A prefeitura de Palmas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS PALMAS) realizará o projeto “Mutirão da Saúde: Cuidando da Comunidade” no setor Jardim Taquari, o qual contará com a presença de equipes multiprofissionais, especialistas e exames para as pessoas presentes no dia 17 de junho de 2023, das 09h às 16h.
Esse projeto procura promover o bem-estar e a saúde integral da população, contemplando diferentes áreas de atendimento, tais como saúde mental, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde da criança e do adolescente, e saúde do homem. Assim acontecendo, reduzir-se-á o número de pacientes na fila de espera por atendimento no SUS. Através da Coordenação da Atenção Primária, foi lançado o convite para a Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade do ITPAC PALMAS (LASFC) para participar do mutirão. A LASFC, após visualizar o projeto da SEMUS, entende que essa ação comunitária alcançará um número elevado de indivíduos, ampliando o acesso aos cuidados de saúde e fortalecendo a promoção e prevenção na comunidade.
Pensando assim, acreditamos que o mutirão será uma vivência e experiência ímpar para desenvolver as habilidades preconizadas na nossa graduação médica. Desse modo, a LASFC decidiu criar o evento “CONJUGALIGAS” para compartilhar essa oportunidade com as demais Ligas Acadêmicas, potencializando seus eixos temáticos e atuação, além dos discentes e docentes do ITPAC Palmas que tenham interesse em participar. O CONJUGALIGAS vai ser coordenado pela LASFC, que terá o papel de articular as informações, funções e responsabilidades das Ligas e demais participantes do evento.
Pré- requisitos:
As pessoas que desejam participar da ação, obrigatoriamente, necessitam demonstrar interesse pelo correto preenchimento do questionário de participação do evento, o que inclui nome completo, se faz parte ou não de uma Liga Acadêmica (LA), CPF e contato. As ligas ou indivíduos que forem realizar a triagem de saúde mental, indispensavelmente, necessitam dispor dos 2 (dois) seguintes pré-requisitos:
I) Somente poderão participar da triagem aqueles que concluírem a capacitação sobre Saúde Mental na Atenção Básica. Sobre a capacitação, segue as seguintes observações:
II) Disponibilidade de 2 (duas) horas para realizar a triagem em saúde mental no dia da ação.