O artigo científico foi fruto do trabalho de conclusão de curso
23/6/2023
Compartilhe
Estudantes do curso de Medicina publicaram artigo científico na segunda edição da Revista Amazônia: Science & Health. O artigo intitulado “Tendência de incapacidades físicas da hanseníase por faixa etária em uma capital hiperendêmica da região amazônica, 2001-2020" foi resultado do trabalho de conclusão de curso realizado pelos acadêmicos, com orientação da Prof.ª Drª Lorena Dias Monteiro.
O estudo evidenciou um problema sério e persistente relacionado à hanseníase em Palmas - TO, devido à alta prevalência oculta da doença, ou seja, casos sem diagnóstico. De acordo com o artigo, há um aumento significativo de casos com grau (1) de incapacidade (perda de sensibilidade em olhos, mãos e/ou pés) em crianças e nos coeficientes de detecção com grau 1 e 2 de incapacidade na faixa etária de 40 a 59 anos. A estabilidade dos coeficientes de detecção de casos com grau 2 (deformidades físicas) em idosos também indica a persistência da prevalência oculta. O diagnóstico tardio, a falta de conhecimento sobre a doença e a transmissão contínua no ambiente domiciliar e comunitário são fatores que contribuem para esse cenário preocupante. É necessário adotar medidas como a avaliação de contatos e investimentos em capacitação profissional e agilidade diagnóstica para controlar a hanseníase e melhorar o diagnóstico precoce, especialmente em áreas com alta endemicidade.
De acordo com a professora Lorena, “é importante que os serviços de saúde na atenção primária sejam rápidos no diagnóstico da hanseníase em áreas onde a doença é mais comum. Isso ajudará a reduzir a quantidade de pessoas com hanseníase que não são diagnosticadas, mas que ainda podem transmitir a doença. Investir em treinamento e agilidade no diagnóstico pode ser uma maneira eficaz de controlar a hanseníase nessas áreas”, finalizou.
O trabalho teve autoria de: Barbara Morais de Melo Oliveira, Eduardo José da Silva Filho, Ana Clara Santos Moura, Beatrice Murad Felix Benvenuto, Thayza Miranda Pereira, Lorena Dias Monteiro.
Sobre a Revista
A revista Amazônia Science & Health é um periódico da Universidade de Gurupi (Unirg), com publicação trimestral destinada à publicação de trabalhos científicos e intervenções relacionados às áreas de Ciências Médicas e da Saúde. O acesso às publicações é totalmente gratuito e as submissões e estão disponíveis em: http://ojs.unirg.edu.br/index.php/2/