Reconhecimentodestaca ações de extensão, sustentabilidade e compromisso social desenvolvidasao longo do ano
3/12/2025
Compartilhe

Afya Palmas conquista o Selo Instituição SocialmenteResponsável 2025/2026
Reconhecimentodestaca ações de extensão, sustentabilidade e compromisso social desenvolvidasao longo do ano
A Afya Faculdade de CiênciasMédicas de Palmas recebeu o Selo Instituição Socialmente Responsável,concedido pela ABMES, pela participação na 21ª Campanha Nacional daResponsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A certificação é válidaaté outubro de 2026 e reconhece o conjunto de ações sociais, educativas eassistenciais promovidas pela Instituição ao longo do último ciclo.
O selo é resultado direto daatuação integrada da Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão,Inovação e Internacionalização e do Comitê de Sustentabilidade, quedesenvolvem ações alinhadas à Política Institucional de Sustentabilidade e aosprincípios da responsabilidade social no ensino superior. Juntas, as equipesconsolidaram práticas que fortalecem a relação da IES com o território eampliam o acesso à saúde, informação e cidadania para diferentes comunidades doTocantins.
De acordo com a coordenadora daCOPPEXII e presidente do Comitê de Sustentabilidade, Profa. Maria Tereza RibasSabará, a conquista reflete o compromisso ético e formativo da Instituição: “Esseselo mostra que nossa responsabilidade social faz parte do nosso dia a dia. Elereforça que somos uma instituição de ensino que atua de forma presente noterritório, com ações que unem ciência, compromisso e ética. Para nós, é oreconhecimento de um trabalho coletivo, construído com estudantes, professorese parceiros, e que fortalece uma formação capaz de gerar impacto real na vidadas pessoas.”
Entre as iniciativas de destaqueno ciclo 2024/2025 estão a Gincana Solidária da Expedição Somar, que arrecadoumedicamentos e kits de higiene; os atendimentos à comunidade quilombola de SãoFélix do Tocantins; a Campanha de Saúde do Trabalhador, em parceria com aSEDUC; atividades de atenção à saúde na zona rural de Piabanha; campanhas dedoação de sangue e cadastro de medula em parceria com o Hemocentro; Campanhasde arrecadação de alimentos pela Atlética Fanática e Atlética Mordaz; e aedição do Projeto Viva + Saúde, que integrou atendimentos médicos eodontológicos, educação em saúde e orientação jurídica.
As ações envolveram estudantes,docentes e técnicos em atividades que reforçam a função social da extensãouniversitária e aproximam a formação acadêmica das realidades e necessidades doterritório, promovendo cuidado humanizado, equidade em saúde e impactocomunitário.