2/6/2023
Compartilhe
Todos os alunos do 1.º ao 8.º período do Curso de Medicina e do 1.º ao 10.º período do Curso de Odontologia estão aptos para realizar a Avaliação Integradora no corrente semestre letivo de 2023.1.
O que é Avaliação Integradora?
Avaliação Integradora é uma avaliação cognitiva e institucional que avalia individualmente se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, e como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e específicas, importantes para o desenvolvimento final do profissional.
Esse teste situa o estudante em seu processo evolutivo de ensino-aprendizado e permite à instituição realizar o diagnóstico de suas deficiências ao longo da estrutura curricular. Ele pode ser utilizado pelos colegiados competentes para avaliação de alterações curriculares e avaliações específicas de disciplinas. O conteúdo do teste não está ligado a nenhum modelo de curso específico, portanto, ele avalia os objetivos finais do currículo como um todo. O conteúdo de todos os tópicos do curso vai sendo continuadamente revisado, pois, não se entende essa metodologia sem uma devolutiva consistente (feedback), na qual seja possível corrigir as falhas apresentadas durante o processo formativo. Os estudantes são incentivados a adotar um estilo de aprendizado longitudinal autodirigido e entendem que até o final de sua formação os conhecimentos elaborados deverão estar consolidados para o bom exercício da profissão.
Quem pode e deve realizá-lo?
A Avaliação Integradora deverá ser aplicada semestralmente aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação (do primeiro ano até o último período).
Quando será aplicado a Avaliação Integradora?
Qual a estrutura da Avaliação Integradora?
A prova será composta por questões de múltipla escolha, elaboradas com base na teoria e prática, visando problemas que exijam aplicação de princípios ou soluções que requeiram um processo mental complexo (raciocínio e reflexão). As perguntas abrangem todas as áreas de amplo domínio do conhecimento das disciplinas ofertadas por cada curso.
Qual é o objetivo básico da Avaliação Integradora?
A Avaliação Integradora tem por objetivo básico avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o decorrer do curso, assim como aspectos do próprio curso de graduação.
Para que servem os resultados da Avaliação Integradora?
A análise dos resultados da Avaliação Integradora permite que se faça uma avaliação, em conjunto com outras ferramentas avaliativas, da relação entre conteúdo programático e a estrutura curricular dos cursos de graduação e também do grau de desenvolvimento dos estudantes ao longo do curso.
Por que devo participar da Avaliação Integradora?
Existem várias razões para sua participação ativa, entre elas podemos destacar:
A realização sequencial da Avaliação Integradora permite que o estudante verifique a evolução de seu desempenho cognitivo nas diferentes áreas e fases do curso, é uma avaliação chamada formativa que possibilita a identificação de potenciais dificuldades e incentiva a busca de correção.
A avaliação dos resultados permite que a Coordenação de Graduação e os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos avaliem, em associação com outras ferramentas, as áreas em que os estudantes estão apresentando maiores dificuldades, na busca de correção e aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem de forma global e por áreas específicas.
A análise dos resultados da Avaliação Integradora permite que sejam tomadas decisões e que se implementem ações na busca de melhorias contínuas tanto em nível do estudante, individualmente, como em nível do curso de graduação, de uma forma mais global.
Uma outra vantagem da realização da Avaliação Integradora é permitir treinamento na realização de avaliações, com vistas à realização futura de processos seletivos como concursos, mestrados, residência e etc.
Adicionalmente, o processamento e a análise dos resultados obtidos permitirão que a Coordenação de Curso e os membros do NDE dos cursos construam curvas de desempenho cognitivo que auxiliarão na identificação das fragilidades e potencialidades dos estudantes nas diversas áreas de conhecimento e nas diferentes fases do curso. Estas informações em adição a outras advindas de variadas ferramentas avaliativas possibilitarão, em seu conjunto, o desencadeamento de ações com objetivo de aperfeiçoar a matriz curricular, o currículo, as estratégias de ensino-aprendizagem e os métodos pedagógicos adotados.
Em caso de dúvidas sobre a Avaliação Integradora, a quem devo recorrer?
Dúvidas relativas a Avaliação Integradora deve ser direcionada à Coordenação de Curso.
Consulte abaixo informações importantes sobre o dia, o horário e o ensalamento para realização da Avaliação Integradora:
Ensalamento do 1º ao 8º Período de Medicina
Manual de Avaliações Nacionais
ATENÇÃO AOS ALUNOS IRREGULARES - Manual das Avaliações Nacionais - p. 20-21: "Dispensa de módulos: O discente que apresentar dispensa de um ou mais módulos daquele período que está cursando não responderá às questões específicas daquele módulo e período dispensado na integradora. Porém, responderá às integradas do(s) módulo(s) dispensado(s) com outros módulos que está cursando no respectivo período. Módulos irregulares: Se o discente estiver cursando módulo(s) fora de seu período acadêmico atual, na integradora referente ao período irregular constarão as questões específicas e integradas apenas do módulo referente ao período irregular que está cursando".