Notícias
Medicina

Teste de Progresso Institucional de Medicina 2025/1

Compartilhe

A coordenação do curso de medicina, comunica as orientações e o ensalamento para o Teste de Progresso Institucional (TPI) do 1º semestre de 2025, que será realizado dia 24 de março de 2025 das 14h às 18h30.

ENSALAMENTO

Clique aqui e confira o ensalamento

ORIENTAÇÕES

Conceito do Teste

O Teste de Progresso foi inicialmente desenvolvido no início dos anos 1970, na Universidade de Missouri-Kansas City School of Medicine e na Universidade de Limburg, na Holanda. Este teste tem por finalidade avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o curso e o próprio curso, permitindo uma análise da relação entre conteúdo e estrutura curricular da graduação e o desenvolvimento dos estudantes. Ao estudante, dá a oportunidade de verificar a evolução de seu desempenho cognitivo nas diversas áreas do curso, servindo como avaliação formativa e identificando problemas potenciais. Desta forma, possibilita implementar ações para a melhoria contínua do estudante e do curso.

Outra utilidade do Teste de Progresso é servir como treinamento para os estudantes, com vistas aos processos seletivos dos quais participarão no decorrer de sua vida profissional, tais como os concursos e prova para a residência médica, por exemplo.

O Teste de Progresso tem sido utilizado pelas escolas que implantaram mudanças curriculares, com currículos baseados/orientados na comunidade, aprendizagem baseada em problemas e currículos orientados por competências, entre outros, além de alguns programas de pós-graduação ou disciplinas isoladas.

Objetivos do TPI

- Acompanhar o seu desempenho acadêmico, sendo um bom indicador de autoavaliação durante a realização de seu curso.

- Avaliar e dimensionar o seu ganho de conhecimento cognitivo.

- Verificar a evolução de seu desempenho cognitivo nas diversas áreas do curso.

- Servir como avaliação formativa.

- Identificar problemas potenciais.

O que o teste avalia?

Esse teste avalia os conhecimentos adquiridos durante a formação do estudante no curso, e as áreas avaliadas serão pontuadas de acordo com o período e as habilidades desenvolvidas naquela área em relação ao período que se está cursando.

Cálculo da nota final

A régua de pontuação de cada Teste de Progresso Institucional (TPI) foi criada baseando-se no aproveitamento dos alunos em cada período nas edições anteriores dessa mesma avaliação, o que levou à definição de uma meta de aproveitamento a ser alcançada pelo aluno em cada um dos períodos que compõe o curso.

O aluno que obtiver aproveitamento igual ou superior à média da meta definida para o período em que ele está matriculado será contemplado com 100% da nota, ou seja, nota 10 – Exemplo: O percentual da meta em relação ao 4º período é de 34,5% de aproveitamento do TPI, caso o aluno obtenha um aproveitamento de 34,5% ou superior a nota dele será de 10 pontos.

Para o aluno que não atingiu o percentual de meta para o período em que está matriculado, o cálculo é realizado da seguinte forma: a nota do aluno será baseada no percentual da meta que ele atingiu – Exemplo: A meta de aproveitamento para o 7º período é de 42%, se o aluno não atingir essa meta a nota será calculada levando-se em consideração o percentual que ele alcançou dessa meta. Um aluno desse mesmo período que obtiver um aproveitamento de 35% terá 83,33% de atingimento da meta e receberá nota 8,3, ou seja, ele obtém 83,33% da nota total da prova. A nota final sempre será arredondada considerando 1 casa decimal.

Abaixo veremos a meta de aproveitamento por período baseando-se pelo histórico de testes do curso de medicina

💡 Como a sua nota será baseada nos cálculos acima, por favor, desconsidere a pontuação amostrada no caderno de questões, pois esta informação é um padrão do sistema.

Exemplo:

💡 PROVAS SUBSTITUTIVAS: Cada curso enviará para os alunos as instruções sobre as provas substitutivas.

Composição do TPI

MEDICINA:

Número de questões: 120 de múltipla escolha

Tempo de prova: 4h30min

Áreas do conhecimento: Ciências Básicas, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva/Medicina de Família e Comunidade - MFC.

