ao ambiente que proporcione condições favoráveis de proteção, alimentação e abrigo, e um desses locais é o domiciliar. OBJETIVO: O objetivo do artigo é identificar o perfil epidemiológico dos acidentes envolvendo escorpião no município de Palmas/TO. MÉTODO: Os dados referentes aos acidentes foram obtidos através da plataforma SINAN, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Foi realizado um estudo descrito, transversal e retrospectivo. RESULTADOS: Os dados sobre os acidentes com escorpiões no período temporal de 2020 a 2022, notificados foram 671 casos, com idade média de 32 anos, abrangendo mais mulheres e crianças. O local predominante da picada é o pé e os sinais clínicos abrangem edema e esquimose. Normalmente os sintomas surgem na primeira hora da picada CONCLUSÃO: Os acidentes com escorpiões apresentaram tendência temporal crescente para a maioria dos agravos e distintos perfis epidemiológicos.
Orientadores:
Raimundo Célio Pedreira, Bruna Mirelly Simões Vieira, Thompson de Oliveira Turíbio
Autores:
Breno Batista Ferreira, Indira de Barros Teixeira Sousa, Jordana Magalhães de Andrade, Júlio Henrique Ramos de Oliveira
Palavras-chaves:
Animais peçonhentos; Epidemiologia; Escorpião.
download

Malformações fetais derivadas do uso da ondansetrona na gestação e possíveis alternativas medicamentosas: uma revisão integrativa.

1.1.2023
2023
Medicina
As náuseas e vômitos são comuns no primeiro trimestre da gravidez e tendem a ocorrer principalmente pela manhã devido às alterações hormonais. O cloridrato de ondansetrona dihidratado, cujo nome comercial é Vonau®, é utilizado para o controle de náuseas e vômitos em mulheres que sofrem com hiperêmese gravídica. Há uma relação ao uso da ondansetrona no primeiro trimestre de gestação com o número de aumento nas fissuras orais nos recém-nascidos e aumento de defeitos no septo ventricular. Com objetivo de investigar sobre essas alterações congênitas, este trabalho foi desenvolvido em forma de uma revisão integrativa, selecionando um total de 21 artigos para composição do corpus da presente revisão. A análise desses estudos primários levou à constatação de que as evidências científicas atuais parecem demostrar certa segurança no uso da ondansetrona, reiterado pelo fato de que a taxa de ocorrência de másformações nos casos relacionados ao uso da ondansentrona não supera a da população geral. Alguns estudos pontuais demonstraram um risco aumentado de defeitos septais, contudo nenhum em nível estatisticamente expressivo. Dessa forma, ainda são necessários mais estudos randomizados e multicêntricos para afirmar com maior acurácia a existência desse risco.
Orientadores:
Isnaya Almeida Brandão Lima
Autores:
Samuel Carnio, Ellen Campos Rodrigues, Sarah Vieira Silva, Kardeny Kardec
Palavras-chaves:
Malformações fetais; Gestação; Ondansetrona.
download

Impacto da incidência dos casos de diabetes mellitus durante a pandemia da Covid-19 em Palmas – TO.

1.1.2023
2023
Medicina
Objetivo: Descrever o comportamento dos casos de Diabetes Mellitus (DM) no município de Palmas entre os períodos de 2010 à 2022, objetivando sua análise, considerando o período antes e durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo analítico, com enfoque retrospectivo. Foram usados dados secundários validados pelo DATASUS, dispensando aprovação do Comitê de Ética. A população consistiu dos pacientes portadores de DM, registrados no DATASUS no município de Palmas/TO, em registros coletados entre 2010 e 2022. As análises foram padronizadas por ano de incidência, para permitir a visualização da tendência dentro do período adotado. Resultados: O impacto na incidência foi observado, na sua maior parte, por indivíduos na faixa etária de 70-79 anos no ano de 2022, e de 60-69 anos em 2021, aproximadamente dobrando nestes anos (157.952 – 101.725 Masculino e 56.227 Feminino – em 2021 e 180.153 – 134.369 Masculino e 45.784 Feminino – em 2022) em comparação com o ano anterior (85.571 – 48.838 Masculino e 36.733 Feminino – em 2020). Conclusão: Conclui-se que houve aumento na incidência dos casos de DM nos anos da pandemia da covid-19, sendo observado, principalmente, nos anos de 2021 e 2022, no sexo masculino com idade superior a 60 anos.
Orientadores:
Ronyere Olegário de Araújo
Autores:
Gustavo Gomes Cardoso, Any Clara da Silva Oliveira, Eduardo Guimarães Labre Mazzei dos Santos
Palavras-chaves:
Diabetes Mellitus, Covid-19, Pandemia.
download

Enteroparasitoses na população indígena: uma revisão e literatura.

