Parceria com Univerisade de Drexel, nos EUA
5/12/2023
Compartilhe
A Afya Faculdade de Ciências Médicas - Afya Palmas participo do evento para o avanço das pesquisas na área da saúde. Em uma colaboração estratégica entre várias faculdades, autarquias e o A.J. Drexel Autism Institute, nos Estados Unidos, consolidaram a criação do Centro Brasil Estados Unidos de Pesquisas, no dia quinta-feira (30).
A iniciativa foi realizada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Instituto de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Regional do Centro Norte Brasileiro (Ipex-Regional), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (Gespol), Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital (PPGTGD), com apoio de várias instituições, sendo elas a Afya Faculdade de Ciências Médicas, o Instituto de Autismo da Universidade de Drexel, Universidade Estadual de Ohio - Estados Unidos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins (Fapt).
O ponto alto do evento foi a assinatura do protocolo de intenções, consolidando a criação do Centro Brasil Estados Unidos de Pesquisas em Autismo. A Dra. Lindsay Shea, pesquisadora do Centro de Políticas e Análises da Universidade Drexel, apresentou uma palestra sobre "Oportunidades de Pesquisa entre Instituições Brasileiras e Norte-Americanas na Área da Saúde".
Profª Maria Tereza Ribas Sabará, Coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXII), participou do evento representando a instituição. A formalização do compromisso foi seguida pela captura do momento, destacando a relevância dessa parceria internacional para as pesquisas em autismo.
O evento, que contou com a presença de acadêmicos, pesquisadores, técnicos-administrativos e representantes de instituições parceiras, foi marcado por um clima de colaboração promissora no cenário acadêmico e de pesquisa. Após a formalização, o evento proporcionou um espaço para perguntas e discussões, estimulando a troca de ideias entre as instituições presentes.