Notícias
COPPEXII

Afya Palmas Participa de Ação de Cidadania e Saúde em Aldeia Indígena

Compartilhe

A Afya Faculdade de Ciências Médicas - Afya Palmas participou, nos dias 05 e 06 de abril na Aldeia Nova Mrãiwahâ Xerente, em Tocantínia - TO, da Caravana Todas Fortes por Elas. O evento organizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), teve a iniciativa de proporcionar apoio e serviços essenciais aos indígenas da região.

Ao longo desses dois dias, uma variedade de serviços foi oferecida, incluindo: 107 emissões de documentos, 276 cortes de cabelo, 60 atendimentos odontológicos, 30 consultas clínicas, 30 exames de papanicolau, 65 consultas oftalmológicas e a entrega de 250 kits de higiene bucal, com apoio de todos os parceiros.

Os estudantes da Afya Palmas, do curso de Medicina e Odontologia, levaram educação em saúde, com rastreio de condições sistêmicas, voltadas à saúde médica, como hipertensão arterial, diabetes e desnutrição infantil, e o rastreio de condições orais, voltadas à saúde bucal.

O cacique Leomar Wainne Xerente, líder da Aldeia Nova, enfatizou a importância da ação e a necessidade de estendê-la a outros povos. “Essas ações facilitam muito para o nosso povo, pois trazem os serviços de saúde diretamente para a aldeia. A união dos parceiros é fundamental para levar esses serviços às pessoas que mais precisam, seja atendimento médico, odontológico ou outros. Portanto, foi uma iniciativa muito importante e precisa ocorrer mais vezes aqui e em outras aldeias que também necessitam receber esses cuidados”, ressaltou.

O evento contou com a colaboração de diversas secretarias do Governo do Estado, municípios e movimentos sociais. Além da Afya Palmas, os parceiros envolvidos são a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Sest Senat, Unitins, Dsei, Funai, Instituto da Visão de Palmas, Condisi, Secretaria Municipal de Saúde de Tocantínia, Hospital de Amor (Palmas/TO) e Prefeitura de Tocantínia.

Com informações: Ascom SecMulher