A FAHESA ITPAC Palmas informa que a partir de hoje, dia 08/04/2019 passa a vigorar o capítulo XIII do regulamento da sua Biblioteca acadêmica.
O Capítulo citado trata das multas por atraso na devolução de livros. Leia abaixo um resumo das regras do regulamento da Biblioteca
Geral:
- Para acesso à biblioteca devem ser deixados no guarda-volumes bolsas, mochilas, pastas, fichários, sacolas, envelopes e similares. A IES não se responsabiliza por materiais pessoais extraviados. Em caso de perda ou extravio de chave do guarda-volumes, o usuário terá um prazo de 24 (vinte e quatro) horas para reposição.
- O guarda-volumes é para ser utilizado enquanto o aluno estiver na biblioteca.
- O usuário não poderá portar alimentos no recinto da Biblioteca.
- Os livros que estão locados com o usuário deverão ser apresentados na saída para conferência.
- A Biblioteca não se responsabiliza por objetos pessoais e equipamentos deixados sobre as mesas e dentro dos guarda-volumes.
- É dever do usuário manter o silêncio e a ordem no recinto da Biblioteca. Obedecer às normas de empréstimo.
Consulta:
- O usuário tem livre acesso às estantes.
- Todo material consultado deverá ser deixado sobre as mesas.
- A comunidade externa pode utilizar as dependências da Biblioteca para estudo, não sendo permitido locar qualquer item.
Empréstimo e Devoluções:
- Restrito a alunos, professores e funcionários da Instituição.
- A identidade estudantil (CARTEIRINHA DA BIBLIOTECA) é de uso pessoal e intransferível, devendo ser apresentada no ato de cada empréstimo e renovação local.
- Não é permitido o empréstimo de mais de um exemplar com o mesmo título.
- Será efetuado novo empréstimo / renovação caso o aluno não tenha multa por atraso.
- O e-mail é uma forma de lembrá-lo da data de devolução do material, que é uma responsabilidade sua. Portanto, o não envio da mensagem, independentemente do motivo, não o isentará da multa.
- As devoluções serão efetuadas somente no Balcão de Empréstimos da Biblioteca.
- O usuário é responsável pelo material até que o processo de devolução esteja devidamente concluído pelo colaborador do setor.
- Após a devolução, o usuário deverá verificar seu e-mail e identificar se o comprovante de devolução consta em sua caixa de entrada.
Prazos e Quantidades:
- Graduação e Funcionários – 3 (três) livros por um período de quatro dias úteis.
- Professores: 5 (cinco) livros por um período de 15 dias.
Reservas:
O usuário tem direito a reservar três (3) títulos, e terá o prazo de 24 horas, após a liberação, para retirar a obra reservada. Não será permitido fazer reservas estando o livro disponível na estante.
Renovação:
- A renovação só será feita caso não tenha reserva e multa por atraso.
- Poderá ser feito por até 3 vezes via web ou na biblioteca com apresentação da carteirinha da biblioteca. Após a 3ª renovação o usuário deve apresentar todos os materiais emprestados para realização de um novo empréstimo. Sugerimos renovar 01 (um) dia antes da data de devolução.
Multa por atraso:
- Será cobrada uma multa por dia de atraso para cada livro. Incluindo sábado, domingo e feriados, para efeito de pagamento de multa.
- Obras sem reserva: Multa no valor de R$4,00 (quatro Reais) por cada dia de atraso e por cada material emprestado;
- Obras com reserva: Multa no valor de R$8,00 (oito Reais) por cada dia de atraso e por cada material emprestado;
- Obras de consulta local (tarja vermelha) que estão no empréstimo Over Night ou saíram de empréstimo para reprografia, após o prazo de devolução estabelecido no Balcão de Empréstimo, acarretará em multa no valor de R$4,00 (quatro Reais), por cada hora de atraso.
* Em caso de perda ou dano do material, em poder do usuário, este deverá repor novo material ao acervo da Biblioteca, e estará sujeito a pagar multa diária, desde a data do vencimento até a reposição. Nesse período estará o usuário impossibilitado de locar qualquer material na Biblioteca.
* Os usuários poderão consultar Regulamento da Biblioteca na íntegra, disponível na página biblioteca no site do ITPAC Palmas e na versão impressa disponível na biblioteca.
A mudança das regras de cobrança ocorreu devido às queixas ao grande período que os usuários que entregavam atrasados ficavam sem poder utilizar o serviço de circulação da biblioteca. Agora após a devolução e se o usuário estiver com multa o mesmo poderá utilizar o serviço de circulação de materiais após o pagamento da multa.
Leia aqui o Regulamento da Biblioteca Completo