Artigo evidencia a importância do papel dos agentes comunitários
27/4/2023
Compartilhe
A Professora do ITPAC Palmas, Drª Lorena Dias Monteiro, juntamente com as acadêmicas, Stefane Oliveira Batista, Ana Clara Marinho Santos, Lucas de Lima Ribeiro, Fernanda Láuria Chaves Bandeira, e a Enfermeira, Allana Lima Moreira Rodrigues, publicaram o artigo intitulado “Estigma da hanseníase por agentes comunitários de saúde: fatores associados” na Revista Hansenologia Internationalis da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no dia 25 de março de 2023.
O artigo teve como objetivo identificar os fatores associados ao estigma da hanseníase, manifestado na orientação quanto à separação de objetos no convívio familiar pelos agentes comunitários de saúde de Palmas -TO. Tendo em vista que pessoas acometidas pela hanseníase ainda são estigmatizadas por profissionais de saúde, amigos e vizinhos.
De acordo com a Prof.ª Lorena Dias Monteiro, a hanseníase tem sido historicamente estigmatizada e discriminada, o que pode levar a um atraso no diagnóstico e tratamento, bem como à negligência dos pacientes. Para ela, “ao abordar o tema em um trabalho, os estudantes podem ajudar a aumentar a conscientização sobre a doença e seus efeitos no indivíduo e na sociedade como um todo.”
O artigo foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, dos acadêmicos do curso de medicina do ITPAC Palmas, onde puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a hanseníase, desde a epidemiologia até o diagnóstico e tratamento, bem como a abordagem multidisciplinar para o cuidado dos pacientes.