Oficina reforça papel do médico em formação e inaugura série de encontros reflexivos
Com foco no fortalecimento da jornada acadêmica e do compromisso com a Medicina, a primeira oficina “O Papel do Médico em Formação” marcou o início de um ciclo de atividades que abordarão temas essenciais à formação médica. A iniciativa propõe uma abordagem dinâmica e reflexiva, buscando aproximar os alunos do propósito e das responsabilidades da profissão.
22/5/2025
Compartilhe
A oficina “O Papel do Médico em Formação” foi realizada com o objetivo de promover maior conexão dos estudantes com o curso de Medicina e com os valores fundamentais que permeiam a prática médica. Utilizando metodologias ativas como rodas de conversa e atividades em grupo, o encontro estimulou a reflexão coletiva e individual sobre o papel do médico na sociedade.
A atividade foi conduzida pelo Núcleo de Educação e Desenvolvimento (NED), em parceria com a equipe da Coordenação do Curso de Medicina, que juntos lideraram a construção metodológica e a execução do encontro. O NED foi um parceiro essencial para o sucesso da oficina, contribuindo de forma significativa com sua expertise em metodologias ativas e educação humanizada.
Mais do que um evento pontual, a oficina inaugura uma série de encontros que acontecerão ao longo dos próximos meses. A programação contemplará temas como responsabilidade profissional, ética médica, autoconhecimento, vulnerabilidades no exercício da Medicina, propósito pessoal e gratidão — aspectos considerados essenciais para uma formação integral.
“Acreditamos que a construção da identidade médica começa desde o início da graduação. Essas oficinas são espaços valiosos para o estudante reconhecer seus valores, desafios e potencial enquanto futuro profissional da saúde”, destacou um dos coordenadores da atividade.
A participação ativa dos alunos e o apoio dos docentes, do NED e demais envolvidos são fundamentais para o sucesso da proposta. A comunidade acadêmica é convidada a se engajar nesses momentos de escuta, partilha e crescimento conjunto.