1.1.2023
2023
Medicina
Parasitoses intestinais presentam um problema de saúde pública e estão associados a altos índices de morbidades, sendo endêmicas na população residente em diferentes regiões do Brasil, incluindo os povos indígenas. O presente estudo objetivou verificar o que a literatura tem apresentado a respeito das doenças parasitárias que acometem a população indígena brasileira e fatores ambientais associados. Trata-se de um estudo de revisão literatura, de abordagem qualitativa, a partir de artigos publicados entre 2013 e 2023 nas bases de dados Periódicos-CAPES, PubMed, SciELO e Lilacs. A partir das informações oriundas das 11 publicações selecionadas para estudo, se verificou que diferentes etnias indígenas residentes nos distintos estados brasileiros, são acometidas por enteroparasitoses, com altos índices de prevalência (31,4% a 84,2%). A falta de saneamento básico, destino inadequado do lixo, à manutenção de práticas sanitárias tradicionais e a má qualidade da água consumida são fatores que favorecem a disseminação e manutenção de parasitoses nesta população. Nota-se a importância da melhoria das condições de saúde pública em áreas indígenas, e intervenções educativas com a finalidade de informar esta população sobre medidas que minimizam o risco de transmissão de enteroparasitoses.
Orientadores:
Áurea Welter
Autores:
Leonardo Rodrigues de Paula, João Dal’Mas Neto, Brener Raphael de Carvalho Marques, Jackeline Ribeiro dos Santos
Palavras-chaves:
Parasitoses intestinais, Prevalência, Indígenas, Saneamento Básico.
download

Perfil dos trabalhadores vítimas de Dermatoses Ocupacionais no Brasil.

1.1.2023
2023
Medicina
Objetivo: conhecer o perfil de dos trabalhadores vítimas de Dermatoses Ocupacionais de 2007 a 2019 no Brasil. Método: foram analisados dados de 7.417 indivíduos vítimas de Dermatoses Ocupacionais que tiveram registro no banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Desses indivíduos, foram coletados dados sobre sexo, faixa etária, raça/cor, escolaridade, agente, evolução do caso, ano de notificação, UF de notificação e ocupação. Resultados: o perfil sociodemográfico mais frequente foi de indivíduos do sexo masculino (60,8%) de 20 a 39 anos (45,7%), brancos (38,4%) com ensino médio completo (22,9%). Houve um predomínio do agente cromo (34,7%) com evolução de casos classificados como “outros” (33,5%) e maior frequência no ano de 2012 (13,7%). Destaca-se o maior número de casos notificados no Distrito Federal (32,6%) e a ocupação mais atingida foi de Profissionais da Construção Civil (18,2%). Conclusão: os dados coletados refletem o perfil dos profissionais mais acometidos por DOs e demonstra a necessidade de avanço nos estudos epidemiológicos para promover melhor conhecimento e sensibilização sobre o assunto.
Orientadores:
Tiago Veloso Neves
Autores:
Abya Magalhães de Assis Silva, Anna Clara Ferreira Borges, Maria Clara Bueno Novaes, Renato Pereira de Carvalho
Palavras-chaves:
Dermatite ocupacional, Saúde Ocupacional, Sistemas de Informação em Saúde.
download

A musicoterapia e seu efeito no tratamento de crianças com transtorno de espectro autista.

1.1.2023
2023
Medicina
A musicoterapia é uma prática de tratamento complementar que tem ajudado a amenizar os sintomas clínico de alguns transtornos, como por exemplo o autismo. Objetivo: Demonstrar a eficácia do tratamento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), através da musicoterapia. Resultados: Nesta pesquisa foram utilizados 19 artigos publicados entre 2013 a 2023, onde demonstram diferentes experiências de crianças portadoras do TEA no tratamento com a musicoterapia. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) norte americano, em 2022, uma em cada trinta e seis crianças de 8 anos são portadoras do TEA (2,8% daquela população), registrando um aumento de 22% em relação ao ano de 2021. No Brasil seriam cerca de 5.095.000 casos. A musicoterapia é uma mistura de arte, saúde e neurociência, que oferece uma forma de comunicação não verbal, ajudando aqueles com dificuldade na expressão verbal a se comunicarem, visto que crianças portadoras do TEA apresentam tais dificuldades. A musicoterapia age no córtex auditivo processando estímulos musicais de forma a desenvolver objetivos essenciais, como a fala, e promovendo o desenvolvimento da linguagem, expressão e habilidades sociais importantes, que ajudará na evolução clínica. Conclusão: Conclui-se que, a musicoterapia vem apresentando melhora significativa nos âmbitos clínicos de crianças portadoras de TEA. Agindo principalmente na comunicação verbal e não-verbal e no crescimento emocional, cognitivo e social desta população.
Orientadores:
Anne Caroline Dias Neves
Autores:
Amanda Estefani Ramos Klaus, Gabriel Dalla Mikhail, Karine Macena de Oliveira
Palavras-chaves:
musicoterapia, transtorno do espectro autista, desenvolvimento.
download

