Os estudantes realizaram triagem e auxiliaram os profissionais
20/6/2023
Compartilhe
Acadêmicos do ITPAC Palmas, participantes de ligas acadêmicas, participaram da ação na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, no setor Taquari, no dia 17 de junho, durante o dia D do projeto “Mutirão da Saúde: Cuidando da Comunidade” para os moradores do setor. O evento aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), com intuito de promover saúde e dar mais assistência à população.
Antes da ação, foi realizado, no dia 14 de junho, um curso de capacitação para os ligantes inscritos no projeto, o Conjugaligas. A capacitação foi guiada pela psicóloga e estudante de Medicina, Leny Carrasco, para amparar e orientar os estudantes no dia do evento.
Para o presidente da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFC), Gabriel Lopes, “O momento foi enriquecedor para a network, proporcionando parcerias para outras ações, além de aprender com diversos profissionais da área da saúde”.
Participaram da ação, representantes das ligas: Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFC), Liga Acadêmica do Coração (LACO), Liga Acadêmica de Voluntariado em Saúde (LAVS), e Liga Acadêmica de Desenvolvimento Infantil (LADIN).
Sobre a ação
O mutirão, organizado pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), aconteceu na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, no dia 17 de junho, das 8h às 17h, com o intuito de promover saúde e dar mais assistência à população.
Entre as atividades ofertadas, estão: consultas médicas, prescrição de medicamentos, atualização de caderneta de vacina, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), solicitação e avaliação para vasectomia, laqueadura e inserção de DIU, entre outros. O dia D contou com mais de 100 profissionais da Semus e residentes de Medicina de Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) e teve também parceria do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC Palmas e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).