Horários dos TPI (Horários de Brasília)

A avaliação para o curso de Medicina acontecerá no dia 24 de março, das 14h às 18h30.

💡 LEMBRE-SE: O Teste de Progresso Institucional é PRESENCIAL!

No dia da prova:

Confira se seu caderno de prova contém todas as páginas e o número de questões correto (em número). Em caso negativo, peça outro caderno de prova ao aplicador.

Confira o seu nome no cartão-resposta.

Utilize somente caneta esferográfica azul escuro ou preta e não rasure o cartão-resposta.

Quando não souber a resposta, assinale a alternativa que considere mais provável.

Não deixe questões em branco ou assinale mais de uma alternativa, isso implica anulação da questão.

Transponha suas respostas às questões do teste para seu cartão-resposta com atenção, conferindo o número da questão a que você respondeu e a alternativa (A, B, C, D ou E) assinalada para, em seguida, preencher o campo correspondente no cartão-resposta. Preencha todo o círculo, sem ultrapassá-lo.

É proibido qualquer tipo de comunicação durante a prova, bem como o uso de aparelhos eletrônicos.

O tempo de prova é de 4 horas e 30 minutos para a Medicina, sendo previstos os 30 minutos do tempo de prova, para o preenchimento do cartão-resposta.

NÃO será permitido deixar o local de prova antes de transcorridas 2 horas para a Medicina.

Na saída, este caderno de prova deverá ser entregue juntamente com o cartão-resposta ao aplicador da avaliação.

O caderno de prova NÃO SERÁ disponibilizado para que os alunos levem consigo após a aplicação.

Você poderá levar APENAS o cartão-conferência para checar suas respostas posteriormente. Por isso, você receberá dois cartões-resposta: um para entregar ao aplicador e outro para levar para casa.

Não se esqueça de assinar o cartão-resposta.

Caso algum aluno seja visto colando, sua prova será confiscada e sua nota zerada.

DICAS IMPORTANTES

Agradecemos imenso cuidado com os líquidos nos ambientes de circulação, especialmente nas salas de provas, a fim de evitarmos incidentes, inclusive, com o seu caderno de questões. Especial, atenção ao cafezinho, que sabemos ser, para muitos, um parceiro para todas as horas. Deste modo, particularmente para o café, esclarecemos que a entrada do mesmo, nos recintos das salas de aplicação de provas, não se encontra permitida. É permitida a entrada com garrafas de água e alimentos leves.

Solicitamos a todos que cheguem com trinta minutos de antecedência, ou seja, às 13h30 e se direcionem para as respectivas salas, evitando assim que o fluxo nos corredores seja impactado.

Além disso, no intuito de garantir uma realização tranquila da prova. Recomendamos o uso de meios de transportes alternativos ou a organização de caronas para evitar transtornos e a superlotação do estacionamento da Instituição. Sua colaboração é fundamental para assegurar um ambiente propício para todos os estudantes.

IMPORTANTE LEMBRAR: Neste dia não haverá aula para os acadêmicos do Curso de Medicina do 1º ao 8º período, aos acadêmicos do internato estes serão liberados às 10h de suas atividades."

Recursos - TPI MEDICINA

A interposição de recursos do TPI mudou! Agora, esse processo será realizado exclusivamente pelo Fluxo de Contestação na plataforma Qstione. Para outras provas, o procedimento seguirá via formulário.

Como funciona?

Cada aluno receberá uma chave de contestação no e-mail cadastrado no RM, que dará acesso ao sistema para envio dos recursos.

O gabarito preliminar será disponibilizado em até 3 horas após a prova,

📌Prazos para interposição de recursos pelos alunos:

Início: 28/03 – 19h

Final: 01/04 – 19h

Confira o tutorial completo e aprenda o passo a passo para contestar o gabarito de uma questão da prova:

https://app.tango.us/app/workflow/Como-o-aluno-realiza-a-contesta--o-de-gabarito-9217421ec8e84266aa330e90c8c6d47b

Dúvidas?

Caso precise de suporte, entre em contato com a coordenação do seu curso com antecedência para não perder o prazo.

📍 Não deixe para a última hora!