Aneurisma aórtico associado à Síndrome de Marfan.

1.1.2023
2023
Medicina
Objective: To analyze the association of aortic aneurysm and Marfan syndrome. Methods: This study consists of a bibliographic study of integrative review using the online platforms PubMed and LILACS (Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences) as sources of information. The following descriptors were used: aortic aneurysm and Marfan syndrome. We used articles available in Portuguese and English, accessible entirely free of charge, published in the last twenty years. Results: A total of 2994 articles from the PUBMED platform and 61 articles from the LILACS platform were selected. After the selection, applying the inclusion and exclusion criteria, 20 articles were defined for content refinement. After this stage, 7 articles remained. Final considerations: This review highlighted the importance of the renin-angiotensin system in cardiovascular regulation and related diseases, such as Marfan syndrome and thoracic aortic aneurysms. Continued understanding of the mechanisms underlying these diseases is critical to developing more effective and personalized therapeutic approaches aimed at improving patients' quality of life and reducing serious cardiovascular complications.
Orientadores:
Itamar Magalhaes Goncalves
Autores:
Sara Fernandes Ribeiro, Carlos Ramon Andrade de Oliveira, Sílvio Carlos de Albuquerque Lima, Jhonantan Jason Marques da Cunha Guimarães
Palavras-chaves:
Aortic Aneurysm, Fibrillin-1, Marfan Syndrome.
download

Fatores predisponentes ao desenvolvimento da depressão pós-parto.

1.1.2021
2021
Medicina
Objetivo: Descrever os fatores de riscos que são propensos a desenvolver Depressão Pós-parto (DPP) em puérperas. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, feita a partir de trabalhos publicados de mulheres que desenvolveram depressão pós-parto. Os dados foram buscados nas plataformas Pubmed, Scielo, Acervo+ Index Base e também pelo buscador do Google acadêmico. Resultados: A amostra revelou que dentre os resultados obtidos, os fatores de risco para depressão pós-parto se dividem em quatro categorias predominantes, sendo elas: causas fisiológicas; causas sociais; causas psicológicas e causas comportamentais. Dentro dessas categorias, podemos destacar os fatores idade e escolaridade da puérpera, renda familiar, histórico psiquiátrico prévio e apoio familiar e/ou do genitor como os principais fatores de risco encontrados. Dessa forma, entende-se que a puérpera precisa de acompanhamento integral no período pós-parto. Considerações finais: Considera-se que os fatores como relação conjugal conflituosa, baixa renda, falta de rede de apoio, histórico de doenças psiquiátricas, nível de escolaridade estão atreladas ao desenvolvimento da depressão pós-parto nas mulheres brasileiras.
Orientadores:
Yamba Carla Lara Pereira
Autores:
André Gomes Ferreira, Anna Luiza Zuconelli Vinhadelli, Mariana da Silva Rocha, Thalles Augusto Felex Santana
Palavras-chaves:
Depressão, Pós-parto, Fatores de risco.
download

Epidemiologia da recidiva da hanseníase em um município hiperendêmico da Região Amazônica.

