Teste de Progresso 2021 Curso de Medicina
1/9/2021
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A coordenação do curso de Medicina do ITPAC Palmas, convoca todos os acadêmicos do 2º ao 9º período do curso para realizar a inscrição no Teste de Progresso (ABEM-CO).
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 15 de setembro de 2021 através do link: https://tpi-co.msh.eti.br/front/login.
Caso tenham dificuldades para recuperar e/ou cadastrar sua senha, você deverá clicar no botão vermelho “senha” para recuperação/criação via CPF. (A recuperação ou criação da nova senha será encaminhada para o e-mail cadastrado junto no sistema do ITPAC Palmas).
Caso não receba a recuperação da senha, ou a nova senha, você deverá dirigir-se à coordenação da instituição e procurar Mariana ou a Fabrícia para que confiram ou ajustem seu e-mail no cadastro do ITPAC Palmas para permitir seu acesso.
Atenção: Todos os acadêmicos do 2º ao 9º período do curso de medicina do ITPAC Palmas devem se inscrever e realizar o Teste de Progresso (ABAM-CO). Aos internos de outras localidades será feita uma logística especial para aplicação
O Teste do Progresso (TP) é uma avaliação cognitiva sem caráter de seleção ou classificação, constituído de uma prova institucional que avalia individualmente se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, e como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas, importantes para o aproveitamento do internato e o desenvolvimento final do profissional.
O TP é anualmente aplicado aos estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em Medicina (do primeiro ano até o sexto ano). Todos os estudantes foram pré-inscritos para realizar o TP, entretanto todos devem confirmar a inscrição até 15 de setembro. A prova deve ser aplicada a todos os estudantes do primeiro ao sexto ano ao mesmo tempo, na mesma hora e com as mesmas regras.
O TP ocorrerá no dia 27 de outubro de 2021 às 14:00 horas e será realizado na IES, em salas a serem amplamente divulgadas, e alguns locais de estágio definido pela Coordenação de Internato. assim como em todas as Escolas Médicas participantes do Consórcio. Este Teste de Progresso é organizado por um Consórcio de Escolas Médicas Públicas e Privadas do Centro-Oeste, com apoio da Associação Brasileira de Ensino Médico - ABEM.
A prova deve constar de cerca de 100 questões de múltipla escolha, elaboradas com base na prática clínica, visando a problemas que exijam aplicação de princípios ou soluções que requeiram um processo mental complexo (raciocínio e reflexão). As perguntas abrangem todas as áreas de amplo domínio do conhecimento: ciências básicas, ciências clínicas (Saúde Coletiva, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Cirurgia) e ciências do comportamento/comunicação (Ética Médica e Humanidades).
O TP tem por objetivo básico avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o decorrer do curso assim como aspectos do próprio curso de graduação.
A análise dos resultados do TP permite que se faça uma avaliação, em conjunto com outras ferramentas avaliativas, da relação entre conteúdo programático e a estrutura curricular do curso de graduação em Medicina e também do grau de desenvolvimento dos estudantes ao longo do curso.
Existem várias razões para sua participação ativa, entre elas podemos destacar:
- A realização sequencial do TP permite que o estudante verifique a evolução de seu desempenho cognitivo nas diferentes áreas e fases do curso, é uma avaliação chamada formativa que possibilita a identificação de potenciais dificuldades e incentiva a busca de correção.
- A avaliação dos resultados permite que a Coordenação de Graduação e os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso avaliem, em associação com outras ferramentas, as áreas em que os estudantes estão apresentando maiores dificuldades, na busca de correção e aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem de forma global e por áreas específicas.
- A análise dos resultados do TP permite que sejam tomadas decisões e que se implementem ações na busca de melhorias contínuas tanto em nível do estudante, individualmente, como em nível do curso de graduação, de uma forma mais global.
- Uma outra vantagem da realização do TP é permitir treinamento na realização de avaliações, com vistas à realização futura de processos seletivos e avaliativos (como a avaliação seriada bianual proposta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina - 2014) dos quais os estudantes participarão, como por exemplo, dos processos seletivos para programas de Residência Médica.
- Adicionalmente, o processamento e a análise dos resultados obtidos permitirá que a Coordenação de Graduação e os membros do NDE do curso de Medicina construam curvas de desempenho cognitivo que auxiliarão na identificação das fragilidades e potencialidades dos estudantes nas diversas áreas de conhecimento e nas diferentes fases do curso. Estas informações em adição a outras advindas de variadas ferramentas avaliativas possibilitarão, em seu conjunto, o desencadeamento de ações com objetivo de aperfeiçoar a matriz curricular, o currículo, as estratégias de ensino-aprendizagem e os métodos pedagógicos adotados.
- Além disso, importantes Hospitais de Ensino do país têm considerado a participação em Testes de Progresso como parte de atividades que recebem pontuação na análise do curriculum vitae dos candidatos à admissão em programas de Residência Médica.