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Medicina

Teste de Progresso Regional Centro-Oeste da ABEM

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Estão abertas as inscrições para o Teste de progresso Centro-Oeste da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) que acontecerá de forma on-line no dia 27 de setembro de 2023.

As inscrições estarão abertas até o dia 25 de agosto de 2023.

PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO, CLIQUE AQUI

Acesse o edital aqui

Atenção: Todos os acadêmicos do curso de medicina da Afya Palmas devem se inscrever e realizar o Teste de Progresso (ABEM-CO). Aos internos de outras localidades será feita uma logística especial para aplicação

Importante: Caso tenham dificuldades para recuperar e/ou cadastrar sua senha, você deverá clicar no botão vermelho “senha” para recuperação/criação via CPF. (A recuperação ou criação da nova senha será encaminhada para o e-mail cadastrado junto no sistema da Afya Palmas).

Caso não receba a recuperação da senha, ou a nova senha, você deverá dirigir-se à coordenação do curso para que confira ou ajuste seu e-mail no cadastro na Instituição para permitir seu acesso.

Entenda o TP
O Teste de Progresso é uma avaliação cognitiva que verifica se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, e como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas, importantes para o desempenho esperado no internato e alcance do perfil profissional estabelecido para os graduandos dos cursos médicos.

1) O que é o Teste de Progresso?

O Teste do Progresso (TP) é uma avaliação cognitiva sem caráter de seleção ou classificação, constituído de uma prova institucional que avalia individualmente se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, e como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas, importantes para o aproveitamento do internato e o desenvolvimento final do profissional.

2) Quem pode e deve realizá-lo?

O TP é anualmente aplicado aos estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em Medicina (do primeiro ano até o sexto ano). Todos os estudantes foram pré-inscritos para realizar o TP, entretanto todos devem confirmar a inscrição até 25 de agosto. A prova deve ser aplicada a todos os estudantes do primeiro ao sexto ano ao mesmo tempo, na mesma hora e com as mesmas regras.

3) Quando será aplicado o Teste de Progresso?

O TP ocorrerá no dia 27 de setembro e será realizado na Instituição, em salas a serem amplamente divulgadas, e alguns locais de estágio definido pela Coordenação de Internato. Assim como em todas as Escolas Médicas participantes do Consórcio. Este Teste de Progresso é organizado por um Consórcio de Escolas Médicas Públicas e Privadas do Centro-Oeste, com apoio da Associação Brasileira de Ensino Médico - ABEM.

4) Qual a estrutura do Teste de Progresso?

A prova deve constar de cerca de 120 questões de múltipla escolha, elaboradas com base na prática clínica, visando a problemas que exijam aplicação de princípios ou soluções que requeiram um processo mental complexo (raciocínio e reflexão). As perguntas abrangem todas as áreas de amplo domínio do conhecimento: ciências básicas, ciências clínicas (Saúde Coletiva, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Cirurgia) e ciências do comportamento/comunicação (Ética Médica e Humanidades).

5) Qual é o objetivo básico do Teste de Progresso?

O TP tem por objetivo básico avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o decorrer do curso assim como aspectos do próprio curso de graduação.

6) Para que servem os resultados do Teste de Progresso?

A análise dos resultados do TP permite que se faça uma avaliação, em conjunto com outras ferramentas avaliativas, da relação entre conteúdo programático e a estrutura curricular do curso de graduação em Medicina e também do grau de desenvolvimento dos estudantes ao longo do curso.

7) Por que devo participar do Teste de Progresso?

Existem várias razões para sua participação ativa, entre elas podemos destacar:

  • A realização sequencial do TP permite que o estudante verifique a evolução de seu desempenho cognitivo nas diferentes áreas e fases do curso, é uma avaliação chamada formativa que possibilita a identificação de potenciais dificuldades e incentiva a busca de correção.
  • A avaliação dos resultados permite que a Coordenação de Graduação e os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso avaliem, em associação com outras ferramentas, as áreas em que os estudantes estão apresentando maiores dificuldades, na busca de correção e aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem de forma global e por áreas específicas.
  • A análise dos resultados do TP permite que sejam tomadas decisões e que se implementem ações na busca de melhorias contínuas tanto em nível do estudante, individualmente, como em nível do curso de graduação, de uma forma mais global.
  • Uma outra vantagem da realização do TP é permitir treinamento na realização de avaliações, com vistas à realização futura de processos seletivos e avaliativos (como a avaliação seriada bianual proposta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina - 2014) dos quais os estudantes participarão, como por exemplo, dos processos seletivos para programas de Residência Médica.
  • Adicionalmente, o processamento e a análise dos resultados obtidos permitirão que a Coordenação de Graduação e os membros do NDE do curso de Medicina construam curvas de desempenho cognitivo que auxiliarão na identificação das fragilidades e potencialidades dos estudantes nas diversas áreas de conhecimento e nas diferentes fases do curso. Estas informações em adição a outras advindas de variadas ferramentas avaliativas possibilitarão, em seu conjunto, o desencadeamento de ações com objetivo de aperfeiçoar a matriz curricular, o currículo, as estratégias de ensino-aprendizagem e os métodos pedagógicos adotados.
  • Além disso, importantes Hospitais de Ensino do país têm considerado a participação em Testes de Progresso como parte de atividades que recebem pontuação na análise do curriculum vitae dos candidatos à admissão em programas de Residência Médica.

Para mais informações, procure a coordenação do curso de Medicina.