1.1.2021
2021
Medicina
Objetivo: Describir el perfil clínico-epidemiológico de los casos de recidiva de la hanseniasis diagnosticados en el período de 2001 a 2022 en Palmas, Tocantins, una capital hiperendémica en la Región Amazónica. Métodos: Estudio epidemiológico descriptivo de los casos de recidiva de la hanseniasis registrados en el período de 2001 a 2022 en Palmas. Los datos se recopilaron del Departamento de Informática del Sistema Único de Salud (DATASUS) y se presentaron en gráficos y tablas. Resultados: Se diagnosticaron 171 casos de recidiva de la hanseniasis en residentes de Palmas. La mayoría de ellos eran hombres (60,2%), tenían baja escolaridad (48,8%), eran de piel morena (53,8%) y adultos jóvenes (45%). Se observó una alta prevalencia de casos con grado 1 (37,4%) y grado 2 de discapacidad (12,3%). El grado 1 de discapacidad mostró una tendencia al aumento a partir de 2011, y la tendencia al aumento del grado 2 comenzó en 2017, alcanzando el 28,6% de los casos en 2021. Conclusión: La alta prevalencia de recidivas en hombres, personas de mayor edad y con menor nivel de educación resalta la necesidad de enfoques específicos para estos grupos. La alta incidencia de recidivas en la población de piel morena enfatiza la importancia de considerar factores socioeconómicos y raciales en la prevención de la hanseniasis.
Orientadores:
Lorena Dias Monteiro
Autores:
Lorena Borralho Azevedo, Carolina Ferreira Santos, Ana Caroline Martins Tavares dos Santos, Débora Carvalho de Jesus
Palavras-chaves:
Hanseniasis, Recidiva, Epidemiología, Salud Pública.
download

O perfil das vítimas de acidentes de trabalho do tipo acidentes de trajeto em Palmas, Tocantins.

10.1.2023
2023
Medicina
Introdução: Acidente de trabalho do tipo trajeto é aquele que ocorre no exercício do trabalho, do percurso da casa do trabalhador até o seu emprego, ou vice versa. Objetivo: identificar o perfil das vítimas de acidente de trabalho do tipo acidente de trajeto em Palmas, Tocantins, no período de 2009 a 2019. Método: foram analisados dados de 1.734 vítimas de acidente de trabalho do tipo acidente de trajeto notificados entre os anos de 2009 e 2019, contidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Resultados: Constatou-se que, do total de vítimas, 81,4% são indivíduos do sexo masculino. 80,56 % são pessoas pardas. 59,3% dos indivíduos estão na faixa etária de 20 - 39 anos. 46,30% possuem baixa escolaridade. Dentre as ocupações mais acometidas está o trabalhador agropecuário em geral com 9,75% dos casos. A lesão com mais prevalência foram as fraturas, com 74,16%. E em relação à evolução dos casos, a incapacidade permanente obteve um percentual de 14,9%. Conclusão: homens pardos, de baixa escolaridade, em idade jovem, com a ocupação de trabalhador agropecuário em geral e motociclistas representam o principal perfil de vítimas de acidentes de trabalho do tipo acidente de trajeto em Palmas- TO no período estudado.
Orientadores:
Tiago Veloso Neves
Autores:
Ada Betelli Cardoso Alves, Dayvid William de Sousa, Nibsyan Cristina da Silva, Sara Priscilla Gabriel Pereira
Palavras-chaves:
Acidentes de trânsito; acidente de trabalho; saúde do trabalhador.
download

Alterações auditivas em adolescentes e adultos jovens expostos a ruídos de lazer.

10.1.2023
2023
Medicina
Objetivo: Avaliar a prevalência de alterações auditivas em adolescentes e adultos jovens expostos à ruídos de lazer. Métodos: É uma revisão integrativa da literatura com uso das bases de dados PUBMED, SCIELO e LILACS. Utilizado os seguintes descritores “Perda auditiva induzida por ruído” OR “Zumbido” OR “Ruído”, associado (AND) aos descritores “Adolescente”, “AND” “Adulto jovem” nos idiomas inglês e português. Assim, identificou-se 800 artigos, após seleção de artigos grátis e completos restaram 158, que foram reduzidos a 8 artigos após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, análise dos títulos e resumos, 4 artigos selecionados por busca manual foram inclusos na amostra, tendo em vista sua relevância, totalizando 12 artigos. Resultados: Após análise dos estudos, verificamos que os instrumentos de avaliação foram muito variados, zumbido foi a queixa mais prevalente relacionada à exposição à ruídos de lazer e não houve uma relação entre a exposição à ruídos de lazer e perda auditiva permanente. Considerações finais: Considera-se que alterações temporárias no limiar auditivo devem ser valorizadas e o acompanhamento a longo prazo desses indivíduos se faz necessário, para o monitoramento de alterações auditivas permanentes ou precoces.
Orientadores:
Josyane Borges da Silva Gonçalves
Autores:
Beatriz Raposo Andrade, Renata Lúcia Aparecida Queiroz Pereira, Nayra Gewehr, Yasmim da Rocha Rabelo
Palavras-chaves:
Perda auditiva induzida por ruído, Zumbido, Ruído, Adolescente, Adulto jovem.
download